REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Ofício: Guia

De Runarcana Wiki
Outros idiomas:

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

O Ofício de Guia torna você capaz de conduzir veículos, encontrar caminhos e ler mapas ou mesmo criar esses mapas. O conhecimento de um guia também é capaz de dar a ele informações importantes sobre uma viagem, analisando mapas e conseguindo prever situações adversas com base nos caminhos escolhidos.

  • Cartógrafo: Você é capaz de ler, entender e criar mapas dos mais diferentes tipos. Cada vez que você recebe essa disciplina, você deve escolher um tipo de mapa entre carta nautica, mapa físico, mapa hidrográfico, mapa histórico, etc.
    • Conjunto: Sextante, régua, bússola, compasso, pena, tinta e papel.
    • Atributo: Inteligência
  • Navegador: Você sabe como planejar caminhos e rotas seguras. Cada vez que você recebe essa disciplina, você deve escolher um tipo de rota em uma localidade, ex. Demacia rotas comerciais, ou Noxus, rotas escondidas.
    • Conjunto: Sextante, régua, bússola, compasso, pena, tinta e papel.
    • Atributo: Sabedoria
  • Piloto: Você é capaz de conduzir um veículo. Cada vez que você recebe essa disciplina, você deve escolher um veículo entre riquixá, carroça, charrete, carruagem, cavalo, barco, navio, moto, carro, etc.
    • Conjunto: Um kit de reparos rápidos ao veículo em questão.
    • Atributo: Destreza

Fórmulas dos Ofícios de Guia

Cartógrafo

Criar Mapa

Ofício: Guia (cartógrafo)
CD: 13
Componente: Papel ou pergaminho, caneta ou pena para escrita e tinta e Conjunto de Ofício
Valor: 1 PO
Tempo: 2 horas

Explorar uma região possibilita a você criar um mapa em escala menor da área em questão em uma folha de papel ou pergaminho. Os tipos de mapa que você pode criar variam de acordo com a escolha feita para a Disciplina de Cartógrafo.

Como padrão, uma folha de papel ou pergaminho permite a você mapear uma área de até 140 por 80 pés, totalizando 2240 pés (ou 6720 metros) quadrados.

20 natural. Você encontra rotas mais seguras ou mais rápidas para o mapa.

Navegador

Planejar Jornada

Ofício: Guia (navegador)
CD: 13
Componente: Papel ou pergaminho, caneta ou pena para escrita, tinta e tinta e Conjunto de Ofício
Valor: 1 PO

Você é capaz de planejar um caminho seguro com alternativas viáveis tanto para você quanto para seus aliados.

Ao seguir um plano de jornada a incidência de terreno difícil se torna menor, fazendo com que percorrer 2 pés no mesmo custe apenas 3 pés de deslocamento ao invés de 4, e somando metade do seu bônus de proficiência à Percepção passiva de quem está seguindo essa jornada.

20 natural. Percorrer 4 pés em terreno difícil no caminho planejado custa apenas 5 pés de deslocamento

Piloto

Reparar Veículo

Ofício: Guia (piloto)
CD: 13
Componente: Peças sobressalentes e tinta e Conjunto de Ofício
Valor: *

Você não apenas sabe conduzir um veículo como também o entende o suficiente para fazer reparos ao mesmo. Usando suas ferramentas para substituir e reparar partes danificadas, você só pode usar essa fórmula para reparar danos de um veículo com o qual tenha proficiência.

Contanto que o veículo ainda tenha pelo menos 1 ponto de vida, você pode fazer reparos ao mesmo, recuperando uma quantidade de dados de vida do mesmo igual à metade de seu bônus de Proficiência.

20 natural. O veículo recupera uma quantidade de pontos de vida adicional igual ao seu bônus de proficiência.