REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Membros Prostéticos

De Runarcana Wiki
Esta página contém alterações que não estão marcadas para tradução.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.92 do Runarcana RPG

"Nem mesmo as chamas ou as profundezas poderão clamar por mim."

- Gangplank

O começo ou o fim de muitas aventuras já se deu quando aventureiros sofreram a perda um braço ou uma perna, seja ao perder essa parte de seu corpo e com ela o espírito de aventura, ou mesmo o começo de uma nova jornada em busca de um substituto.

Em Runeterra as magias de restauração não são tão comuns, as que podem regenerar membros perdidos são raras e muitas vezes fora de qualquer preço que se possa pagar.

No entanto, Runeterra também é embebida em magia e tecnologia, seja ela hextec, quimtec, ou mesmo tecnologias perdidas de Shurima ou Icathia.

Graças a isso, não é estranho que pessoas pelo mundo inteiro possam recuperar membros perdidos muitas vezes com algumas vantagens em relação aos perdidos membros de carne frágil.

Cada membro prostético tem sua função e sua história, em cada local de Runeterra eles são vistos de forma completamente diferente, enquanto em alguns lugares eles são tão comuns, como em Zaun, em outros, como Demacia, eles podem muito bem atrair uma confusão enorme.

A origem de cada membro prostético é por si uma aventura, como você perdeu ele originalmente? Qual foi o caminho para encontrar um substituto e qual foi o preço pago por isso?

Os membros podem fazer parte da criação de personagem com autorização do mestre, mas podem também ser parte de uma aventura para ajudar um membro do grupo, talvez seja algo descoberto em alguma tumba antiga ou em um laboratório de um gênio louco.

De verdadeiras obras primas hextec até simples membros de madeira animados, os membros prostéticos são variáveis e dependem muito de sua origem e do valor pago por eles, nem sempre esse valor é financeiro, muitas vezes os poderes que possuem esses membros prostéticos podem muito bem exigir valores ainda mais altos.

Tabela de Raridade
Raridade Nível Bônus Valor
Comum 1 ou maior - 50 - 100 PO
Incomum 1 ou maior - 101 - 500 PO
Raro 5 ou maior +1 501 - 5.000 PO
Raríssimo 11 ou maior +2 5.000 - 50.000 PO
Lendário 17 ou maior +3 50.001 PO +

A tabela acima serve para orientar mestres quanto ao custo básico dos membros, isso não inclui os custos de uma operação (quando necessários) e podem muito bem flutuar de forma exorbitante de acordo com a procedência dos mesmos.

Locais onde membros prostéticos podem ser encontrados são clínicas em Zaun e Piltover, alguns raros lugares em Noxus, em Ionia não são comuns mas existem, em Águas de Sentina certamente no mercado clandestino e no mercado de Shurima talvez se encontrem coisas “perdidas”. Além disso, em ruínas antigas por toda Runeterra podem ser encontrados desde membros prostéticos até peças de armadura que funcionem como os mesmos.

Comuns

Um membro simples é normalmente um substituto simples para um braço ou uma perna, feito de algum material não especial como madeira ou metal, ele normalmente não executa todas as funções originais mas servem para necessidades do dia a dia. São as pernas de pau de piratas, os ganchos no lugar das mãos, ou outras formas mais rústicas de substituição como mãos com mecanismo de abrir e fechar imprecisos. Normalmente fornecem desvantagem em seu uso para combate e atividades mais complexas.

Mão de Gancho

Membro Prostético, comum

Você retém a habilidade de segurar um objeto nessa mão, no entanto ela conta como a perda de um dedo, você não pode usar uma arma nela a não ser que seja uma arma de duas mãos. Ele pode ser usado para ataques corpo a corpo e causa 1d4 + modificador de Força de dano perfurante.

Perna de Pau

Membro Prostético, comum

Você pode substituir uma perna que você tenha perdido por esse membro prostético, ao fazer isso você conta com a perda de um dedo ao invés de uma perna.

Cone de Ouvido

Membro Prostético, comum

Caso você tenha perdido o sentido da audição, você pode utilizar esse item para perder a desvantagem em testes de Percepção relacionados a audição.

Incomuns

Essa realidade não é acessível a todos, os membros Incomuns são normalmente mágicos, eles possuem as funções do membro original sem adicionar a ele qualquer funcionalidade normalmente, eles trazem ainda algumas desvantagens como ruídos em membros mecânicos, falta de sensibilidade, uso limitado, necessidade de algum combustível ou fonte de energia, entre outras possibilidades.

Semente Ferrobrasa

Membro Prostético, incomum (requer sintonização)

A integração dos Ionianos com a natureza e a magia proporciona feitos surpreendentes, uma delas é a semente de Ferrobrasa, uma planta da fauna Ioniana que pode ser ser plantada em um corpo orgânico e rapidamente cresce substituindo um membro, seja um braço, uma perna ou uma cauda. Sua aparência varia de acordo com o hospedeiro, podendo ter a aparência de madeira em várias cores e até mesmo com cores vivas como pétalas.

