Venenos

De Runarcana Wiki

Este artigo está em conformidade com a versão 0.96 do Runarcana RPG


Dada a natureza insidiosa e mortal dos venenos, estes são ilegais na maioria das sociedades, mas são uma das ferramentas prediletas entre os assassinos e outras criaturas malignas.

Os venenos podem ser criados através de processos específicos, normalmente por um Apotecário ou Alquimista, exigindo uma salvaguarda de Constituição ao serem utilizados (um alvo pode escolher falhar na salvaguarda voluntariamente ao beber a o mesmo), essa salvaguarda é definida conforme indicado abaixo:

CD de Venenos = 8 + nível do veneno + nível de Ofício de Apotecário/Alquimista utilizado para sua criação

Além disso, venenos também podem podem ser coletados e vendidos, sendo possível comprá-los.

Venenos vêm nos quatro tipos a seguir.

Contato. Veneno de contato pode ser espalhado sobre um objeto e permanece potente até que seja tocado ou lavado. Uma criatura que toque em um veneno de contato com a pele exposta sofre dos efeitos deste.

Inalação. Estes venenos são pós ou gases que têm efeito quando inalados. Soprar o pó ou liberar o gás submete criaturas em um cubo de 5 pés ao efeito deste. A nuvem resultante se dissipa imediatamente após isso. Prender a respiração é ineficaz contra venenos de inalação, pois estes afetam as membranas nasais, canais lacrimais e outras partes do corpo.

Ingestão. Uma criatura deve engolir uma dose inteira de veneno de ingestão para sofrer os efeitos deste. A dose pode ser aplicada na comida ou em um líquido. Você pode decidir que uma dose parcial tem um efeito reduzido, como permitir vantagem em uma salvaguarda ou causar apenas metade do dano em uma falha nesta.

Ferimento. Veneno de ferimento pode ser espalhado em armas, munições, componentes de armadilha e outros objetos que causem dano cortante ou perfurante e permanecem potentes até serem aplicados através de um ferimento ou serem lavados. Uma criatura que sofra dano cortante ou perfurante de um objeto revestido com o veneno, está exposta aos efeitos deste.

Coleta de Venenos

Alguns venenos e suas matérias primas podem ser obtidos através de criaturas ou plantas, porém, obter estes recursos oferece um risco àqueles que buscam coletá-los.

Cada veneno possui uma forma correta de manuseio que costuma ser conhecida apenas por indivíduos com os Ofícios de Apotecário ou Coletor: Biologista. A maioria destes processos são conhecidos por todos que possuem os Ofícios, tal qual Fórmulas Gerais, embora haja alguns que necessitam de um conhecimento avançado, sendo necessário aprender o processo equivalente ou possuir o nível de Ofício necessário para realizá-lo de forma intuitiva.

Regra Opcional

Caso deseje simplificar o processo, é possível generalizar a obtenção destes recursos, substituindo os testes específicos por testes de Destreza, onde indivíduos com os Ofícios de Apotecário ou Coletor: Biologista somam seus bônus de Ofício ao teste.

Apesar da simplicidade facilitar o jogo, é importante pontuar que isso faz com que alguns venenos de dificuldade maior percam as especificações que limitam sua obtenção.

Coletando Venenos

Ao coletar um veneno, deve ser seguido o processo correspondente, seguindo a Tabela de Coleta de Venenos. Indivíduos que não possuem o Ofício necessário e tentam realizar o teste o fazem com desvantagem. O teste deve ser realizado utilizando Ferramentas de Apotecário ou de Coletor: Biologista. Venenos de nível 2 ou superior só podem ser coletados por Apotecários.

Caso a criatura falhe no teste para obter o Veneno, ela deve fazer uma salvaguarda correspondente para resistir aos efeitos do mesmo e o veneno não pode ser obtido daquela fonte. Alguns Venenos não podem ser utilizados mesmo após a coleta, sendo necessária a aplicação de uma Fórmula do de Apotecário Refinar Veneno para utilizar tais Venenos.

O tipo e dificuldade do teste varia de acordo com a fonte do veneno, conforme indicado abaixo:

  • Armadilha: Teste de Tecnologia, CD igual à CD da Armadilha
  • Construto: Teste de Tecnologia, CD igual a 8+metade do ND do Construto+Nível do Veneno
  • Dragão: Teste de Sobrevivência ou Lidar com Animais, CD igual à CD do Veneno+bônus de proficiência do Dragão
  • Elemental: Teste de Arcanismo, CD igual a à CD do veneno
  • Feras: Teste de Lidar com Animais, CD igual a à CD do veneno
  • Planta: Teste de Natureza, CD igual a à CD do veneno
  • Vastinatas: Teste de Sobrevivência, CD igual a à CD do veneno+bônus de proficiência do Vastinata

A tabela Venenos Coletáveis apresenta alguns exemplos de venenos e como funciona seu processo de coleta, porém não contém todos os venenos do sistema.

