REMOVA OS ANÚNCIOS!
Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!
Materiais
Em Runeterra a magia afeta até mesmo objetos inanimados, transformando-os e dando propriedades mágicas a eles, muitas vezes se tornando propriedades permanentes. Como a magia existe por todos os lugares é comum que existam objetos interessantes com propriedades diferentes e materiais exóticos com características fantásticas.
Embora muitos desses materiais e objetos sejam os únicos de sua “espécie”, existem alguns materiais exóticos sobre o qual o conhecimento existem em diversos níveis dependendo da localidade.
Seja o Gelo Verdadeiro dos Glacinatas, capaz de congelar uma pessoa em segundos, ou mesmo a Petricita encontrada em Demacia, existem muitos materiais que possuem propriedades inatas diferentes de materiais similares, às vezes a diferença entre um material comum e um exótico é tão sublime que até mesmo especialistas acabam se enganando.
Cristais Hextec
Esses Cristais de energia criados em Piltover, foram feitos à partir da fusão de magia e tecnologia, criando uma fonte praticamente inesgotável de energia arcana. Graças a esse avanço tecnológico, Piltover pôde progredir de forma exponencial, criando armas, veículos e toda uma rede de alimentação elétrica da cidade à partir dos cristais hextec.
Porém, existem dois tipos de cristais hextec, os Verdadeiros e os Sintéticos.
Cristais Hextec Verdadeiros
Os cristais verdadeiros são provenientes de uma criatura extremamente rara dos desertos de Shurima, os Brackern. Esses escorpiões gigantes de cristal possuem uma joia cristalina que cresce em seus corpos, essa joia possui alta capacidade de armazenamento de energia arcana elemental. A raça dos Brackern encontram-se em sua maioria num estado de hibernação sob as areias, ao retirar a joia do corpo desses escorpiões você também está retirando parte de sua alma, e matando a criatura no processo. Foi à partir da junção dessas joias com o conhecimento tecnológico dos inventores de Piltover que foi possível a criação de diversos utensílios utilizando dessa energia.
Cristais Hextec Sintéticos
Com maiores observações sobre o funcionamento de uma joia Bracken, e como ela possuía a capacidade de armazenar energia praticamente infinita, foi possível criar os Cristais Hextec Sintéticos. Apesar de ter uma menor qualidade e não ser totalmente estável como os cristais verdadeiros, eles possuem uma capacidade e poder muito próximos ao dos cristais verdadeiros.
Através de diversos processos Quimio-Arcanos, um cristal é produzido, mas acaba por deixar vários resíduos químicos de sua criação, que são despejados na cidade subterrânea de Zaun. Esses resíduos são o que dão origem à Tecnologia Quimtec.
Quimtec
Com os resíduos químicos de um cristal artificial não tão estável, os inventores de Zaun conseguiram utilizar as propriedades dessa química ácida e tóxica de uma maneira que se tornasse útil e poderosa, podendo ser utilizada como fonte de poder para diversas criações, modificações corporais e criaturas quiméricas. Muitas das criaturas que entram em contato com a fonte química pura (sem os processos para torná-la útil), acabam por ter seu corpo deformado, alterado ou com a expectativa de vida reduzida, isso quando não corroídos pelo líquido.
Gelo Verdadeiro
O Gelo Verdadeiro é diferente de qualquer outra forma de gelo natural, é uma forma mágica de gelo proveniente de fontes místicas e poderosas de Freljord. O Gelo Verdadeiro é conhecido por nunca derreter e ser extremamente poderoso quando usado em combate. Porém, o uso do mesmo só pode ser feito por Glacinatas, seres humanos que passaram por um processo mágico feito pelos Observadores Gélidos ou um de seus descendentes que possuem a mesma capacidade.
Ao tentar usar um item de Gelo Verdadeiro, você deve fazer uma salvaguarda de Constituição CD 30 caso não tenha a herança Glacinata. Em caso de falha, o gelo verdadeiro espalha-se pela sua corrente sanguínea e causa morte em X turnos onde X é o valor do seu modificador de Constituição. Em caso de sucesso, você pode manipular o item por um turno, tendo de refazer a salvaguarda após esse turno.
Caso você tenha a herança Glacinata, a CD da Salvaguarda de Constituição é 25, em caso de sucesso, você consegue usar o item de Gelo Verdadeiro por X turnos, onde X é o valor do seu modificador de Constituição + seu bônus de proficiência. Ao término desses turnos, você deve fazer uma nova salvaguarda. Em caso de falha, você recebe 1d4 de dano não absorvível e larga automaticamente o item
Gelo Sombrio
O poder dos Observadores e do Vazio se alastrou pelo Gelo Verdadeiro que os prendem numa tumba eterna de Gelo. Dessa corrupção vêm o Gelo Sombrio, coberto de veios escuros, um cristal de Gelo Sombrio carrega poder elemental invertido. Por mais que seja feito à partir de Gelo Verdadeiro, o Gelo Sombrio pode ser utilizado por qualquer um e possui altas propriedades curativas. Porém, aqueles que o utilizam com frequência e possuem uma mente fraca, acabam por serem corrompidos pela força Vastinata presente nos cristais de Gelo.