Uma inserção de Semente de Ferrobrasa só pode ser feita por algum curandeiro ou mago Ioniano que conheça a fundo as propriedades da Ferrobrasa. Após ser plantada, ela se alimenta sozinha dos fluídos do hospedeiro como um simbionte, crescendo ao longo dos dias e alcançando seu estado completo em 5 dias.

Após esse período, ela entra em um estado dormente e se integra completamente ao seu hospedeiro, substituindo um membro efetivamente.

Magias de cura e procedimentos de cura funcionam normalmente no membro substituído, para todos os casos ela não conta como um item mágico mas sim como parte do corpo.

No caso do mesmo membro ser decepado novamente, a semente de Ferrobrasa sai de seu estado dormente e volta a crescer regenerando o membro perdido, a não ser que a nova amputação seja feita numa região acima da anterior, removendo a semente do organismo.

Hexmembro Série Bronze 4

Membro Prostético, incomum (requer sintonização)

Os Artífices Hextec sempre produzem maravilhas com sua tecnologia aliada à magia. Os Hexmembro Série Bronze 4 são uns dos modelos mais simples disponíveis para substituição de um membro amputado, eles se adaptam ao tamanho máximo de um usuário grande. Sua cor é a de bronze envelhecido exatamente como um membro comum, mas um exame minucioso revela algumas runas que refletem pouca luz assumindo um brilho azul claro bem pálido e quase imperceptível, não causando problemas de visibilidade no escuro, são encontrados na versão Perna e na versão Braço.

O usuário do Hexmembro Série Bronze 4 recebe +1 de força até o máximo de 19, além disso ataques desarmados causam +1 de dano adicional.

Raros

Para os que tem poder ou dinheiro, existe uma classe de membros prostéticos bem distante, normalmente são construções mágicas com propriedades adicionais às do membro original, seja aumento de força, resistência adicional, ocultação de armamentos e em alguns casos até conseguem disparar magias. Nessa classe já são encontrados outros órgãos mais complicados como olhos, corações, pulmões entre outros.

Mão de Ferro Noxiana

Membro Prostético, raro (requer sintonização)

Embora tenha esse nome, a mão de ferro noxiana é uma prótese de origem zaunita, feita para poderosos noxianos substituírem suas mãos perdidas em guerra. A mão de ferro noxiana é preta como carvão e faz com que seu usuário transmita uma aura de poder e opressão. Ao ser utilizada em combate ela apresenta veios vermelhos incandescentes.

O usuário da mão de ferro recebe Força +2 (não podendo ultrapassar 20), causa +2 de dano em ataques desarmados e pode invocar uma vez por descanso longo tentáculos sombrios com CD 14, além disso, ele tem vantagem em testes de intimidação.

Pérola Icathiana Menor

Membro Prostético, raro (requer sintonização)

Não se sabe se essa pérola realmente tem origem em Icathia, no entanto os comerciantes usam esse nome para vendê-la por preços bem acima do mercado. Uma pérola roxa e cinza escuro, ela restaura a visão de seu usuário.

Uma vez por dia o usuário pode invocar o efeito da magia visão da verdade, além disso, criaturas do Vazio parecem considerar usuários dela menos ameaçadores.

Raríssimos

A diferença entre Raros e Raríssimos está especialmente na quantidade de funções adicionais, enquanto membros Raros possuem uma ou duas propriedades adicionais, os membros raríssimos podem possuir três ou mais propriedades, fazendo deles objetos ainda mais cobiçados e de valor substancialmente mais alto. Via de regra, membros raríssimos custam mais caro que uma restauração do membro original.

Coração de Rubi Escarlate

Membro Prostético, raríssimo (requer sintonização)

Essa peça maravilhosa é uma das construções Hextec mais importantes de Simon Aldhun, um gênio Hextec independente pelo quais os barões químicos tem disputado entre si o mecenato. Uma peça de Rubi encantado que é estimulada através de um composto de platina e cristal hextec e pode tanto ser implantada em um coração doente quanto substituir completamente um coração. Após a inserção, a região do peito exibe uma leve luminescência vermelha.

O usuário recebe +2 em Constituição e recebe 10 pontos de vida temporários por descanso longo, além disso ele cura 1 ponto de vida a cada 10 minutos. A cada dia o coração recebe uma carga com limite de cargas igual ao modificador de Constituição + bônus de proficiência. As cargas podem ser consumidas da seguinte forma:

  • 1 carga para conjurar proteção contra armas por 5 rodadas apenas sobre si mesmo.
  • 2 cargas para conjurar proteção contra veneno ao toque em qualquer alvo.
  • 3 cargas para conjurar restauração maior em um alvo (podendo ser o próprio usuário).

Braço da Lei

Membro Prostético, raríssimo (requer sintonização)

Construído originalmente para substituir o braço de um antigo oficial da lei de Piltover que o perdeu na linha de serviço, essa prótese foi um projeto secreto da cidade Piltover no qual vários grandes cientistas trabalharam, a assinatura de cada um deles pode ser vista em um exame minucioso. Seu visual é prioritariamente de ouro, com detalhes em ouro velho e em aço. Alguns alegam que exista petricita em sua composição, mas esse rumor vai contra tudo que se sabe sobre esse elemento.

