REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Multiclasse

De Runarcana Wiki
Esta página contém alterações que não estão marcadas para tradução.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

Multiclasse permite que você ganhe níveis em múltiplas classes. Fazer isso, permite que você misture as habilidades dessas classes para conceber um conceito de personagem que poderia não ser refletido em uma das opções de classe padrão. Com essa regra, você tem a opção de ganhar um nível em uma nova classe sempre que você avançar de nível, ao invés de ganhar um nível da sua classe atual. Seus níveis em todas as classes são somados para determinar seu nível de personagem. Por exemplo, se você tiver três níveis de Arcano e dois de Combatente, você será um personagem de 5º nível. À medida que você avança de nível, você pode permanecer, primariamente, um membro da sua classe original, com alguns níveis em outra classe, ou você pode mudar de curso completamente, nunca mais evoluindo a classe que você deixou pra trás. Você pode, até mesmo, começar a progredir em uma terceira ou quarta classe. Comparando com um personagem de única classe do mesmo nível, você sacrificou parte do seu foco em troca de versatilidade. Você só recebe o equipamento inicial da sua primeira classe.

Pré-Requisitos

Para se qualificar para uma nova classe, você deve atender aos prérequisitos de valor de atributo tanto para sua classe atual, quanto para a nova classe, como mostrado na tabela Pré-Requisitos de Multiclasse. Por exemplo, um Bruto que decida fazer multiclasse com a classe Acólito, deve ter ambos os valores de Força e Sabedoria 13 ou maior. Sem o treinamento completo que um personagem inicial recebe, você deve ter um estudo rápido da sua nova classe, tendo uma aptidão natural que é refletida por um valor de atributo maior que a média.

Pré-requisitos de Multiclasse
Classe Valor de Atributo Mínimo
Acólito Sabedoria 13
Arcano Inteligência 13 e outro atributo 13
Atirador Destreza 13 e Sabedoria 13
Bodisatva Destreza 13 e Sabedoria 13
Bruto Força 13
Caçador Destreza 13 e Sabedoria 13
Combatente Força 13 ou Destreza 13
Mercurial Destreza 13
Xamã Constituição 13 e Sabedoria 13

Pontos de Experiência

Os pontos de experiência necessários para ganhar um nível sempre será baseado no seu nível de personagem total, como mostrado na tabela Avanço de Personagem, no Capítulo 1, não no seu nível em uma classe em particular. Portanto, se você for um Acólito 6/ Combatente 1, você deve ganhar XP suficiente para alcançar o 8º nível, antes de poder adquirir seu segundo nível como Combatente ou seu sétimo nível como Acólito.

Pontos de Vida e Dados de Vida

Você ganha os pontos de vida da sua nova classe como descrito para níveis após o 1º. Você ganha os pontos de vida de 1º nível de uma classe apenas quando você for um personagem de 1º nível. Você adiciona os Dados de Vida concedidos por todas as suas classes, juntos, para formar seu poço de Dados de Vida. Se os Dados de Vida forem de mesmo tipo, você pode, simplesmente, colocá-los juntos. Por exemplo, tanto o Combatente quanto o Caçador tem um d10, portanto, se você for um Combatente 5/ Caçador 5, você terá dez d10 Dados de Vida. Se suas classes tiverem Dados de Vida de tipos diferentes, monitore-os separadamente. Se você fosse um Caçador 5/ Acólito 5, por exemplo, você teria cinco d10 Dados de Vida e cinco d8 Dados de Vida.

Bônus de Proficiência

Seu bônus de proficiência sempre será baseado no seu nível de personagem total, como mostrado na tabela Avanço de Personagem, no Capítulo 1, não no seu nível de uma classe em particular. Por exemplo, se você for um Combatente 3/ Mercurial 2, você terá bônus de proficiência de um personagem de 5º nível, o que seria +3.

Proficiências

Quando você ganha um nível em uma classe diferente da sua primeira, você ganha apenas algumas das proficiências iniciais da classe, como mostrado na tabela Proficiências de Multiclasse.

Proficiências de Multiclasse
Classe Proficiência Adquirida
Acólito Armadura leve, armadura média, escudos
Arcano -
Atirador Armadura leve, armas de fogo
Bodisatva Armas simples, espadas curtas
Bruto Escudos, armas simples, armas marciais
Caçador Armadura leve, armadura média, escudos, armas simples, armas marciais, uma perícia da lista de perícias da classe
Combatente Armadura leve, armadura média, escudos, armas simples, armas marciais
Mercurial Armaduras leve, uma perícia da lista de perícias da classe, ofício de chaveiro
Xamã Armas simples, uma perícia da lista de perícias da classe

Características de Classe

Quando você ganha um novo nível em uma classe, você adquire suas características daquele nível. Algumas características, no entanto, possuem regras adicionais quando você faz multiclasse: Ataque Extra, Defesa sem Armadura e Conjuração.

Ataque Extra

Se você ganhar a característica de classe Ataque Extra de mais de uma classe, as características não se somam. Você não poderá fazer mais de dois ataques com essa característica, a não ser que esteja especificado que você pode (como na versão de Combatente de Ataque Extra).

Defesa Aprimorada

Bônus advindos de características que concedem bônus em sua CA por Defesa Aprimorada não se somam, ao invés disso, você recebe apenas o bônus mais alto ou escolherá entre as opções que estão disponíveis para você.

Defesa sem Armadura

Se você receber a característica Defesa sem Armadura de outra Classe, você deverá escolher entre uma delas.

Conjuração

Sua capacidade de conjuração depende, parcialmente, da combinação de níveis em todas as suas classes conjuradoras e, parcialmente, no nível individual dessas classes. Uma vez que você tenha a característica Conjuração de mais de uma classe, use as regras abaixo. Se você for multiclasse, mas tiver a característica Conjuração apenas em uma classe, você segue as regras descritas na classe.

Magias Conhecidas e Preparadas. Você determina quais magias você conhece e quais pode preparar de cada classe individualmente, como se você fosse um membro de uma única dessas classe. Se você for um Caçador 4/ Arcano 3, por exemplo, você sabe três magias de Caçador de 1º nível, baseadas no seu nível de Caçador. Como um Arcano de 3º nível, você conhece três truques e 6 magias de Arcano que podem ser usadas tanto quanto 1º ou 2º nível.

Cada magia que você conhece e prepara está associada com uma das suas classes e você usa o Atributo de Conjuração dessa classe quando você conjura a magia. Da mesma forma, um foco de conjuração, como um símbolo sagrado, pode ser usado apenas para as magias da classe associada a esse foco.

Pontos de Mana. Você determina seus pontos de mana, somando o valor de todas as suas classes que possuam a característica de Conjuração. Se você tiver mais de uma classe conjuradora, você pode conjurar magias de um nível igual ao seu maior Nível Máximo de Magias. Por exemplo, se você for Caçador 6/ Arcano 3, você soma os 9 pontos de mana de Caçador e os 10 de Arcano, totalizando 19 pontos de Mana. No entanto, você não conhece qualquer magia de 2º nível de Caçador.

Ki

Caso você opte por ganhar níveis em Bodisatva e Xamã, seus pontos de Ki são somados, por exemplo, um Xamã 5/ Bodisatva 5 terá 7 pontos de Ki por ser Xamã e 7 por ser Bodisatva, totalizando 14 pontos.

Vel Sutras. Os espaços de Vel são somados, por exemplo, se você é um Bodisatva 10/ Xamã 5, você terá um total de 8 pontos de Vel (5 de Bodisatva e 3 de Xamã).