REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Ofício: Pedreiro

De Runarcana Wiki
Esta página contém alterações que não estão marcadas para tradução.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

O Ofício de Pedreiro permite que você possa construir os mais diversos tipos de edifícios das mais diversas complexidades, desde casas, passando por palácios, castelos, masmorras e até mesmo abrigos temporários como por exemplo improvisando tal abrigo e proteção em uma caverna. Um pedreiro é capaz de reforçar e consertar construções, além de ter conhecimento de como encontrar as falhas e vulnerabilidades de uma.

Atributo: O Atributo para testes ligados ao Ofício de Pedreiro é Inteligência.

Sinergias: Utilizando um Conjunto de Pedreiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

  • Arcanismo, História. O seu conhecimento sobre o Ofício de Pedreiro permite a você explicar a origem de uma construção a partir dos componentes utilizados na mesma bem como fazer inferências sobre a época e as técnicas de construção usadas.
  • Percepção. Você pode identificar irregularidades em paredes, pisos ou dimensão de salas, tornando mais fácil encontrar alçapões e passagens secretas.
  • Investigação. Seu conhecimento sobre o Ofício de Pedreiro permite a você estudar uma construção encontrando seus pontos fortes e fracos bem como pontos de sustentação..

Conjunto de Pedreiro

Com o Conjunto de Pedreiro você é capaz de construir edifícios, improvisar abrigos e até mesmo aumentar a segurança dos mesmos.

Conteúdo: Um Conjunto de Pedreiro inclui espátula, um martelo, um cinzel, escovas, serra, pregos, machado, esquadro, régua, enxó e cinzel.

Fórmulas do Ofício de Pedreiro

Os resultados das fórmulas do ofício de Pedreiro são normalmente chamados de Construções. Muitas dessas construções podem ser expandidas sem mudar seus tipos, o que altera seu custo e tempo de produção.

Expandindo Construções

Uma Construção tem proporções de altura, largura e área, além de ter sua CA e Pontos de Vida próprios, cada fórmula define um valor e proporção mínimos para a construção em questão, que pode ser expandido seguindo a ordem abaixo:

  • Área: Algumas construções podem ter sua área expandida, aumentando o valor em 50% do valor inicial dividido pela quantidade de andares inicial. A área não pode se tornar mais do que quatro vezes a área inicial. Exemplo: Uma torre tem um valor inicial de 60.000 PO e 3 andares como base, com uma área de 15 por 15 pés. Expandir essa área em 15 pés (tornando-a 30x15) aumenta seu valor em 20.000 PO.
  • Andares: Algumas construções podem ter sua quantidade de andares aumentada, aumentando o valor em 20% do valor inicial somado ao valor adicional de sua área para cada andar adicional. Cada andar tem 10 pés de altura. Exemplo: Uma torre que teve sua área aumentada 15x15 pés tem um valor de 80.000 PO (60.000 PO do valor inicial + 20.000 PO da área aumenta), então adicionar uma andar aumenta o valor em 16.000 PO.
  • Largura: Algumas construções podem ter sua largura aumentada, aumentando seu valor em 20% do valor inicial somado ao valor adicional de sua área para cada vez que a largura é aumentada. Cada aumento soma 1 dado de vida à construção. Exemplo: Um castelo tem um valor inicial de 500.000 PO e a largura de 4 pés de suas muralhas pode ser aumentada, fazendo isso, o custo aumenta em 100.000 pés para ter muralhas com 10 pés de largura com 6d10 Pontos de Vida.
Construções
d4 Resultado
1 Escolha: Redução do tempo de execução em 20% ou Redução do valor de custo em 20%
2 Os dados dos Pontos de Vida aumentam em uma categoria
3 Soma seu bônus de Proficiência à CA da construção
4 Escolha um resultado entre 1 a 3
Usada para construções


Nível 1

Construir Muros

Ofício: Pedreiro 1
CD: 13
Componente: Tijolos ou pedras, cimento, madeira, Conjunto de Ofício
Valor: *

Você sabe como construir muros resistentes e eficazes para proteger uma área utilizando tijolos, alvenaria e outros recursos que estejam à disposição.

O custo de criação é feito por blocos com 5 pés de altura, espessura e largura. Cada bloco desses custa 5 PO para ser feito e leva um total de 2 horas para ser construído, mas leva no mínimo 24 horas para ficar completo, quando passa a ter então, CA de 17 e 4d8 pontos de vida em cada bloco de 5 pés.

