Nyxis

From Runarcana Wiki

Nyxis são criaturas malévolas e perniciosas, com extrema malícia que se nutrem do sofrimento alheio e do terror causado a suas vítimas. Possuem uma característica extremamente perigosa que é a de se multiplicarem de forma veloz e potencialmente catastrófica. Alguns parecem conseguir manipular as sombras para criar armamentos, escudos e em alguns casos, até mesmo outros Umbrinata.

Nyxie

“Pela mente ou pelo corpo, temo que esses pesadelos destruam
a tudo e todos, e a insanidade reinará eternamente”
- Notas de Jens Tommen, historiador




Essas criaturas são travessas e, quando não estão sob comando de outra criatura, andam em bandos para aterrorizar uma única criatura, encurralando ela para que o terror causado seja superior a qualquer coisa que a criatura tenha sentido anteriormente. Quando uma criatura aterrorizada chega ao seu limite, os Nyxis matam e devoram o medo criado por eles, e quando acumulam poder o suficiente desse medo, eles se multiplicam.

Os nyxis não podem ser mortos, apenas dissipados. Quando chegam a 0 pontos de vida se dissolvem em uma sombra que mergulha no solo e desaparece, retornando pro reino das sombras.

Recompensas

Cada Nyxie possui um número limitado de recursos que ele pode conceder ao ser abatido. Esses recursos desaparecem 1 minuto após a morte dessa criatura caso não sejam coletados.

Trama Sombria. Cada Nyxie pode conceder 25 gramas multiplicada por 1d6 de Trama Sombria. É necessário um teste de Prestidigitação CD 11 para removê-la sem danificá-la.

Garras. Cada Nyxie possui 8 garras. É necessário um teste de Prestidigitação CD 15 para removê-las sem danificá-las.

Fabricação de Itens

Adaga Sombria. Você pode criar uma adaga com 1 garra de Nyxie. Para fabricar essa adaga você deve realizar um teste com ferramentas de ferreiro ou oleiro CD 13, em um sucesso você cria uma adaga que causa 1 ponto de dano sombrio adicional. Em uma falha, a garra é inutilizada.

Arquinyx

Os Arquinyx são maliciosos e cruéis. Gostam de ver sofrimento e são adeptos de qualquer forma de tortura que possa render gritos e desespero. Normalmente carregam armas recolhidas de aventureiros que tombaram e usam as mesmas de forma bem habilidosa.

Normalmente um Arquinyx está acompanhado de pelo menos 4 Nyxies, mesmo que eles não estejam por perto, podem estar sob o comando do mesmo.

Quando em combate, são extremamente oportunistas, aproveitando qualquer oportunidade para causar dor e rapidamente acabar com ameaças perigosas.

Quando se encontram encurralados, costumam rir de maneira doentia e se dividem em outras cópias, tentando tomar a vantagem numérica.

Recompensas

Cada Arquinyx possui um número limitado de recursos que ele pode conceder ao ser abatido. Esses recursos desaparecem 1 minuto após a morte dessa criatura caso não sejam coletados.

Trama Sombria. Cada Arquinyx pode conceder 50 gramas multiplicada por 1d6 de Trama Sombria. É necessário um teste de Prestidigitação CD 13 para removê-la sem danificá-la.

Garras. Cada Arquinyx possui 8 garras. É necessário um teste de Prestidigitação CD 15 para removê-las sem danificá-las.

Fabricação de Itens

Adaga Sombria. Você pode criar uma adaga com 1 garra de Arquinyx. Para fabricar essa adaga você deve realizar um teste com ferramentas de ferreiro ou oleiro CD 13, em um sucesso você cria uma adaga que causa 1d4 de dano sombrio adicional. Em uma falha, a garra é inutilizada.

Tiranyx

Os Tiranyx são a um primeiro exame criaturas estranhas e nem tão assustadoras, embora sejam grandes e potencialmente perigosos. No entanto, uma vez que encontrem uma ameaça ou recebam um comando de ataque, abrem sua boca mostrando enormes dentes afiados e urros doentios são emitidos.

Se antes de entrarem em formação de combate eles não aparentam risco, quando estão atacando conseguem impor o medo no coração dos que testemunham sua fúria insana.

Recompensas

Cada Tiranyx possui um número limitado de recursos que ele pode conceder ao ser abatido. Esses recursos desaparecem 1 minuto após a morte dessa criatura caso não sejam coletados.

Trama Sombria. Cada Tiranyx pode conceder 75 gramas multiplicada por 1d6 de Trama Sombria. É necessário um teste de Prestidigitação CD 15 para removê-la sem danificá-la.

Garras. Cada Tiranyx possui 8 garras. É necessário um teste de Prestidigitação CD 16 para removê-las sem danificá-las.

