Manter a Wiki no ar gera custos, nos ajude com isso nos apoiando através de https://apoia.se/runarcana com qualquer valor!

Vários Tiers de recompensa trazem recompensas especiais aos que apoiam continuamente.

Venenos

From Runarcana Wiki

Este artigo está em conformidade com a versão 0.92 do Runarcana RPG

Dada a natureza insidiosa e mortal dos venenos, estes são ilegais na maioria das sociedades, mas são uma das ferramentas prediletas entre os assassinos e outras criaturas malignas.

Venenos vêm nos quatro tipos a seguir.

Contato. Veneno de contato pode ser espalhado sobre um objeto e permanece potente até que seja tocado ou lavado. Uma criatura que toque em um veneno de contato com a pele exposta sofre dos efeitos deste.

Inalação. Estes venenos são pós ou gases que têm efeito quando inalados. Soprar o pó ou liberar o gás submete criaturas em um cubo de 5 pés ao efeito deste. A nuvem resultante se dissipa imediatamente após isso. Prender a respiração é ineficaz contra venenos de inalação, pois estes afetam as membranas nasais, canais lacrimais e outras partes do corpo.

Ingestão. Uma criatura deve engolir uma dose inteira de veneno de ingestão para sofrer os efeitos deste. A dose pode ser aplicada na comida ou em um líquido. Você pode decidir que uma dose parcial tem um efeito reduzido, como permitir vantagem em uma salvaguarda ou causar apenas metade do dano em uma falha nesta.

Ferimento. Veneno de ferimento pode ser espalhado em armas, munições, componentes de armadilha e outros objetos que causem dano cortante ou perfurante e permanecem potentes até serem aplicados através de um ferimento ou serem lavados. Uma criatura que sofra dano cortante ou perfurante de um objeto revestido com o veneno, está exposta aos efeitos deste.

Venenos
Veneno Tipo Preço por Dose
Ajunta Ferimento 2.000 PO
Essência do éter Inalação 300 PO
Essência do sumidouro Inalação 500 PO
Lágrimas da meia-noite Ingestão 1.500 PO
Mordacidade Inalação 250 PO
Muco de xer’sai Contato 200 PO
Óleo de aracne Contato 400 PO
Sangue de assassino Ingestão 150 PO
Soro da verdade Ingestão 150 PO
Tintura pálida Ingestão 250 PO
Torpor Ingestão 600 PO
Veneno pétala noturna Ferimento 200 PO
Veneno de serpente Ferimento 200 PO
Veneno de wyvern Ferimento 1.200 PO

Exemplo de Venenos

Cada tipo de veneno tem seus próprios efeitos debilitantes.

Ajunta (Ferimento). Encontrado apenas nas florestas de Kumungu, poucos exploradores ousam se arriscar para conseguir este veneno. Uma criatura submetida a este veneno deve fazer uma salvaguarda de Constituição CD 19, sofrendo 42 (12d6) de dano letífero em uma falha, ou metade do dano em um sucesso.

Essência do Éter (Inalação). Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 15 ou fica envenenada durante 8 horas. A criatura envenenada está Inconsciente. A criatura acorda se sofrer dano ou se outra criatura executar uma ação para acordá-la sacudindo.

Essência do Sumidouro (Inalação). Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 13 ou sofre 9 (3d6) dano venenoso e deve repetir a salvaguarda no início de cada uma das vezes dela. Em cada falha sucessiva, a criatura sofre 3 (1d6) de dano venenoso. Após três sucessos, o efeito do veneno termina.

Lágrimas da Meia-Noite (Ingestão). Uma criatura que ingira este veneno não sofre nenhum efeito até a meia-noite. Se o veneno não foi neutralizado antes disso, a criatura deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 17, sofrendo 27 (9d6) de dano letífero em uma falha, ou metade do dano em um sucesso.

Mordacidade (Inalação). Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 15 ou fica Intoxicada durante 1 hora. A criatura Intoxicada está Cega.

Muco de Xer’Sai (Contato). Este veneno deve ser coletado de um xer’sai morto ou Incapacitado. Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 13 ou fica Intoxicada durante 1 minuto. A criatura Intoxicada está Paralisada. A criatura pode repetir a salvaguarda no final de cada um dos turnos dela, encerrando o efeito em si mesma em um sucesso.

