REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Ofício: Cozinheiro

De Runarcana Wiki

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

O Ofício de Cozinheiro torna você capaz de preparar não apenas alimentos, mas refeições saborosas que ajudem seus companheiros a recuperar suas forças, além de saber encontrar ingredientes ou mesmo entender o princípio por trás dos mesmos para poder substituí-los quando necessário. Um conhecimento comum de cozinheiros é como encontrar esses ingredientes e até entender quando um ingrediente novo é capaz tornar uma comida mais saborosa ou perigosa.

Atributo: O Atributo para testes ligados ao Ofício de Cozinheiro é Carisma.

Sinergias: Utilizando um Conjunto de Cozinheiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos

  • História. Você tem conhecimento de costumes e hábitos alimentares de outros povos e outras épocas.
  • Medicina. Você conhece a propriedade curativa de alimentos regulares além de poder, ao administrar um tratamento, transformar um remédio amargo ou azedo em uma mistura de sabor agradável.
  • Sobrevivência. Ao buscar por alimentos você pode encontrar ingredientes alternativos além de conseguir analisar carnes de criaturas peçonhentas e.ou venenosas e possibilitar consumi-las sem risco.

Conjunto de Cozinheiro

Qualquer aventureiro sabe que muitas vezes a vida leva eles a ficarem dias em lugares longe de qualquer civilização, as vezes imprevistos acontecem e o alimento se torna escasso. Com um cozinheiro ao longo da jornada, suas refeições serão muito melhores do que a típica mistura de carne seca e frutas desidratadas, além de melhor distribuídas e desperdício evitado.

Conteúdo: Um Conjunto de Cozinheiro pode conter ao menos um pote de metal versátil que também sirva como panela, algumas facas de cozinha, alguns talheres, ao menos uma colher para misturar, e pelo menos uma concha.

Fórmulas do Ofício de Cozinheiro

Benefícios de consumir uma refeição não são cumulativos, mas você pode possuir benefícios de mais de uma refeição ao mesmo tempo. Ex. Ao consumir uma Torta de Aronguejo, você recebe os benefícios por 12 horas, mas caso faça um novo descanso curto e se alimente novamente da Torta de Aronguejo, o benefício não é cumulativo, apenas estendendo a duração do mesmo.

Nível 1

Ração de Campanha

Ofício: Cozinheiro 1
CD: 13
Componente: Alimentos base e Conjunto de Ofício
Valor: 5 PP
Tempo: 1 hora (porção)

Uma porção de ração de campanha é o necessário para uma criatura de tamanho médio se alimentar por um dia. Normalmente ela é composta de frutas secas, carne seca, castanhas entre outros alimentos locais e pesa 1Kg.

A porção de ração de campanha pode ser consumida durante um descanso curto.

20 natural. Consumir a ração cura 1 ponto de vida e 1 ponto de exaustão

Nível 2

Ração Avançada de Campanha

Ofício: Cozinheiro 2
CD: 15
Componente: Alimentos base e Conjunto de Ofício
Valor: 1 PO
Tempo: 3 horas (2 porções)

Uma porção de ração avançada de campanha possui o necessário para uma criatura de tamanho médio ou grande se alimentar por um dia. Composta de carnes selecionadas conservadas através de defumação, barras de castanhas e cereais e pesa 0,5 Kg.

A porção de ração de campanha pode ser consumida durante um descanso curto e recupera 1d4 pontos de vida e 2 pontos de exaustão.

20 natural. Passa a recuperar 1d6 pontos de vida.

Nível 3

Banquete Restaurador

Ofício: Cozinheiro 3
CD: 17
Componente: Carnes, Farinha, grãos, mel, vegetais, temperos e Conjunto de Ofício
Valor: 15 PO
Tempo: 6 horas

Um banquete restaurador é uma refeição preparada com cuidado e atenção, serve até 5 pessoas e leva pelo menos 1 hora para ser consumida.

Durante um descanso longo é possível servir um banquete, cada pessoa que passa 1 hora usufruindo do banquete recebe os seguintes benefícios: Recupera 1d8 + Nível de Ofício do Cozinheiro em pontos de vida, remove 2 pontos de Exaustão, recupera 1d6 pontos de Mana (caso possua), recupera 1d4 ponto de Ki (caso possua) e por até 24 horas faz a primeira salvaguarda contra as condições Envenenado ou Intoxicado com vantagem.