Pedra da Lua
Pedra da Lua é talvez o material mais raro de todos, mesmo dentro dos Materiais Raros. Excepcionalmente difícil de ser encontrado, já que os únicos que possuem o conhecimento de tal são o culto ancestral dos Lunari e alguns sacerdotes Marai. Os Lunari são um povo que vive em adoração com a luz sagrada da Lua de Prata. Eles praticam suas crenças em segredo, escondendo-se dos Solari, que buscam expulsar os Lunari para sempre da existência.
As únicas coisas que se sabem sobre a Pedra da Lua, é que ela tem uma capacidade de retardar consideravelmente o avanço de criaturas do Vazio, além de criarem os mais variados tipos de arma.
Prata Lunar
A Prata Lunar é produzida por uma fórmula secreta entre os Lunari, utilizando a prata mais pura possível, ela é irradiada por pequenos pedaços de Pedra da Lua, fazendo com que armas feitas de Prata Lunar causem o dobro de dano à Vastinatas, adicionalmente, caso a arma exija algum tipo de Salvaguarda, Vastinatas possuem desvantagem nessa Salvaguarda. Lâminas feitas de Prata Lunar nunca perdem o fio e causam dano lunar.
Pedra Relicário
Essas pedras de origem desconhecida são utilizadas pelos Sentinelas da Luz, elas concedem a eles a capacidade de transformar sua energia espiritual em energia luminosa, que é capaz de ferir aqueles que não desejam morrer.
Com uma arma feita de Pedra Relicário, você pode converter sua própria energia espiritual para que possa causar dano radiante e essas armas são consideradas mágicas para o propósito de ultrapassar resistências. Armaduras que sejam parcialmente feitas dessa pedra fazem com que mortos-vivos que realizem um ataque desarmado contra o portador da armadura tenha metade de seu dano anulado e convertido em dano radiante para o morto vivo atacante.
Petricita
A Petricita é um material com propriedades únicas, diferente do que muitos demaciano acreditam, a petricita não só pode anular a magia, mas na realidade a absorve. Toda petricita é proveniente das Árvores de Petricita, que nada mais é do que árvores fossilizadas como resultado das Runas Globais durante as Guerras Rúnicas. Essas árvores brancas, assim como suas folhas douradas são duras como pedra.
Os primeiros Colonos de Demacia descobriram que essa floresta petrificada poderia dissipar a magia, e misturaram sua madeira com cinzas e limo para formar o material resitente que hoje é conhecido como Petricita. À partir dessa inovação, as muralhas de Demacia foram erguidas, o material poderoso e resistente pode ser encontrado em toda Demacia, não apenas pelas suas propriedades defensivas, mas também pelo seu visual limpo e estiloso.
Magias que atinjam partes de itens feitos com pedaços de Petricita, têm seus efeitos absorvidos para dentro do material. Toda Petricita tem uma capacidade máxima de absorção, definida pela sua pureza e quantidade. Uma Petricita que tenha atingido sua capacidade possui a chance de ter uma sobrecarga de magia. Quando a Petricita entra em sobrecarga, ela descasca e ondula de forma anormal, itens feitos com este material se despedaçam e perdem suas propriedades de absorção.
Magias absorvidas podem ser utilizadas por Criaturas que possuem habilidade de conjuração e conhecimento de como a petricita funciona. Para obter este conhecimento, é necessário se aprender com alguém que já o possua ou ler algum livro a respeito sobre o funcionamento da mesma.
Um material pode absorver magias de acordo com a tabela “Absorção da Petricita”. Um material que possua 25 quilos pode absorver 1 magia de 6º nível, 1 magia de 5º nível e uma de 1º ou 6 magias de 1º nível.
Absorção da Petricita | |
Peso | Nível da magia |
1 kg | 1 |
5 kg | 2 |
10 kg | 3 |
15 kg | 4 |
20 kg | 5 |
25 kg | 6 |
30 kg | 7 |
35 kg | 8 |
40 kg | 9 |
45 kg | Item Mágico |
Aço Rúnico
O Aço Rúnico, também é conhecido como Aço Demaciano ou Aço de Prata. Esse material é valorizado por toda Runeterra, por causa de suas propriedades de resistência à magia. O segredo da produção desse metal é guardado pelos ferreiros de Demacia, mas dizem os rumores que essa liga metálica é banhada em águas sagradas para o resfriamento.
Itens feitos completamente de aço rúnico negam 50% de todo o dano mágico recebido. Caso algum mago conjure uma magia de dano ou cura enquanto segura ou veste um item feito de Aço Rúnico, possui todo seu dano diminuído pela metade.
Armas feitas de Aço Rúnico são raríssimas, pois a técnica para confeccioná-las é extremamente complexa quando comparada à para armaduras. Armas feitas de Aço Rúnico causam 1 dado de dano adicional em criaturas que possam conjurar magia. Além disso, criaturas atacadas por armas de Aço Rúnico perdem a capacidade de conjuração por um turno após serem atingidas.
