REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Ofício: Chaveiro

De Runarcana Wiki
Outros idiomas:

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

O Ofício de Chaveiro torna você capaz de projetar, criar , reparar e estudar chaves e fechaduras, além de entender funcionamentos de segurança e ter conhecimentos de arrombamento e até mesmo de armadilhas sofisticadas, contendo mecanismos delicados e precisos.

Atributo: O Atributo para testes ligados ao Ofício de Chaveiro é Destreza.

Sinergias: Utilizando um Conjunto de Chaveiro, você pode utilizar esse ofício com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos

  • História. Seu conhecimento de história inclui armadilhas e tipos de fechaduras comuns em determinadas regiões e povos. Isso lhe concede informações que podem ajudar você a encontrar ou desarmar.
  • Investigação e Percepção. O seu conhecimento e experiência parecem te dar um instinto apurado quando procura por armadilhas, pois você aprendeu uma variedade de sinais comuns que revelam sua presença e consegue ver sinais de armadilhas que já tenham sido ativadas.

Conjunto de Chaveiro

Um Conjunto de Chaveiro, embora possam ser usados pelos mesmos para criar chaves e destrancar portas e baús, podem ser usados também por aventureiros que sabem ser necessário vez ou outra ter que abrir fechaduras de uma masmorra ou desarmar armadilhas. Proficiência com esta ferramenta também garante a você um conhecimento geral sobre fechaduras e armadilhas.

Conteúdo: Um Conjunto de Chaveiro inclui normalmente uma pequena lixa, um conjunto de gazuas, um pequeno espelho em um suporte de metal, um conjunto de tesouras de lâmina estreita, um par de alicates, alguns arames e fios entre outros objetos.

Fórmulas do Ofício de Chaveiro

Nível 1

Cadeado

Ofício: Chaveiro *
CD: 13
Componente: Metal e Conjunto de Ofício
Valor: *

Um cadeado pode ter sua segurança variada

Um cadeado seguro possui CD igual a 14 + nível de Ofício empregado na construção do mesmo. O valor é de 5 PO vezes o nível de Ofício.

20 natural. Adicione 1d4 à CD para arrombar o cadeado

Nível 2

Trava de Código

Ofício: Chaveiro 2
CD: 15
Componente: Metal e Conjunto de Ofício
Valor: 50 PO

Uma trava de código é um aparelho mecânico que pode ser posicionado como mecanismo para trancar uma porta ou um baú, com seu mecanismo possuindo uma limitação de códigos que podem ser inseridos, atrapalhando ainda mais tentativas de arrombamento.

A trava de código possui CD igual a 18 + duas vezes o nível de Ofício empregado na construção do mesmo.

20 natural. Adicione 1d4 à CD para arrombar a trava de código

Nível 3

Cadeado Armadilha

Ofício: Chaveiro 3
CD: 17
Componente: Metal, pedras preciosas e Conjunto de Ofício
Valor: 75 PO

Um cadeado armadilha possui uma armadilha embutida, fazendo com que tentativas mal sucedidas de arrombá-lo disparem a armadilha.

A CD de um Cadeado Armadilha é de 16 + nível de Ofício empregado na construção do mesmo. Em uma falha de arrombamento, o cadeado dispara um pulso elemental definido no momento de sua construção e se torna impossível de ser arrombado, podendo apenas ser quebrado mas tendo sua CA aumentada em um valor igual a metade do nível de Ofício Empregado e tem seus pontos de vida duplicados. Criaturas em uma área de até 10 pés ao redor do cadeado devem fazer uma salvaguarda de Destreza igual a 10 + Bônus de Proficiência e Nível de Ofício do criador do cadeado, em uma falha recebem 2d6 de dano do tipo escolhido, em um sucesso recebem apenas metade.
Uma vez que um cadeado armadilha tenha sido disparado, ele não possui mais a carga e deve ser reparado. Um Chaveiro que conheça a Fórmula pode restaurar o cadeado utilizando um solvente alquímico.

20 natural. A CA aumenta em um valor igual ao nível de Ofício Empregado e tem seus pontos de vida quadruplicados e o dano causado aumenta para 3d8.

Nível 4

Cofre

Ofício: Chaveiro 4
CD: 19
Componente: Metal e Conjunto de Ofício
Valor: 200 PO
Um cofre pode ser feito em diversos tamanhos, normalmente ele possui uma combinação única para ser aberto.

Um cofre possui CD igual a 16 + nível de Ofício empregado na construção do mesmo.

20 natural. A CD de arrombamento aumenta em 1d6

Nível 5

Trava Secreta de Presença

Ofício: Chaveiro 5
CD: 20
Componente: Placas de Metal e Conjunto de Ofício
Valor: 150 PO

Uma trava secreta de Presença não possui nenhuma forma visível de ser aberta, com a fechadura sendo protegida por placas de metal e normalmente oculta aos olhos. A trava secreta de presença abre apenas quando o objeto determinado se aproxima do ponto certo.

Encontrar uma Trava Secreta de Presença requer sucesso em uma jogada de Investigação CD 14 + Nível de Ofício utilizado na criação.

20 natural. A CD para encontrar a trava aumenta em 1d4

Nível 1

Cofre de Proteção Etérea

Ofício: Chaveiro 6
CD: 23
Componente: Metal e Conjunto de Ofício
Valor: 1000 PO

Um Cofre de Proteção Etérea repele qualquer tentativa mágica de afetar sua composição e estrutura, além de repelir tentativas incorpóreas de manipular sua abertura.

Um cofre possui CD igual a 19 + nível de Ofício empregado na construção do mesmo.

20 natural. A CD de arrombamento aumenta em 1d6