REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Montarias e Estilo de Vida

De Runarcana Wiki
Esta página contém alterações que não estão marcadas para tradução.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.92 do Runarcana RPG

Uma boa montaria pode ajudar você a mover-se mais rapidamente através dos ermos, mas sua principal finalidade é carregar equipamentos, o que de outra forma iria atrasá-lo. A tabela Montarias e Outros Animais mostra o deslocamento e a capacidade de carga base de cada animal.

Um animal puxando uma carruagem, carroça, biga, trenó ou vagão pode mover peso de até cinco vezes sua capacidade base de carga, incluindo o peso do veículo. Se vários animais puxarem o mesmo veículo, eles podem somar sua capacidade de carga.

Outras montarias não listadas aqui estão disponíveis em mundos de jogos de fantasia, mas são raras e normalmente não estão disponíveis para compra. Estas incluem montarias voadoras e até mesmo montarias aquáticas. Adquirir tal montaria frequentemente significa conseguir um ovo e cuidar da criatura, fazer um pacto com uma entidade poderosa ou negociar com a própria montaria.

Montarias e Veículos

Armadura de Montaria. A armadura de montaria é uma armadura projetada para proteger um animal na cabeça, pescoço, peito e corpo. Qualquer tipo de armadura mostrada na tabela Armaduras pode ser comprada como uma armadura de montaria. O custo é quatro vezes o equivalente feito para humanóides, e pesa o dobro.

Embarcações a Remo. Barcas e botes a remo são utilizados em rios e lagos. Se indo rio abaixo, adicione o deslocamento da corrente (tipicamente de 3 milhas por hora) para o deslocamento do veículo. Estes veículos não podem ser remados contra qualquer corrente significativa, mas podem ser puxados rio acima por animais nas margens. Um barco a remo pesa 45 quilos, no caso de aventureiros carregá-lo sobre a terra.

Proficiência com Veículo. Se tem proficiência com um determinado tipo de veículo (terrestre ou aquático), você pode adicionar seu bônus de proficiência para qualquer teste que fizer para controlar esse tipo de veículo em circunstâncias adversas.

Sela. Uma sela militar segura o cavaleiro, ajudando-o a se manter sentado em uma montaria ativa em batalha. Ela lhe dá vantagem em qualquer teste que fizer para permanecer montado. Uma sela exótica é necessária para cavalgar qualquer montaria aquática ou voadora.

Montarias e Outros Animais
Montaria Preço Deslocamento Capacidade de Carga
Burro ou mula 8 PO 40 pés 190 kg
Camelo 50 PO 50 pés 218 kg
Cavalo de carga 50 PO 40 pés 245 kg
Cavalo de guerra 400 PO 60 pés 245 kg
Cavalo de montaria 75 PO 60 pés 218 kg
Elefante 200 PO 40 pés 600 kg
Mastim 25 PO 40 pés 88,5 kg
Pônei 30 PO 40 pés 102 kg


Veículos Aquáticos
Veículo Preço Deslocamento
Barco a remo 50 PO 2,4 km/h
Barco de quilha 3.000 PO 1,6 km/h
Dracar 10.000 PO 4,8 km/h
Galera 30.000 PO 6,5 km/h
Navio de guerra 25.000 PO 4 km/h
Veleiro 10.000 PO 3,2 km/h


Arreios, Arneses e Veículos de Tração
Item Preço Peso
Alforjes 4 PO 4 kg
Alimentação (por dia) 5 PC 5 kg
Armadura de montaria X4 X2
Biga 250 PO 50 kg
Carroça 15 PO 100 kg
Carruagem 100 PO 300 kg
Estábulo (por dia) 5 PP -
Rédea e freio 2 PO 0,5 kg
Sela
⠀⠀⠀Compacta 5 PO 7,5 kg
⠀⠀⠀Exótica 60 PO 20 kg
⠀⠀⠀Militar 20 PO 20 kg
⠀⠀⠀Viagem 10 PO 12 kg
Trenó 20 PO 150 kg
Vagão 35 PO 200 kg

Bens Comerciais

A maioria das riquezas não é expressa em moedas. Ela é medida em gado, grãos, terra, direitos sobre cobrança de impostos ou direitos sobre recursos (como uma mina ou uma floresta).