O braço da lei dá a seu usuário +2 em Força e + 1 em Constituição, além disso, uma vez por semana o usuário é capaz de carregar um imenso pulso antimagia usando a magia campo antimagia que não afeta apenas próteses hextec por algum motivo desconhecido.

Lendários

Alvo de lendas e rumores, normalmente membros lendários não passam de objeto de fantasia ou histórias contadas entre um gole e outro em uma conversa. Um membro lendário pode ter qualquer aparência, podendo passar por um membro normal ou mesmo ser algo visivelmente diferente e poderoso. Às funções do membro original são adicionadas várias capacidades, poderes, entre muitas outras possibilidades.

Fragmento do Disco Solar

Membro Prostético, lendário (requer sintonização)

As lendas dizem que essa peça faz parte de um conjunto de armadura que foi feita com partes do Disco Solar após sua queda. Embora não se possa confirmar isso, o objeto emana uma aura de poder clara, não apenas por ser inteiramente de ouro, cravejado por rubis e com motivos solares que podem ser vistos em baixo relevo, mas por trazer consigo algo da antiga glória de Shurima. Essa peça de armadura pode ser colocada em um braço saudável e até mesmo encaixada apenas no ombro de um braço amputado.

O Fragmento do Disco Solar dá ao seu usuário resistência a dano radiante e ígneo, além de imunidade a efeitos de clima ártico, além disso, o fragmento carrega uma carga por dia, podendo manter até 5 cargas simultaneamente. As cargas podem ser gastas para lançar esfera elemental (fogo) (1 carga), muralha de fogo (2 cargas) e coluna elemental (fogo) (3 cargas). Cada carga adicional usada aumenta o nível efetivo da magia.

Relâmpago Negro Zaunita

Membro Prostético, lendário (requer sintonização)

Essa prótese de perna já esteve sob poder de diversos Barões Químicos, alguns que chegaram a executar a amputação de sua própria perna em busca de substituí-la pelo Relâmpago Negro Zaunita, sem sucesso. Essa prótese se adapta à necessidade de seu usuário, podendo substituir até mesmo uma perna inteira. O item parece feito da própria cinza de Zaun, com uma cor preta escura e opaca e com uma surpreendente leveza.

O deslocamento de caminhada do usuário dobra, ele está sob efeito permanente da magia velocidade ganhando +2 de CA, vantagem em salvaguardas de Destreza e ganha uma ação adicional em cada um dos turnos. Além disso, o usuário também recebe os efeitos da magia salto permanentemente. Ainda, a perna carrega 50 cargas, começando com 0 assim que a iniciativa for rolada. Você ganha 3 cargas para cada 5 pés que você se mover em seu turno. Como uma ação, você pode gastar as 50 cargas e usar a magia corrente de relâmpagos, o alvo inicial dessa magia deve estar em alcance de ataque corpo a corpo. A CD para essa magia é 15.

Artefatos

Se os lendários são alvo de lendas e rumores, Membros Artefatos são a essência dos quais as lendas bebem, são objetos de poder fora da escala normal, normalmente tem uma Inteligência própria e muitas vezes poderes ocultos, características de evolução orgânica ou mesmo capacidades que permitem até mesmo a dominação de seus usuários.

Olho Luminar do Fulgor

Membro Prostético, artefato (requer sintonização)

Membro Prostético, artefato (requer sintonização) Esse artefato tem suas origens nas antigas Ilhas Abençoadas, em uma cidade avançadíssima chamada Fulgor muito antes delas se tornarem Ilhas das Sombras. Essa peça é uma orbe dourada com veios sombrios e uma íris intrincada em ouro e alguma joia negra valiosíssima.

O usuário dessa peça recebe +1 em cada atributo e tem visão verdadeira, pode usar uma ação para dizer a palavra de comando. Quando fizer isso, consegue ver dentro e através de matéria sólida durante 1 minuto. Esta visão tem um raio de 30 pés. Para o usuário, objetos sólidos neste raio ficam transparentes e não impedem a passagem de luz através deles. A visão pode penetrar 1 pé de pedra, 1 polegada de metal comum ou 3 pés de madeira ou terra. Substâncias mais sólidas bloqueiam a visão, assim como uma folha fina de chumbo.

Sempre que o portador usar o olho dessa forma antes de fazer um descanso longo, ele deve ser bem-sucedido em uma salvaguarda de Constituição CD 15 ou ganhará um nível de exaustão. O usuário pode terminar o efeito com uma ação bônus e não sofre exaustão. O olho tem 8 cargas. O usuário pode usar uma ação e gastar 1 ou mais cargas para conjurar uma das seguintes magias (salvaguarda CD 18) através dele: clarividência (2 cargas), mau olhado (4 cargas), desintegrar (4 cargas) ou dominar monstro (5 cargas). O olho recupera 1d4 + 4 cargas gastas diariamente ao olhar pela primeira vez para o sol. O usuário experimenta premonições do perigo e, a não ser que esteja Incapacitado, não pode ser surpreendido.