Óleo de Aracne (Contato). Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 13 ou fica Intoxicada durante 24 horas. A criatura Intoxicada está Inconsciente. A criatura acorda se sofrer dano.

Sangue de Assassino (Ingestão). Uma criatura submetida a este veneno deve fazer uma salvaguarda de Constituição CD 10. Em uma falha, ela sofre 6 (1d12) de dano venenoso e fica Intoxicada durante 24 horas. Em um sucesso, a criatura sofre metade do dano e não está Intoxicada.

Soro da Verdade (Ingestão). Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 11 ou fica Intoxicada durante 1 hora. A criatura Intoxicada não pode falar uma mentira conscientemente, como se estivesse sob o efeito de uma magia zona da verdade.

Tintura Pálida (Ingestão). Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 16 ou sofrerá 3 (1d6) de dano venenoso e fica Intoxicada. A criatura Intoxicada deve repetir a salvaguarda a cada 24 horas, sofrendo 3 (1d6) de dano venenoso em uma falha. Até que acabe o efeito deste veneno, o dano que ele causa não pode ser curado por quaisquer meios. Após sete salvaguardas bem-sucedidas, o efeito do veneno termina e a criatura pode ser curada normalmente.

Torpor (Ingestão). Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 15 ou fica Intoxicada durante 4d6 horas. A criatura Intoxicada está Incapacitada.

Veneno Pétala Noturna (Ferimento). Muito utilizada para melhorar o desempenho de guerreiros Lunaris, esse veneno é utilizado para desacelerar os oponentes. Uma criatura submetida a este veneno deve ser bem-sucedida em uma salvaguarda de Constituição CD 13 ou fica Intoxicada durante 1 minuto. Caso o resultado seja 8 ou menor, a criatura também está Inconsciente enquanto Intoxicada desta forma. A criatura acorda se sofrer dano ou se outra criatura executar uma ação para acordá-la sacudindo.

Veneno de Flores de Noctum. Essas flores raríssimas são encontradas nos arredores de Targon, possuindo um belíssimo tom de azul capaz de brilhar durante a noite. Apesar de sua beleza, essas flores são altamente venenosas, porém, se trabalhadas corretamente, elas são a matéria-prima de um líquido que revela o poder da noite.

Utilizando ferramentas de Herbalista, você pode extrair a essência dessa flor através de um teste CD 17. Em um sucesso, você cria um elixir capaz de conceder uma consciência superior do Reino Espiritual, uma criatura que ingira esse elixir deve realizar uma salvaguarda de Constituição CD 14, em um sucesso pela próxima hora ela é capaz de ver e ouvir criaturas do Reino Espiritual como pela magia ver o invisível, podendo interagir e dialogar com as mesmas. Apesar da maior parte do veneno ser anulada, usar esse elixir mais de uma vez durante 24 horas irá fazer com que as pregas vocais da criatura que o ingira sejam deterioradas, resultando na mudez. Em uma falha nessa salvaguarda, a criatura ficará Intoxicada pela próxima hora.

Em uma falha no teste para produzir esse elixir, essa essência se torna um veneno poderoso contra criaturas que o ingerem, essas criaturas devem realizar uma salvaguarda de Constituição CD 19. Em uma falha, a criatura recebe 15d6 de dano venenoso e 2 níveis de Exaustão ou apenas o dano venenoso em um sucesso.

Veneno de Serpente (Ferimento). Este veneno deve ser coletado de uma serpente venenosa gigante morta ou incapacitada. Uma criatura submetida a este veneno deve fazer uma salvaguarda de Constituição CD 11, sofrendo 9 (3d6) de dano venenoso em uma falha, ou metade do dano em um sucesso.

Veneno de Wyvern (Ferimento). Este veneno deve ser coletado de um wyvern morto ou Incapacitado. Uma criatura submetida a este veneno deve fazer uma salvaguarda de Constituição CD 15, sofrendo 21 (7d6) de dano letífero em uma falha, ou metade do dano em um sucesso.