Venenos Coletáveis
Veneno CD Teste Nível Salvaguarda Processo
Muco de Xer’Sai 18 Sobrevivência 4 Constituição 13 Este veneno deve ser coletado de um xer’sai morto ou Incapacitado.
Óleo de Aracne 15 Lidar com Animais 2 Constituição 13 Este veneno pode ser extraído de uma Cria Aracnídea morta ou Incapacitada. Este óleo precisa ser refinado antes de ser utilizado, caso contrário, o seu efeito apenas Intoxica o alvo, não deixando-o Inconsciente..
Pétala Noturna 18 Natureza 4 Constituição 13 Esse veneno pode ser extraído das flores de Pétala Noturna à meia noite, utilizando técnicas desenvolvidas e protegidas pelos Lunari. Ter a instrução de um Lunari (ou ser um Lunari) diminui a CD em um valor igual ao modificador de Sabedoria do Lunari.
Sangue de Assassino 12 Natureza 1 Constituição 10 Este veneno pode ser extraído de ervas venenosas e precisa ser Refinado para causar seu efeito completo. Sem o refinamento, o veneno causa apenas 1d8 de dano e seu efeito de Intoxicação dura apenas 1 hora.
Essência de Flor de Noctum 17 Natureza 3 Constituição 19 Este veneno deve ser cuidadosamente extraído de uma flor de Noctum, um tipo de flor raríssima encontrada nos arredores de Targon.
Veneno de Basilisco 15* Lidar com Animais ND do Basilisco Constituição 14 Este veneno deve ser extraído cuidadosamente de glândulas de veneno presentes nos basiliscos e passar por um processo de refinamento antes de ser utilizado.
Veneno de Serpente 11 Lidar com Animais 0 Constituição 11 Este veneno deve ser coletado das presas de uma ou Cria Ofídia morta ou incapacitada.
Fluido Quimiotáctico 16 Tecnologia 3 Constituição 17 Esta substância venenosa deve ser coletada cuidadosamente do ferrão de uma Quimiobelha-rainha morta ou Incapacitada. Sem refinamento, este veneno causa apenas 1d12 de dano letífero.
Essência do Sumidouro 19 Tecnologia 5 Constituição 15 Este veneno deve ser coletado diretamente do ar poluído do sumidouro de Zaun, sendo um dos venenos mais difícil de ser coletado.
Veneno de Quimioflor 20 Natureza 4 Destreza 20 Este veneno pode ser extraído das flores provenientes de Quimiobulbos, normalmente encontradas apenas nos Cultivares da baronesa Corina Veraza ou sob posse da mesma.


Itens da Tabela de Coleta de Venenos:

  • Veneno: O nome do veneno ou substância a ser coletado
  • CD: A CD do teste para obter o veneno.
  • Teste: O tipo de teste realizado para coletar o veneno. Os bônus de Ofício são somados a esse teste.
  • Nível: Nível do Veneno Coletado em caso de sucesso.
  • Salvaguarda: Salvaguarda a ser realizada em caso de falha na coleta, resultando nos efeitos do veneno em questão.
  • Processo: Como o veneno pode ser coletado, incluindo sua fonte. Alguns venenos podem necessitar que uma criatura seja morta ou Incapacitada, enquanto outros podem ter processos ainda mais específicos.

Exemplos de Venenos e Efeitos

Cada veneno afeta o coletor de forma diferente em uma falha no processo de coleta ou a criaturas expostas ao mesmo, abaixo seguem os efeitos para alguns dos venenos no sistema, incluindo os da tabela Venenos Coletáveis. Caso um veneno coletável não possua uma especificação sobre o que acontece em uma falha na salvaguarda de Constituição feita durante a coleta, os efeitos dessa falha são os mesmo de uma criatura exposta ao veneno normalmente:

  • Essência do Sumidouro (Inalação). Uma criatura que falhe na salvaguarda da coleta sofre 9 (3d6) dano venenoso e deve repetir a salvaguarda no início de cada uma das vezes dela. Em cada falha sucessiva, a criatura sofre 3 (1d6) de dano venenoso. Após três sucessos, o efeito do veneno termina. Uma vez coletado, uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 13 ou sofre os mesmos efeitos listados anteriormente.
  • Essência de Flor de Noctum. (Ingestão). Quando removido com sucesso, a Essência de Flor de Noctum pode ser consumida para garantir uma conexão com o Reino Espiritual. No entanto, em caso de falha na coleta, a essência se torna o Veneno de Flor de Noctum, fazendo com que criaturas que o ingerem façam a salvaguarda correspondente, em uma falha, a criatura recebe 15d6 de dano venenoso e 2 níveis de Exaustão ou apenas o dano venenoso em um sucesso. A Essência e o Veneno de Flor de Noctum podem ser diferenciados apenas com um teste bem sucedido de Investigação CD 19.
  • Fluido Quimiotáctico (Ferimento). Em caso de falha na coleta, a criatura sofre 3d12 de dano letífero caso falhe na salvaguarda, ou metade do dano em um sucesso. Após a coleta, o veneno precisa ser refinado antes de ser utilizado.
  • Fluido Quimiotáctico Refinado (Ferimento). Uma criatura submetida a este veneno deve fazer uma salvaguarda de Constituição, sofrendo 13 (2d12) de dano letífero em uma falha, ou metade do dano em um sucesso.
  • Muco de Xer’Sai (Contato). Em uma falha na salvaguarda da coleta, a criatura fica Intoxicada durante 1 minuto. A criatura pode repetir a salvaguarda no final de cada um dos turnos dela, encerrando o efeito em si mesma em um sucesso.
  • Óleo de Aracne (Contato). Em uma falha na salvaguarda da coleta, a criatura fica Intoxicada durante 24 horas. Uma criatura submetida à versão refinada deste veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição ou fica Intoxicada durante 24 horas. A criatura Intoxicada está Inconsciente. A criatura acorda se sofrer dano. Uma vez coletado, uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 13 ou sofre os mesmos efeitos listados anteriormente.
  • Pétala Noturna (Ferimento). As flores de Pétala Noturna são particularmente afiadas quando abertas, podendo ferir superficialmente quem tenta coletá-las sem o conhecimento necessário. Em caso de falha na coleta, a criatura sofre 2d4 de dano cortante e, em uma falha na salvaguarda da coleta, fica Intoxicada durante 1 minuto. As Pétalas Noturnas podem ser utilizadas para criar o Veneno de Pétala Noturna.
  • Sangue de Assassino (Ingestão). Em uma falha na salvaguarda da coleta, a criatura sofre 4 (1d8) de dano venenoso e fica Intoxicada durante 1 hora. Em um sucesso, a criatura sofre metade do dano e não está Intoxicada. Uma vez coletado, uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 10 ou sofre os mesmos efeitos listados anteriormente.
  • Sangue de Assassino (Ingestão). Em uma falha na salvaguarda, a criatura afetada por este veneno sofre 6 (1d12) de dano venenoso e fica Intoxicada durante 24 horas. Em um sucesso, a criatura sofre metade do dano e não está Intoxicada.
  • Veneno de Basilisco Refinado (Ferimento). Em uma falha na salvaguarda, qualquer cura recebida pelo alvo é reduzida a 0 por uma rodada. Caso o alvo esteja abaixo da metade de seus pontos de vida não pode ser curado, necessitando um teste de perícia de Medicina com CD igual à CD do veneno para que seus ferimentos possam ser tratados ou o alvo ser curado.
  • Veneno de Quimioflor (Inalação). Em uma falha na salvaguarda da coleta, a criatura sofre 64 (8d8) de dano venenoso e a Quimioflor recebe 27 (5d10) pontos de dano. Uma vez coletado, uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 20 ou sofrerá 64 (8d8) de dano venenoso.
  • Veneno de Serpente (Ferimento). Em uma falha na salvaguarda da coleta, a criatura sofre 9 (3d6) de dano venenoso caso falhe na salvaguarda, ou metade do dano em um sucesso. Uma vez coletado, uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 10 ou sofre os mesmos efeitos listados anteriormente.
  • Veneno Pétala Noturna (Ferimento). Muito utilizada para melhorar o desempenho de guerreiros Lunaris, esse veneno é utilizado para desacelerar os oponentes. Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 13 ou fica Intoxicada durante 1 minuto. Caso o resultado seja 8 ou menor, a criatura também está Inconsciente enquanto Intoxicada desta forma. A criatura acorda se sofrer dano ou se outra criatura executar uma ação para acordá-la sacudindo.