Manter a Wiki no ar gera custos, nos ajude com isso nos apoiando através de https://apoia.se/runarcana com qualquer valor!

Vários Tiers de recompensa trazem recompensas especiais aos que apoiam continuamente.

Yordle

From Runarcana Wiki
This page contains changes which are not marked for translation.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.93 do Runarcana RPG

Os membros da origem Yordle estão entre as mais mágicas e misteriosas criaturas de Runeterra, criaturas espirituais que assumem uma forma bípede com no máximo 80 centímetros de altura, normalmente mamíferos, também podem se adaptar à vida marítima assumindo traços anfíbios. Sua origem é desconhecida, mas sua presença sabidamente existe por toda Runeterra desde épocas pré-históricas, aparecendo vez ou outra longe de sua cidade natal, Bandópolis.

Glamour

Como criaturas espirituais, embora os Yordles assumam uma forma física, a percepção da mesma pode variar de pessoa para pessoa ao se enxergar por trás do véu mágico que os protege.

O Glamour é uma forma de expressão natural dos Yordles que flerta com a magia, alterando sua aparência para os outros e muitas vezes dando a eles a aparência de humanos pequenos.

Aparência

Yordles são normalmente pequenos, raramente ultrapassam 1 metro de altura e normalmente variam na faixa dos 80 centímetros. Sua pele varia entre ser completamente lisa e até mesmo ser coberta de pelos, traços que normalmente diferenciam os machos e fêmeas dessa raça. Suas mãos têm 4 dedos mas seus pés variam entre os indivíduos, tendo entre 2 e 4 dedos.

A coloração de pele e do pelo varia muito, mas uma tendência comum é que os machos da raça costumam ser peludos enquanto as fêmeas costumam ter poucos pelos. Seus olhos são grandes, com íris circulares e pupilas ovais e normalmente enxergam frequências abaixo do vermelho, diferentemente dos humanos.

Cultura

Os Yordle têm magia inata que os auxilia a alcançar coisas extraordinárias e normalmente impossíveis para alguém de sua estatura. Além disso, eles têm uma necessidade maior de convivência social com outros de sua espécie, muito mais que os humanos por exemplo. Normalmente eles são uma espécie amigável e pacífica, frequentemente associados a jovialidade e pequenas brincadeiras, normalmente benevolentes.

Yordles que se isolem por muito tempo, especialmente se forem isolados de outros Yordles, começam a ter problemas psicológicos. Quando com inclinações nefastas isso pode fazer com que se tornem realmente malignos.

Nomes Yordles

Yordles não possuem sobrenome, mas quando possuem geralmente é um apelido que descreve algum hábito ou característica.

Nomes Masculinos: Teemo, Rumble, Veigar, Ziggs, Aellhand, Brundon, Carrus, Ferrin, Greemus, Halbert, Jacoby, Lelando, Marko, Pellas, Raurus, Xavier, Zeke

Nomes Femininos: Tristana, Lulu, Poppy, Brandy, Catarine, Eala, Galli, Helena, Kellie, Kittie, Margo, Quiver, Sabrina, Terri.

Traços de Origem dos Yordles

Herança. Você possui 2 pontos de Herança, veja o Capítulo 5: Personalização para a lista de Heranças disponíveis.

Idade. A vida dos Yordles é extremamente longa em comparação ao dos humanos, em parte por sua natureza mágica. No entanto eles mantém quase sempre um aspecto jovial e um humor próximo ao de crianças. Por isso, é praticamente impossível precisar a idade de qualquer um.

Tamanho. A maioria dos Yordles tem menos de 1 metro de altura e pesam por volta de 30 quilos. O seu tamanho é Pequeno.

Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 30 pés

Idiomas. Você pode falar, ler e escrever a língua Yordle. Os Yordles são muito eficientes em comunicação e aprendem facilmente outras línguas, gastando metade do tempo normal para aprender um novo idioma.

Região. Cada região de Runeterra possui uma cultura diferente, você deve escolher sua Região, que definirá onde você cresceu e muito de como você vê o mundo. Você pode ver mais a respeito disso no Capítulo 11: Runeterra.

Necessidade de Cobertura. Por algum motivo, todo yordle sente necessidade de ter algo em sua cabeça como um óculos, um chapéu, touca, brinco, etc.

Sentidos Aguçados. Pelo fato de terem sentidos aguçados, tanto visão quanto audição, eles têm proficiência na perícia Percepção.

Visão no Escuro. Pelos olhos especiais que têm, Yordles tem uma visão superior no escuro e na penumbra. Você enxerga na penumbra a até 60 pés como se fosse luz plena e no escuro como se fosse na penumbra. Você não pode discernir cores no escuro, apenas tons de cinza.

Máscara da Natureza. Os Yordles podem tentar se esconder mesmo quando estiver apenas levemente oculto pela folhagem, chuva forte, neve caindo, ou outro fenômeno natural. Além disso eles podem tentar se esconder até mesmo atrás de uma criatura, contanto que ela seja no mínimo uma categoria de tamanho maior que a sua.

