REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Ofício: Coletor

De Runarcana Wiki
Esta página contém alterações que não estão marcadas para tradução.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

O Ofício de Coletor permite que você possa coletar material dos mais diferentes tipos de fontes, dando a você também conhecimento de como processar esse material e até mesmo avaliá-lo. Cada vez que você escolhe esse ofício, você deve escolher um entre os seguintes campos

  • Biologista: Você sabe coletar, catalogar e processar partes e órgãos de animais de forma adequada, possibilitando que possam ser usados para os mais diferentes fins.
    • Conjunto: Seis facas pequenas para diferentes utilidades, pinças, um martelo pequeno, uma picareta pequena e dois frascos de vidro com tampa.
    • Atributo: Destreza
  • Curtidor: Você sabe como extrair e processar o couro dos mais diferentes tipos de animais, bem como penas de forma que possam ser utilizadas posteriormente.
    • Conjunto: Um conjunto de facas afiadas com fio sensível, um pequeno martelo, um afiador, um furador, linha e pedaços de couro.
    • Atributo: Destreza
  • Lenhador: Seu conhecimento permite que você possa cortar e processar madeira dos mais diferentes tipos de árvore, além de fornecer a você conhecimento das condições das mesmas.
    • Conjunto: Três machados de diferentes tamanhos, pedra de amolar, corda e uma serra.
    • Atributo: Força
  • Minerador: Com o ofício de Minerador, você é capaz de extrair os mais diferentes tipos de minérios, passando por pedras preciosas entre outras possibilidades.
    • Conjunto: Três picaretas de diferentes tamanhos, peneiras, estojo com produtos químicos para validação de minério, duas bateias e duas pás de tamanho diferente.
    • Atributo: Destreza

Fórmulas dos Ofícios de Coletor

Biologista

Dissecar

Ofício: Coletor (Biologista)
CD: *
Componente: Material base e Conjunto de Ofício
Valor: *

Você sabe dissecar uma criatura, retirando partes específicas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. Cada vez que você recebe essa fórmula, você deve escolher uma criatura que você pode dissecar.

Ao dissecar um animal você pode pode realizar três operações por padrão, coletar 1 parte específica rapidamente com a CD +2 , retirar 1 ou mais partes específicas em tempo normal sem se preocupar com o resto com CD base, dissecar completamente coletando e armazenando todas as partes possíveis com CD -2. O valor atrelado a cada parte coletada possui seu valor, o tempo e CD para cada parte pode ser conferido na tabela Partes e Tempo.

20 natural. Você consegue realizar a coleta na metade do tempo.

Partes e tempo
Parte CD Rápido Médio Lento
Presa ou garra de uma criatura de tamanho pequeno até grande 13 1 ação 1 minuto 5 minutos
Órgão de uma criatura pequena 15 1 minuto 5 minutos 10 minutos
Órgão de uma criatura minúscula 17 10 minutos 30 minutos 1 hora
Órgão frágil de uma criatura de tamanho pequeno até grande 19 - 1 hora 2 horas
Órgão frágil de uma criatura de tamanho minúsculo 21 - - 4 horas
Quando mais de uma parte for dissecada de uma criatura, o mestre pode descontar o tempo com base na quantidade de partes que serão removidas do total de tempo necessário para cada parte individual.

Curtidor

Curtir Couro

Ofício: Coletor (Curtidor)
CD: *
Componente: Material base e Conjunto de Ofício
Valor: *

O processo de curtir o couro abrange desde a remoção do couro de uma criatura, passando pelos processos necessários para torná-lo apto a ser usado para criar outros itens. Cada vez que você recebe essa fórmula, você deve escolher uma criatura que você pode curtir o couro.

O preparo do couro envolve diferentes etapas e tempo, baseado no tipo de couro que se deseja obter, conforme a tabela Couro.

20 natural. Você consegue realizar a coleta na metade do tempo.

Couro
Parte CD Coleta Tempo Coleta Cd Preparo Tempo Preparo
Coelho 17 30 minutos 13 5 dias
Cabra 15 30 minutos 13 5 dias
Elnuk 13 1 hora 15 1 semana
Dragão Pequeno 15 2 horas 16 10 dias
Dragão Médio 15 4 horas 17 2 semanas
Dragão Grande 15 8 horas 17 20 dias

Lenhador

Corte de madeira

Ofício: Coletor (Lenhador)
CD: *
Componente: Material base e Conjunto de Ofício
Valor: *

Coletar e transportar madeira embora pareça uma atividade simples, requer conhecimento de onde encontrar a madeira desejada, nas dimensões corretas, certificar-se de que ela é adequada, preparar o local de queda para evitar perda de material, saber como cortá-la de forma eficiente, transportá-la e prepará-la para uso na criação de outros itens.

A coleta de madeira requer um tempo variado baseado nas dimensões da árvore em questão, seja pelo seu tamanho ou diâmetro, a CD base é 13 e aumenta conforme as características da madeira, como densidade, raridade e até mesmo localização. A comercialização da madeira tem valor baseado na nobreza e raridade da madeira e na quantidade em metros cúbicos da mesma.

20 natural. A quantidade de madeira útil aumenta em 25% (junto ao valor).

Madeira
Tipo CD Coleta Tempo Coleta
Madeira Comum (Cedro, pinheiro) 13 30 minutos
Madeira de Lei (Mogno, Ipê) 15 30 minutos
Petricita 19 2 horas

Minerador

Coletar Minérios

Ofício: Coletor (Minerador)
CD: *
Componente: Conjunto de Ofício
Valor: *

A coleta de minérios é feita a partir da escavação de uma área com o uso de ferramentas especiais de acordo com o terreno, como descrito no Capítulo 8: Aventurando-se. Cada vez que você escolhe essa fórmula, você deve escolher um minério.

A cada 1 hora de mineração, você faz uma jogada de Ofício com CD baseada no tipo de minério, em um sucesso, você coleta um valor igual ao demonstrado na coluna Ganho/Hora da Tabela de Minério e joga seu dado de Riqueza. Em uma falha, você coleta apenas metade disso e não joga o dado de Riqueza. Em uma falha crítica, você perde sua coleta feita naquela hora por desabamento, a critério do mestre, coisas piores podem acontecer. Caso você faça mineração de um minério para o qual não tenha a fórmula, o valor da coluna Ganho/hora não é multiplicado pela sua proficiência e você não joga o dado de Riqueza.

20 natural. Você pode rolar o dado de Riqueza duas vezes e escolher um dos resultados.