Manter a Wiki no ar gera custos, nos ajude com isso nos apoiando através de https://apoia.se/runarcana com qualquer valor!

Vários Tiers de recompensa trazem recompensas especiais aos que apoiam continuamente.

Objetos

From Runarcana Wiki

Este artigo está em conformidade com a versão 0.92 do Runarcana RPG

Quando personagens precisam serrar cordas, estilhaçar uma janela ou despedaçar uma porta, a única regra sólida e rápida é esta: dado o tempo necessário e a ferramenta correta, personagens são capazes de destruir qualquer objeto destrutível. Use de bom senso ao determinar o sucesso de um personagem em avariar um objeto. Um guerreiro pode atravessar uma seção de parede de pedra com uma espada? Não, a espada é passível de quebrar antes da parede.

Para propósitos destas regras, um objeto é um item discreto e inanimado, como uma janela, porta, livro, mesa, cadeira ou pedra, não um edifício ou um veículo que são compostos de muitos outros objetos.

Estatísticas para Objetos

Quando o tempo é um coeficiente, você pode atribuir uma Classe de Armadura e pontos de vida para um objeto destrutível. Você também pode lhe dar imunidades, resistências e vulnerabilidades para tipos específicos de danos

Classe de Armadura. A Classe de Armadura de um objeto é uma medida de quão difícil é causar dano ao objeto quando este é atingido (visto que o objeto não tem chance de se esquivar ou sair do caminho). A tabela de Classe de Armadura de Objetos fornece valores sugeridos de CA para várias substâncias.

Classe de Armadura de Objetos
Substância CA
Tecido, papel, corda 11
Cristal, vidro, gelo 13
Madeira, osso 15
Pedra 17
Ferro, aço 19
Adamantina 23

Pontos de Vida. Os pontos de vida de um objeto determinam quanto dano ele pode sofrer antes de perder sua integridade estrutural. Objetos resistentes têm mais pontos de vida que objetos frágeis. Objetos grandes também tendem a ter mais pontos de vida que objetos pequenos, a menos que a quebra de uma pequena parte do objeto seja tão efetiva quanto quebrá-lo por inteiro. A tabela de Pontos de Vida de Objetos fornece sugestões de pontos de vida para objetos frágeis e resistentes que sejam Grande ou menores.

Pontos de Vida de Objetos
Tamanho Frágil Resistente
Minúsculo (garrafa, fechadura) 2 (1d4) 4 (2d4)
Pequeno (baú, alaúde) 3 (1d6) 9 (3d6)
Médio (barril, candelabro) 4 (1d8) 16 (4d8)
Grande (carroça, janela de 10 por 10 pés) 5 (1d10) 25 (5d10)

Objetos Enormes e Imensos. Armas normais são de pouco uso contra muitos objetos de tamanho Enorme e Imenso, como uma estátua gigantesca, uma imponente coluna de pedra ou uma rocha maciça. Dito isto, uma tocha pode queimar uma tapeçaria Enorme, e uma magia terremoto pode reduzir um colosso a escombros. Você pode manter controle dos pontos de vida de um objeto Enorme ou Imenso se desejar, ou pode simplesmente decidir quanto tempo o objeto pode suportar perante qualquer arma ou força agindo contra ele. Se você mantiver o controle dos pontos de vida de um objeto, divida-o em partes de tamanho Grande ou menores e controle os pontos de cada parte separadamente. Destruir uma dessas partes pode arruinar todo o objeto. Por exemplo, a estátua Imensa de um humano pode tombar quando uma das suas pernas de tamanho Grande for reduzida a 0 pontos de vida.

Objetos e Tipos de Danos. Objetos são imunes a dano letífero e psíquico. Você pode decidir que alguns tipos de dano são mais eficazes contra um determinado objeto ou substância do que outros. Por exemplo, dano contundente funciona bem para despedaçar coisas, mas não para cortar através de corda ou couro. Objetos de papel ou pano podem ser vulneráveis a dano elétrico e ígneo. Uma picareta pode desbastar pedra, mas não pode cortar uma árvore com eficiência. Como sempre, use seu melhor julgamento.

Limite de Dano. Objetos grandes, como as muralhas de um castelo, têm, frequentemente, resistência extra representada por um limite de dano. Um objeto com um limite de dano tem imunidade a todo tipo de dano, a menos que sofra uma quantidade de dano de um único ataque ou efeito que seja equivalente ou maior que o limite de dano, caso em que, ele recebe dano normal. Qualquer dano que falhe em equiparar ou exceder o limite de dano do objeto, é considerado superficial e não reduz os pontos de vida deste.