Magia Inata Yordle
Magias Conhecidas e Usos
Nível Truques 1 2 3 4 5
1 - - - - -
1 1 - - - -
1 1 1 - - -
11º 1 1 1 1 - -
15º 1 1 1 1 1 -
19º 1 1 1 1 1 1

Magia Inata. Yordles conhecem naturalmente algumas magias da lista de Magias Yordle. Eles não requerem componentes material para essas magias. Sempre que uma magia inata Yordle é conjurada, ela pode causar um efeito aleatório. No momento que você utilizar uma magia você deve rolar 1d20, caso caia 5 ou menos você deve rolar a tabela de Magia Descontrolada Yordle que pode ser encontrada no Capítulo 10.

A tabela indica quando você aprende novas magias e quantas vezes você pode conjurar elas sem gastar pontos de mana por descanso longo. Você aprende novas magias da lista de magias do Yordle conforme sobe de nível.

Seu atributo para conjurar essas magias é Carisma.

CD para suas Magias Yordle = 8 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Carisma
Modificador de Ataque de Magia Yordle = seu bônus de proficiência + seu modificador de Carisma


Efeito Narrativo

A Magia Inata Yordle reflete a relação que eles tem com a sua própria essência espiritual e mágica, funcionando em termos narrativos de forma diferente da magia do Arcano, Acólito ou outras classes conjuradoras. Sempre que um Yordle conjura uma Magia Inata Yordle, ela tem necessariamente um componente narrativo que pode soar até como absurdo, como por exemplo, ao usar a magia de 3º nível luz do dia, o Yordle pode dizer que seu personagem está assoprando a escuridão para longe. Conforme o Yordle sobe de nível, ele tem acesso a novas magias. Elas obrigatoriamente tem que ter alguma explicação narrativa para serem “aprendidas” como por exemplo um Yordle que jamais viu gelo jamais poderia aprender a magia de 4º nível tempestade glacial.

Linhagens. Você deve escolher um entre os berços a seguir:

Berço

Aquáticos

Os Yordles aquáticos se sintonizaram com a magia dos mares, tendo adaptações para a vida marinha e criando laços com as criaturas dos mares. Estranhamente, até mesmo criaturas perigosas e gigantescas parecem formar vínculos e amizades com esses Yordles.

Amizade Marinha. Você pode se comunicar normalmente com criaturas marinhas, e possui vantagem em testes de Persuasão para convencer uma criatura marinha a não atacar você ou seus aliados, desde que vocês não tenham atacado a criatura ainda.

Crias do Mar. Você possui proficiência com o Ofício de Condutor (veículos aquáticos), tridentes e redes. Além disso, você tem vantagem em salvaguardas de Destreza contra ser Agarrado.

Escorregadio. Você pode adicionar seu bônus de proficiência à sua CA e recebe resistência a dano contundente. Adicionalmente, você se torna incapaz de utilizar uma armadura.

Respiração Subaquática. Yordles Aquáticos podem respirar tanto água quanto ar normalmente. Além disso, eles possuem 35 pés de deslocamento de natação. Além disso, combate debaixo da água não causa penalidades em deslocamento ou ataques para você. Enquanto debaixo da água sua Visão no Escuro é dobrada.

Felpudo

Os Yordles felpudos são a linhagem mais comum dos Yordles, cidadãos de Bandópolis em sua maioria que levam vidas pacatas sem muitas aventuras. Exceto quando não é assim, quando eles acabam por encontrar confusões tentando ter aventuras.

Capacidade Extraordinária. Apesar do seu tamanho, você consegue carregar e utilizar armas pesadas feitas para criaturas médias normalmente. Adicionalmente, caso não esteja empunhando uma arma pesada, você possui 40 pés de deslocamento de caminhada, ao invés de 30 pés.

Fofura Extrema. Você adquire proficiência em Persuasão e possui vantagem em testes com essa perícia.

Mestres do Glamour
Nível Pontos Dado
1 1 d20
5 3 d12
9 5 d10
11 7 d8
15 9 d6
19 11 d4

Glamour. A aparência dos Yordles é envolta em uma magia inata que atua mesmo inconscientes, ela mascara sua verdadeira aparência. É uma defesa natural que age quando eles entram no Reino Material. Toda criatura que o vê deve realizar um teste de Percepção CD 15 + seu bônus de proficiência + seu modificador de Carisma. Em uma falha, a criatura o vê de uma forma que não seja a sua verdadeira. Cada criatura que falha nesse teste o vê de uma maneira diferente. O Yordle pode, voluntariamente, escolher que uma criatura o veja normalmente.

Mestres do Glamour. O glamour faz com que os yordles passem despercebidos ou tenham sua presença minimizada na percepção das pessoas, confundindo-os com outras pessoas ou simplesmente focando atenção em outros. Toda vez que um Yordle entrar em combate, ele tem um total de pontos de Glamour baseado em seu nível, igual à tabela Mestres do Glamour. A cada rodada em combate, ação realizada e a cada ataque sofrido ele perde um ponto. Enquanto ele tiver pontos de Glamour, toda vez que ele for alvo de um ataque, caso exista outro alvo possível para esse ataque, o mestre deve jogar um dado de acordo com a tabela Mestres do Glamour. Caso o resultado seja 1, o ataque deixa de ser feito no Yordle e é feito em outro alvo. Quando atingir 0 pontos de glamour você não poderá usar essa característica até completar um descanso curto ou longo, além disso, o Yordle pode voluntariamente desfazer esse glamour.