Ainda, é possível usar armas feitas de Aço Rúnico para mitigar dano mágico com uma manobra de Aparar. Em caso de sucesso você é capaz de negar 50% do dano causado pela magia.
Quitina Vastinata
Criaturas do Vazio normalmente possuem carapaças extremamente resistentes, algumas vezes até imunes a magia. Ao ingressarem em Runeterra, essas criaturas normalmente possuem uma capa gosmenta e branca que em contato com o ar de Runeterra se solidifica e adquire um tom escuro preto com sombra roxa, essa substância é a Quitina Vastinata, produzida pelos organismos do vazio cuja composição é completamente desconhecida.
Entomólogos que tenham contato com a substância podem se certificar de que a composição é bastante similar à de insetos normais, no entanto em uma escala impressionante e em uma relação de dureza e resistência bem superior à dos mais resistentes insetos.
Uma das substâncias que parece ser eficaz contra a Quitina Vastinata são as próprias entranhas das criaturas do Vazio, por esse motivo mesmo é difícil obter amostras, uma vez que muitas criaturas explodem ao serem mortas não deixando vestígios disso.
Armaduras de Quitina Vastinata
A Quitina Vastinata é encontrada em criaturas do Vazio que chegam em Runeterra, mas não há ninguém conhecido que tenha conseguido sequer coletar placas suficientes para moldar qualquer tipo de armadura feita dessa substância. Ela é extremamente resistente, tendo resistência a danos mágicos e não mágicos, além disso, elas são incrivelmente leves;
Em contrapartida, as vulnerabilidades da Quitina Vastinata são bem severas, tendo vulnerabilidade a dano ácido e lunar. Armaduras de Quitina Vastinata tem pontos de vida para danos causados por essas fontes, sendo que, sem um hospedeiro vastinata que possa regenerála naturalmente, se tornam inúteis após receberem esse dano total. O total de pontos de vida de uma armadura depende de sua categoria.
Caso a armadura de quitina não esteja sendo vestida, ela possui uma CA de Objeto igual à tabela de Resistência da Quitina Vastinata. Porém, caso ela esteja sendo utilizada, a sua CA passa a se tornar à de seu portador.
Caso você seja alvo de um ataque que cause dano ácido ou de pedra lunar, sua CA e a de sua armadura são diferentes. Ex. Um ataque de Ácido que tenha como rolagem 17 pode não acertar você, mas caso você use uma “segunda pele” ou uma armadura leve, ela recebe o dano com vulnerabilidade.
Graças a suas propriedades únicas, um artesão lendário ou divino seria capaz de criar uma armadura realmente pesada feita desse material, algo assim seria um encouraçado incrivelmente ágil, talvez como a Rainha de algumas criaturas do deserto ou um certo Devorador de Mundos.
Resistência da Quitina Vastinata | ||
Categoria | CA | Pontos de Vida |
Sem Armadura | 15 | 25 (5d10) |
Leve | 17 | 50 (10d10) |
Médio | 19 | 75 (15d10) |
Pesado | 21 | 100 (20d10) |
Escudo | 15 | 40 (8d10) |
Armas | 15 | 20 (4d10) |
Resistência da Quitina Vastinata | |||
Nome | Preço | CA | Peso |
Sem armadura | |||
⠀⠀⠀Segunda Pele Vastinata | ? | 12 + Des | 0,25 kg |
Armadura Leve | |||
⠀⠀⠀Peitoral Vastinata | ? | 16 + Des | 2 kg |
Armadura Média | |||
Placas Vastinatas | ? | 19 + Des | 3 kg |
Armadura Pesada | |||
Encouraçado Vastinata | ? | 23 + Des (máx 2) | 10 kg |
Escudo | |||
Targo Vastinata | ? | 3 | 1 kg |
*Armaduras feitas de Quitina Vastinata não tem requisito mínimo de Força e não afetam furtividade. |
Armas de Quitina Vastinata
As criaturas do vazio, os Vastinatas, normalmente possuem armas naturais, como garras, presas, pinças e outras formas que podem ser aproveitadas por artesãos realmente habilidosos.
Uma arma feita de quitina vastinata é extremamente mais leve, em armas cortantes e perfurantes isso é um benefício, já em armas contundentes isso é ruim, pois a maior parte do dano causado por essas armas está relacionado à massa das mesmas.
Armas cortantes e perfurantes sobem seu dado de dano em 1 categoria, entretanto, para armas contundentes seu dado de dano caem em 1 categoria. Assim como as armaduras, são extremamente vulneráveis a dano ácido e lunar.
A criação de armas com a Quitina Vastinata é uma habilidade extremamente complexa, com nenhum artesão conhecido sendo capaz de confeccionar uma, seja pela falta de técnica para criar um gume ou mesmo reforço estrutural para criar uma arma perfurante.