20 natural. Tabela Construções.

Nível 2


Construir Casas

Ofício: Pedreiro 2
CD: 15
Componente: Tijolos ou pedras, cimento, madeira e Conjunto de Ofício
Valor: 1000 PO

Você sabe como construir uma casa simples de tijolos e madeira com espaço suficiente para pelo menos uma pessoa morar confortavelmente.

O valor de criação é calculado a partir de áreas de 100 pés quadrados de piso por 10 pés de altura e as paredes da casa possuem uma CA de 17 e 5d10 pontos de vida. Você pode expandir a área ou adicionar 1 andar à Casa, conforme descrito em Expandindo Construções.

20 natural. Tabela Construções.

Nível 3

Construir Torres

Ofício: Pedreiro 3
CD: 17
Componente: Tijolos ou pedras, cimento e Conjunto de Ofício
Valor: 60.000 PO

Seus conhecimentos arquitetônicos permitem a você criar a estrutura reforçada de uma torre, podendo ser usada como torre de vigilância.

Uma torre é uma estrutura vertical com pelo menos 3 andares, cada um deles com uma área quadrada ou circular de 100 pés quadrados. As paredes da torre tem 5d10 pontos de vida e 15 + seu nível de Ofício de CA. Você pode expandir a área ou adicionar até 7 andares à Torre, conforme descrito em Expandindo Construções.

20 natural. Tabela Construções.

Nível 4

Construir Edifícios

Ofício: Pedreiro 4
CD: 19
Componente: Tijolos ou pedras, cimento, vigas de metal e Conjunto de Ofício
Valor: 150.000 PO

Seu domínio de arquitetura permite criar edifícios, estruturas muito mais altas que torres comuns que também são viáveis para habitação.

Um edifício é uma construção vertical com pelo menos 10 andares, totalizando 100 pés de altura, com cada andar tendo uma área base quadrada de 15 pés por 15 pés. As paredes do edifício tem 5d10 pontos de vida e 15 + seu nível de Ofício de CA. Você pode expandir a área ou adicionar até 20 andares ao Edifício, conforme descrito em Expandindo Construções.

20 natural. Tabela Construções.

Nível 5

Construir Castelo

Ofício: Pedreiro 5
CD: 20
Componente: Tijolos ou pedras, cimento, madeira e Conjunto de Ofício
Valor: 500.000 PO

Sua habilidade de construção chegou ao ponto de criar moradas para nobres e ricos, o castelo sendo o principal exemplo disso: uma grande construção capaz de comportar diversas pessoas confortavelmente além de ser protegida fortemente por uma muralha.

Um castelo é uma construção com uma área base de pelo dois andares de 10.000 pés quadrados (100 pés por 100 pés) cada. Além disso, todo castelo é envolto por uma muralha com 15 pés de altura, aumentando em 5 pés para cada andar adicional. A muralha tem 5d10 pontos de vida e 16 + seu nível de Ofício de CA. Você pode expandir a área ou adicionar até 2 andares ao Castelo, além de poder aumentar a largura das Muralhas a até 10 pés, conforme descrito em Expandindo Construções.

20 natural. Tabela Construções

Nível 6

Construir Arcologia

Ofício: Pedreiro 6
CD: 22
Componente: Tijolos ou pedras, cimento, vigas e reforços de metal, vidro e Conjunto de Ofício
Valor: 10.000.000 PO

Você chegou ao ápice da arquitetura, sendo capaz de criar uma construção complexa e detalhada, capaz de funcionar como uma cidade localizada, permitindo que indivíduos habitem áreas que, em outras circunstâncias, seriam inimagináveis.

A arcologia é uma grande construção tridimensional, que ocupa uma área base de 120 mil pés (300 pés por 400 pés), tendo 20 andares, totalizando 200 pés de altura. A arcologia é envolta por uma camada de proteção com 5 pés de largura, que tem 5d10 Pontos de Vida e 16 + seu nível de Ofício de CA. Você pode expandir a área ou adicionar até 100 andares à Arcologia, além de poder aumentar a largura de sua proteção a até 15 pés, conforme descrito em Expandindo Construções.

20 natural. Tabela Construções.