Guildas, nobres e realeza regulam o comércio. À empresas autorizadas são concedidos direitos para conduzir o comércio ao longo de certas rotas, para enviar navios mercantes para vários portos ou para comprar ou vender mercadorias específicas. Guildas definem preços para os produtos ou serviços que controlam e determinam quem pode ou não pode oferecer os bens e serviços. Os comerciantes comumente trocam mercadorias sem o uso de moeda. A tabela de Bens Comerciais mostra o valor dos produtos comumente trocados.

Despesas

Quando não estão descendo até as profundezas da terra, explorando ruínas em busca de tesouros perdidos ou iniciando uma guerra contra as trevas crescentes, os aventureiros enfrentam realidades mais mundanas. Mesmo em um mundo fantástico, as pessoas possuem necessidades básicas, tais como abrigo, sustento e vestuário. Essas coisas custam dinheiro, embora alguns estilos de vida custem mais do que outros.

Despesas de Estilo de Vida

Despesas de Estilo de Vida
Estilo de Vida Preço/ dia
Miserável -
Esquálido 1 PP
Pobre 2 PP
Modesto 1 PO
Confortável 2 PO
Abastado 4 PO
Aristocrático 10 PO no mínimo

Despesas de estilo de vida fornecem uma maneira simples para dar conta do custo de vida em um mundo de fantasia. Eles cobrem suas acomodações, comida e bebida e todas as suas outras necessidades. Além disso, as despesas cobrem o custo de manutenção do seu equipamento, para que você esteja pronto quando a próxima aventura o chamar.

No início de cada semana ou mês (o que preferir), escolha um estilo de vida da tabela Despesas de Estilo de Vida e pague o preço para sustentar esse estilo de vida. Os preços listados são por dia, então se você deseja calcular o custo de seu estilo de vida escolhido durante um período de trinta dias, multiplique o preço listado por 30. Seu estilo de vida pode mudar de tempos em tempos, com base nos fundos que você tem à sua disposição, ou você pode manter o mesmo estilo de vida por toda a carreira do seu personagem.

Seu estilo de vida pode ter consequências. A manutenção de um estilo de vida abastado pode lhe ajudar a fazer contatos com os ricos e poderosos, ao passo que você corre o risco de atrair ladrões. Da mesma forma, viver frugalmente pode ajudar a evitar criminosos, mas é improvável que você faça conexões poderosas.

Miserável. Você vive em condições desumanas. Sem lugar para chamar de lar, você consegue abrigo quando pode, se escondendo em celeiros, aconchegando-se em caixotes velhos e contando com as boas graças de pessoas em melhor situação do que você. Um estilo de vida miserável apresenta perigos abundantes. A violência, doença e fome lhe seguem para onde quer que você vá. Outras pessoas miseráveis cobiçarão sua armadura, armas e equipamentos de aventureiro, que representam uma fortuna para os padrões deles. Você está abaixo da maioria das pessoas.

Esquálido. Você vive em um estábulo úmido, uma cabana de chão de lama fora da cidade ou numa pensão infestada de insetos na pior parte da cidade. Você tem abrigo contra os elementos, mas vive em um ambiente desesperado e, muitas vezes, violento, em locais repletos de doença, fome e desgraça. Você está abaixo da maioria das pessoas e possui poucas proteções legais. A maioria das pessoas neste nível de estilo de vida sofreu algum terrível revés. Elas podem estar perturbadas, marcadas como exilados ou sofrer de alguma doença.

Pobre. Uma vida pobre significa ficar sem os confortos disponíveis em uma comunidade estável. Comida e alojamentos simples, roupas surradas e condições imprevisíveis resultam em subsistência, embora esta seja, provavelmente, uma experiência desagradável. Suas acomodações podem ser no quarto de um cortiço ou na sala comunal acima de uma taverna. Você se beneficia de algumas proteções legais, mas ainda tem que lidar com a violência, o crime e a doença. As pessoas neste nível de estilo de vida tendem a ser trabalhadores não qualificados, vendedores ambulantes, mascates, ladrões, mercenários e outros tipos sem reputação.