Fabricação de Itens

Adaga Sombria. Você pode criar uma adaga com 1 garra de Arquinyx. Para fabricar essa adaga você deve realizar um teste com ferramentas de ferreiro ou oleiro CD 13, em um sucesso você cria uma adaga que causa 1d6 de dano sombrio adicional. Em uma falha, a garra é inutilizada.

Blocos de Estatísticas dos Nyxis

Abaixo estão os blocos de estatísticas dos Nyxie, Arquinyx e Tiranyx

Nyxie

Nyxie (Evershade Stalker by Sixmorevodka)
Nyxie

Ínfero (umbrinata) Pequeno, Caótico Mal

Classe de armadura: 13 (armadura natural)

Pontos de Vida: 24 (8d6)

Deslocamento: 30 pés

FOR

8 (-1)

DES

13 (+1)

CON

10 (0)

INT

10 (0)

SAB

8 (-1)

CAR

9 (-1)

Perícias: Furtividade +3

Resistência a dano: necrótico, radiante e sombrio

Imunidade a condição: Amedrontado, Enfeitiçado

Sentidos: Percepção passiva 9, Visão no Escuro 60 pés

Região: Reino das Sombras

Idiomas: Sombrio

Nível de Desafio: ¼ (50 XP)

Escapada Ágil. O Nyxie pode executar a ação de Desengajar ou Esconder com uma ação bônus em cada um de seus turnos.

Divisão Sombria (recarga 5-6). Utilizando uma ação bônus, o Nyxie pode se dividir, criando um novo Nyxie com metade de seus pontos de vida atuais.

Ações
Garras. Arma de Ataque Corpo a Corpo: +3 para acertar, alcance 5 pés, um alvo. Dano: 4 (1d6 + 1) de dano cortante.

Dardo Sombrio. Arma de Ataque à Distância: +3 para acertar, alcance 80/250 pés, um alvo. Dano: 4 (1d6 + 1) de dano Sombrio.

Runas
Pulso Rúnico Caçador Noturno

Arquinyx

Arquinyx

Ínfero (umbrinata) Médio, Leal Mal

Classe de armadura: 18 (armadura natural)

Pontos de Vida: 45 (9d8 + 9)

Deslocamento: 30 pés

FOR

13 (+1)

DES

12 (+1)

CON

12 (+1)

INT

10 (0)

SAB

10 (0)

CAR

9 (-1)

Perícias: Furtividade +3

Resistência a dano: necrótico, radiante e sombrio

Imunidade a condição: Amedrontado, Enfeitiçado

Sentidos: Percepção passiva 10, Visão no Escuro 60 pés

Região: Reino das Sombras

Idiomas: Sombrio

Nível de Desafio: ½ (100 XP)

Divisão Sombria (recarga 5-6). Utilizando uma ação bônus, o Arquinyx pode se dividir, criando um novo Arquinyx com metade de seus pontos de vida.

Vantagem Marcial. Uma vez por turno, o Arquinyx pode causar 6 (2d6) de dano adicional a uma criatura que atingir com um ataque com arma que esteja a menos de 5 pés de um aliado que não esteja Incapacitado.

Ações
Garras. Arma de Combate Corpo a Corpo: +3 para atingir, alcance 5 pés, um alvo. Acerto: 6 (1d10 + 1) de dano cortante.
Runas
Pulso Rúnico Caçador Noturno

Tiranyx

Tiranyx

Ínfero (umbrinata) Médio, Caótico Mal

Classe de armadura: 16 (armadura natural)

Pontos de Vida: 70 (14d8 + 14)

Deslocamento: 30 pés

FOR

15 (+2)

DES

14 (+2)

CON

13 (+1)

INT

8 (-1)

SAB

11 (0)

CAR

9 (-1)

Perícias: Furtividade +6, Sobrevivência +2

Resistência a dano: necrótico, radiante e sombrio

Imunidade a condição: Amedrontado, Enfeitiçado

Sentidos: Percepção passiva 10, Visão no Escuro 60 pés

Região: Reino das Sombras

Idiomas: Sombrio

Nível de Desafio: 1 (200 XP)

Ataque Surpresa. Se o Tiranyx surpreender uma criatura e atingí-la com um ataque durante a primeira rodada de combate, o alvo recebe 6 (2d6) de dano adicional.

Divisão Sombria (recarga 5-6). Utilizando uma ação bônus, o Tiranyx pode se dividir, criando um novo Tiranyx com metade de seus pontos de vida.

Vantagem Marcial. Uma vez por turno, o Tiranyx pode causar 6 (2d6) de dano adicional a uma criatura que atingir com um ataque com arma que esteja a menos de 5 pés de um aliado que não esteja Incapacitado.

Visão Umbral. Zonas de escuridão mágica não afetam a visão no escuro do Tiranyx.

Ações
Garras. Arma de Combate Corpo a Corpo: +4 para atingir, alcance 5 pés, um alvo. Acerto: 6 (1d12 + 4) de dano cortante.
Runas
Pulso Rúnico Caçador Noturno

Fagulha Rúnica. Mordida Visceral