REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Ofício: Falsificador

De Runarcana Wiki
Esta página contém alterações que não estão marcadas para tradução.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

O Ofício de Falsificador possibilita que você seja capaz de criar cópias dos mais diversos tipos de itens, muitas vezes réplicas iguais em aparência a itens únicos e até mesmo complexos, no entanto as falsificações normalmente não têm as mesmas funcionalidades ou durabilidade. Possuir proficiência com outros Ofícios pode auxiliar com que suas falsificações se tornem cada vez mais realísticas. Por exemplo, você pode utilizar seu Ofício de Falsificador em conjunto com o Ofício de Joalheiro para criar um ornamento com uma pedra preciosa falsa.

  • Itens Mágicos: Você é capaz de criar falsificações de armas mágicas que emanam energia mas normalmente não tem qualquer propriedade.
    • Conjunto: Metais, folhas de ouro e prata, vidro em forma de gemas e madeira envelhecida.
    • Atributo: Inteligência
  • Arte: Com essa disciplina você é capaz de criar falsificações de quadros e pinturas.
    • Conjunto: Tintas, pincéis, cavalete, tela, solvente, carvão, uma paleta e produtos químicos ligados à pintura.
    • Atributo: Inteligência
  • Joias: Criar jóias falsas é fácil usando essa disciplina. Você pode envelhecer as jóias se for necessário e até usar materiais de qualidade que aumentem a veracidade da falsificação.
    • Conjunto: Vidros coloridos em forma de gemas, metal barato de diversas cores, pasta de polimento e produtos químicos para simular envelhecimento.
    • Atributo: Inteligência
  • Livros: Você consegue criar cópias de livros que aparentam ser antigas ou novíssimas se assim você quiser.
    • Conjunto: Tinta, uma dúzia de folhas de pergaminho, três penas, couro para encadernação e madeira.
    • Atributo: Inteligência
  • Químicos: Adulterar componentes, fazer com que pareçam ser legítimos ou mesmo alterar a aparência de algo totalmente diferente, tudo isso é possível com essa disciplina.
    • Conjunto: Substâncias químicas, corantes, aromatizantes.
    • Atributo: Inteligência

Fórmulas dos Ofícios de Falsificador

Arte

Imitar Assinatura

Ofício: Falsificador (arte)
CD: 13
Componente: Pena ou caneta para escrita, tinta e Conjunto de Ofício
Valor: 5 PC
Tempo: 1 hora

Seus talentos em falsificação permitem replicar a assinatura de nobres ou artistas que já tenha visto antes, muitas vezes enganando até aqueles que já a viram antes.

Para replicar uma assinatura você precisa tê-la visto ao menos uma vez, você tem vantagem no teste caso tenha acesso à assinatura original durante a criação da fórmula. Um alvo pode identificar a assinatura como falsa a partir de um teste de Investigação cuja CD é definida pelo resultado da rolagem de ofício na criação da mesma.

20 natural. Adicione metade de sua proficiência à CD para identificação.

Itens Mágicos

Encantamento Transiente

Ofício: Falsificador (armas mágicas)
CD: 15
Componente: Objeto, componente de encantamento e Conjunto de Ofício
Valor: *

Utilizando suas habilidades você pode falsificar itens mágicos, fazendo com que eles se pareçam e tenham funcionalidade parecida com a de um item verdadeiro, mas que não funcionam de fato. Um cajado que dispare bolas de fogo por exemplo, pode disparar uma bola de fogo ilusória 1d4 vezes, não causando qualquer tipo de dano e tendo seu componente de encantamento quebrado quando essas cargas acabam.

Você é capaz de criar uma falsificação de um item mágico com raridade máxima igual ao seu bônus de proficiência. Para criar itens de raridade superior, o tempo e gasto necessário aumentam em 50% para cada categoria além da que você pode criar e essa falsificação possui -2 na CD de identificação para cada categoria acima da sua, sendo mais fácil de se detectar.

Ex. Com proficiência 2 você pode criar uma falsificação Incomum gastando 18 horas e 225 PP ou uma Rara em 32 horas e 100 PO.

CD: A CD base para detectar a falsificação é igual a 10 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Atributo. A cada dia de trabalho em uma falsificação, é feita uma jogada de Ofício em segredo para cada dia de criação, em um sucesso a CD de detecção se mantém, em uma falha a CD é reduzida em 1. Ao término da obra, você pode fazer apenas uma análise meticulosa para detectar a falsificação, fazendo uma jogada de Arcanismo contra a CD. Caso passe, você sabe a CD final de detecção. Utilizar detectar magia revela que o item é um item mágico normalmente.
O valor total de criação de um item mágico falsificado é igual à somatória de um objeto similar ao que você pretende falsificar e o valor em PO baseado na raridade do item em questão. Em uma criação bem sucedida, o objeto em questão se parece com o item copiado.

20 natural. Adicione metade de sua proficiência à CD para identificação.

Encantamento Transiente
Proficiência Raridade Tempo Valor
2 Comum 8 horas 5 PO
3 Incomum 12 horas 15 PO
4 Raro 16 horas 50 PO
5 Raríssimo 32 horas 500 PO
6 Épico 48 horas 5.000 PO

Joias

Anel de Sinete Falsificado

Ofício: Falsificador (jóias)
CD: 15
Componente: Metal e Conjunto de Ofício
Valor: 15 PO

Um Anel de Sinete costuma ter uma marca única em relevo, feita para deixar impressões, comprovando a identidade de seu portador. Você sabe que eles não são tão únicos assim e pode criar uma falsificação tendo acesso a um selo de cera moldado por ele, ou mesmo tendo acesso temporário ao mesmo.

Você consegue replicar com verossimilhança impressionante um anel de nobreza, dando vantagem em testes de enganação para selar uma carta ou mesmo para se provar um nobre. Um teste de Investigação com CD igual ao resultado de sua rolagem na criação do mesmo pode identificar a farsa.

20 natural. Adicione metade de sua proficiência à CD para identificação.

Livros

Pergaminho de Linhagem Falso

Ofício: Falsificador (livros)
CD: 13
Componente: Papel ou pergaminho, tinta e Conjunto de Ofício
Valor: 1 PO
Tempo: 1 hora

O conhecimento legal necessário para escrever um documento de linhagem junto à sua habilidade de falsificação, permitem falsificar sua própria origem como um nobre.

Com o pergaminho em mãos, você pode usá-lo para se apresentar como membro de uma família nobre, seja ela fictícia ou não, sendo necessário um teste de investigação 10 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Inteligência para identificar que o mesmo é falso. Usar o nome de uma família nobre já existente aumenta em +2 a CD desta fórmula.

20 natural. Adicione metade de sua proficiência à CD para identificação.

Químicos

Ouro dos Tolos

Ofício: Falsificador (químicos)
CD: 13
Componente: Pó de pirita e Conjunto de Ofício
Valor: 5 PC
Tempo: 1 hora

Você conhece o processo químico necessário para fazer com que a coloração metálica da Pirita se torne mais próxima do ouro, gerando um aglomerado de minério conhecido como "ouro dos tolos".

O processo alquímico leva 1 hora para cada cada grama de ouro dos tolos produzida e tem um valor de produção de 5 PC por hora de trabalho. Identificar o ouro dos tolos requer um teste de investigação com CD 10 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Inteligência.

20 natural. Você produz 20% a mais de ouro dos tolos.