20 natural. O banquete passa a servir a até 7 pessoas.

Kraken Marinado

Ofício: Cozinheiro 3
CD: 17
Componente: Carnes de Kraken, frutas cítricas, mel, vegetais, temperos e Conjunto de Ofício
Valor: 15 PO (3 porções)
Tempo: 24 horas

Kraken Marinado é uma iguaria comum entre pessoas ricas em Águas de Sentina, com o preparo do mesmo sendo parte de um processo demorado e que requer atenção especial a detalhes para que não se torne incomível.

Durante um descanso curto é possível consumir um Kraken Marinado, ao consumir você recebe os seguintes benefícios: recupera 2d4 pontos de vida, 1d4 de Mana e 1 ponto de Ki.

20 natural. Os benefícios se tornam 3d4 pontos de vida, 1d6 pontos de Mana e 2 pontos de Ki.

Nível 4

Torta de Aronguejo

Ofício: Cozinheiro 4
CD: 19
Componente: Carne de aronguejo, farinha, legumes, tempero e Conjunto de Ofício
Valor: 100 PO (5 porções)
Tempo 4 horas

O aronguejo é encontrado nas costas de Valoran, Shurima e em Águas de Sentina. Uma criatura rápida e fugaz, a torta feita com a sua carne é uma iguaria respeitadíssima em qualquer lugar.

Uma torta de aronguejo pode servir até 5 pessoas, sendo possível consumi-la durante um descanso curto. Ao se alimentar de uma porção, pelas próximas 12 horas a criatura recebe os seguintes benefícios: Vantagem em Salvaguardas de Carisma e Sabedoria, 1d6 pontos de vida, 2 de RD a danos físicos simples, faz jogadas de percepção com vantagem, recebe bônus de +2 em jogadas de Iniciativa e tem seu movimento base aumentado em 5 pés.

20 natural. Os benefícios se tornam 1d8 pontos de vida, +3 em jogadas de Iniciativa e movimento base aumentado em 10 pés.

Nível 5

Tartar de 2 Krakens

Ofício: Cozinheiro 5
CD: 20
Componente: Kraken Marinado, Defumado de Kraken, ervas finas e especiarias e Conjunto de Ofício
Valor: 100 PO (2 porções)
Tempo: 2 horas

O Tartar de 2 Krakens é uma combinação complexa de Kraken cru marinado e Kraken defumado. Extremamente apreciada pela alta-nobreza Noxiana, pode ser encontrada em diversas regiões.

Para preparar um Tartar de Kraken é necessário ter Kraken marinado por 24 horas. Um Tartar de 2 Krakens pode servir a 2 pessoas, sendo possível consumi-lo durante um descanso curto ou longo. Ao se alimentar de uma porção, pelas próximas 12 horas a criatura recebe os seguintes benefícios: +1 em jogadas de ataques e danos, 2d8 pontos de vida, a CD de suas magias aumenta em 1, resistência a danos espirituais e RD 1/ dano verdadeiro.

20 natural. Os benefícios se tornam 3d8 pontos de vida e a RD se torna 2/ dano verdadeiro.

Nível 6

Druvask de Varal

Ofício: Cozinheiro 6
CD: 22
Componente: Druvask, ervas, lenhas específicas e Conjunto de Ofício
Valor: 500 PO (10 porções)

O prato conhecido como “Druvask de Varal” é uma espécie de churrasco feito de forma lenta no decorrer de dois dias inteiros, com diferentes etapas de preparo mudando a temperatura em que a carne é assada além de usar lenhas diferentes nesses processos. O resultado é uma carne tenra saborosa e de sabor inconfundível.

Um Druvask de Varal pode ser consumido durante um descanso longo por até 10 pessoas. Ao se alimentar dessa forma, pelas próximas 24 horas se recebe os seguintes benefícios: Recupere 4d6 pontos de vida, seus ataques corpo a corpo recebem 1d4 de dano adicional, você recebe resistência a dano gélido e glacial, você remove 1d4+2 pontos de exaustão e seus ataques corpo a corpo tem seu multiplicador de crítico aumentado em 1.

20 natural. Os benefícios se tornam, 1d6 de dano adicional em ataques corpo a corpo e imunidade a dano gélido.