Modesto. Um estilo de vida modesto lhe mantém fora das favelas e garante que possa manter o seu equipamento. Você vive em uma parte mais antiga da cidade, alugando um quarto em uma pensão, estalagem ou templo. Você não passa fome ou sede, e suas condições de vida são básicas, para não dizer simples. Pessoas comuns que vivem estilos de vida modestos incluem os soldados com suas famílias, trabalhadores, estudantes, sacerdotes, magos iniciantes e outros.

Confortável. Escolher um estilo de vida confortável significa que você pode pagar uma roupa melhor e pode facilmente manter o seu equipamento. Você mora em um pequeno chalé em um bairro de classe média ou em um quarto privativo em um ótima estalagem. Você se associa com mercadores, hábeis comerciantes e oficiais militares.

Abastado. A escolha de um estilo de vida abastado significa viver uma vida de luxo, mesmo que você não tenha alcançado o status social associado com o bom e velho dinheiro da nobreza ou realeza. Você vive um estilo de vida comparável ao de um comerciante bem sucedido, um servo favorecido da realeza ou o proprietário de alguns pequenos negócios. Você tem hospedagem respeitável, geralmente uma casa espaçosa em uma parte boa da cidade ou uma suíte confortável em uma ótima estalagem. Você provavelmente tem uma pequena equipe de servos.

Aristocrático. Você vive uma vida de abundância e conforto. Você se move em círculos habitados pelas pessoas mais poderosas da comunidade. Você tem excelente hospedagem, talvez em uma moradia na parte mais bonita da cidade ou em quartos na melhor estalagem. Você janta nos melhores restaurantes, contrata o alfaiate mais hábil e dentro da moda, e tem servos atendendo a todas as suas necessidades. Você recebe convites para as reuniões sociais dos ricos e poderosos, e passa as noites na companhia de políticos, líderes de guilda, sumos sacerdotes e nobreza. Você também deve lidar com os mais altos níveis de dissimulação e traição. Quanto mais rico é, maior a chance de você se envolver em intrigas políticas, seja como um peão ou participante direto.

Autossuficiência

As despesas e estilos de vida descritos supõe que você esteja gastando seu tempo entre as aventuras na cidade, utilizando-se dos serviços você pode dispor – pagando por comida e abrigo, por pessoas para afiar sua espada e reparar sua armadura, e assim por diante. Alguns personagens, porém, preferem passar seu tempo longe da civilização, sustentando-se na natureza através da caça, coleta e reparando seu próprio equipamento. Manter este tipo de estilo de vida não exige que você gaste qualquer moeda, porém consome tempo. Se gastar seu tempo entre as aventuras praticando uma profissão, você pode viver o equivalente a um estilo de vida pobre. Proficiência na perícia Sobrevivência permite que você viva o equivalente a um estilo de vida confortável.

Comida, Bebida e Hospedagem

Comida, Bebida e Hospedagem
Item Preço
Acomodação em estalagem (por dia)
⠀⠀⠀Esquálida 7 PC
⠀⠀⠀Pobre 1 PP
⠀⠀⠀Modesta 5 PP
⠀⠀⠀Confortável 8 PP
⠀⠀⠀Abastada 2 PO
⠀⠀⠀Aristocrática 4 PO
⠀⠀⠀Banquete (por pessoa) 10 PO
⠀⠀⠀Carne, pedaço 3 PP
Cerveja
⠀⠀⠀Caneca 4 PC
⠀⠀⠀Galão 2 PP
Pão, pedaço 2 PC
Queijo, naco 1 PP
Refeições
⠀⠀⠀Esquálida 3 PC
⠀⠀⠀Pobre 6 PC
⠀⠀⠀Modesta 3 PP
⠀⠀⠀Confortável 5 PP
⠀⠀⠀Abastada 8 PP
⠀⠀⠀Aristocrática 2 PO
Vinho
⠀⠀⠀Bom (garrafa) 10 PO
⠀⠀⠀Comum (jarra) 2 PP

A Tabela Comida, Bebida e Hospedagem fornece preços para itens de alimentação individuais e alojamento para uma única noite. Estes preços estão inclusos no seu total de despesas de estilo de vida.