REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Obtendo Recursos

De Runarcana Wiki
Esta página contém alterações que não estão marcadas para tradução.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

Algumas histórias se concentram em combates intermináveis, enquanto outras pode levar os jogadores por tramas políticas e de espionagem e em algumas, a obtenção de recurso pode ser a tônica.

Normalmente as melhores histórias misturam todos esses elementos em diversos níveis, dando utilidade para cada característica dos personagens fazendo com que cada um dos três pilares sejam integrados.

Em algumas mesas a história acontece de forma constante, com cada momento do dia dos personagens sendo parte dos acontecimentos, enquanto em outras, existem vários períodos de tempo livre entre os acontecimentos.

Em todos os casos acima, obter recursos pode ser parte importante da narrativa, seja como uma etapa para alcançar um objetivo ou até mesmo como o grande objetivo final.


Mineração

Recursos minerais podem ser obtidos de diversas formas em uma história, através de negócios legais, saques estratégicos ou mesmo através de um trabalho com bastante suor através do Ofício de Mineração.

Para exercer o Ofício de Mineração em uma campanha, é possível que o mestre tenha um mapa das regiões contendo dados geológicos, com os minérios e riquezas pré-estabelecidos, podendo apenas consultar esse material de referência, mas isso não pé de forma alguma uma regra ou exigência.

Para aventuras menores, ou até mesmo campanhas com um pouco mais de improviso, (afinal, os jogadores são imprevisíveis) talvez esses dados não estejam prontos ou estejam incompletos. Dessa forma, é possível gerar esses dados necessários através de escolha nas tabelas abaixo ou mesmo usando a aleatoriedade dos dados.

Gerando uma área de Mineração

Parar gerar uma área de mineração, o trabalho de construção de mundo pode definir quais minérios são comuns em diversas localidades, bem como minas que já tenham sido estabelecidas nesses locais para explorar esse recurso

Ainda assim, uma área de mineração pode ser criada de forma dinâmica, para isso o mestre pode seguir a seguinte sequência:

  1. Jogue na Tabela de Minério (1d10)
  2. Jogue na Tabela de Riquezas (1d4)

Dessa forma, se estabelece qual é o tipo de minério que pode ser encontrado e qual o nível de riqueza em gemas que podem ser encontradas durante a mineração.

Caso o tema seja recorrente em uma campanha, pode ser interessante gerar diversas localidades com suas características, para na eventualidade do tema ser explorado, as informações estarem mais facilmente disponíveis.

Em várias culturas a exploração dos recursos minerais pode formar vilas ou até mesmo cidades, sendo em muitos casos o norte da vida de todas as pessoas que tem suas atividades em torno dessa atividade, seja de forma direta, minerando esses recursos, ou indireta, fornecendo serviços e produtos para que isso seja possível.

Minerando

Antes que um jogador possa coletar minérios em um local, é necessário que o minério disponível seja definido, uma vez que cada tipo de minério requer uma fórmula diferente.

Quando o jogador faz suas jogadas de mineração, ao término de 1 hora, é feita a jogada de riqueza para estabelecer se, além dos valores obtidos através da mineração, ele também obteve algum bônus:

  1. Jogue na Tabela de Gemas Associadas (1d4)
  2. Jogue na tabela de Riqueza (1d10 para baixa, 1d8 para Média e 1d4 para Alta)
  3. Multiplique o valor de Riqueza pelo Multiplicador da Gema Associada

Caso o resultado da jogada na Tabela de Gemas Associadas seja um valor inexistente (simbolizado como um traço) não foi encontrada nenhuma Gema associada.

Caso uma gema seja encontrada, mas a tabela de riquezas tenha o valor 0, a gema foi encontrada, mas em um valor ínfimo, não gerando nenhum bônus.


Tabela de Minério
D4 Minério ganho/hora CD
1 Carvão 12 PC * 1/2 proficiência 12
2 Basalto 10 PC * proficiência 13
3 Sal 12 PC * 1 proficiência 14
4 Arenito 10 PC * 1,5 proficiência 15
5 Granito 12 PC * 1,5 proficiência 16
6 Ferro 10 PC * 2 proficiência 16
7 Cobre 12 PC * 2 proficiência 17
8 Prata 10 PC * 2,5 proficiência 18
9 Ouro 12 PC * 2,5 proficiência 19
10 Platina 12 PC * 3x proficiência 20
Gemas Associadas
d4 Carvão Basalto Sal Arenito Granito Ferro Cobre Prata Ouro Platina
1 - - peridoto 1 sílica 1 diamante 1 - azurita 1 - peridoto 1 lápis-lazuli 2
2 - - diamante 2 diamante 2 topázio 2 - malaquita 2 zircônia 2 topázio 2 galsita 5
3 - diamante 5 turquesa 5 âmbar 10 peridoto 5 pirita 5 turquesa 6 sudarina 5 sudarina 5 diamante 10
4 diamante 10 diamante 10 aquamarine 10 rubi 20 zircônia 20 hematita 10 opala de fogo 10 hexita, 10 diamante 10 hexita, 50
Riquezas
d4 Nível
1 nula
2 baixa
3 média
4 alta
Riqueza
Dado Baixa Média Alta
1 0 0 0
2 0 0 10 PO
3 0 0 50 PO
4 0 0 100 PO
5 0 1 PO -
6 0 10 PO -
7 0 25 PO -
8 1 PO 50 PO -
9 2 PO - -
10 3 PO -