REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Detalhes do Personagem

De Runarcana Wiki
Esta página contém alterações que não estão marcadas para tradução.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

Detalhes do Personagem

Quais são os detalhes mais marcantes e fixos sobre o seu personagem? Provavelmente seu aspecto visual será a primeira coisa com o qual os outros jogadores da mesa terão interação, ou talvez seja o seu nome. Pense nesses detalhes e o descreva.

Nome

Qual foi o nome dado ao seu personagem, por qual nome ele é conhecido? O nome pode conter também apelidos, títulos inclusos, no Capítulo de Origens existem alguns exemplos de nomes para os membros daquela origem. Gaste um tempo pensando nisso, mesmo se for escolhê-lo de uma lista, esse nome pode muito bem não ser aquele pelo qual você venha a ser conhecido no futuro após desbravar florestas e encontrar tesouros que façam você ser conhecido pelas suas façanhas e aventuras.

Sexo

As espécies humanoides normalmente se baseiam em um padrão binário de gênero, sendo feminino e masculino, você pode criar seus personagens escolhendo seu gênero, sendo ou não binário, sem que eles recebam bônus adicionais ou desvantagens por isso. A identidade de gênero, no entanto, é extremamente mais ampla, sendo uma forma de descrever a expressão de seu personagem bem como seu comportamento. Homossexualidade e heterossexualidade são igualmente comuns em Runeterra, além de muitas outras orientações.

A sua identificação nesses conceitos varia de acordo com a importância que você dá a eles e adiciona uma camada interpretativa a mais. Você pode muito bem jogar com um homem que se expressa de maneira feminina e que ainda assim se sente atraído por mulheres, ou mesmo uma mulher Minotauro que é chefe de um clã onde o casamento poligâmico é comum. Essa escolha é totalmente sua e pode refletir uma escolha que você queira viver em jogo.

Altura e Peso

É interessante usar a altura e peso padrão da origem como base para definir a altura e peso do seu personagem, no entanto, você pode também usar isso de forma aleatória através da tabela de Altura e Peso Aleatórios. Os valores de suas habilidades podem ser outra base para que você defina isso, um personagem forte não necessariamente é muito alto, mas pode sê-lo também. Um personagem de constituição alta pode apenas ter uma boa saúde, não necessariamente sendo encorpado.

A definição por valores aleatórios é feita com a rolagem de dados, adicionando ou subtraindo o valor obtido, do valor base. Lembre-se que esses valores não devem mudar com facilidade, refletindo um aspecto biológico real, mas ainda assim como se trata de um mundo de magia, não estranhe se ver um Yordle com mais de 3 metros de altura, arremessando pedaços de uma casa em combate.

Altura e Peso Aleatórios
Origem Altura Base Peso Base Modificador de Altura Modificador de Peso
Humano 142 cm 55 kg +6d10 cm x (2d4/5) kg
Antroplantæ
Arbóreo 182 cm 112 kg +7d10 cm x (2d10/5) kg
Floral 132 cm 48 kg +6d6 cm x (1d6/5) kg
Construto
Brutal 182 cm 98 kg +6d8 cm x (2d8/5) kg
Emissário 150 cm 57 kg +6d6 cm x (2d6/5) kg
Ligeiro 135 cm 45 kg +6d6 cm x (2d6/5) kg
Meio-Dragão 142 cm 87 kg +6d8 cm x (2d6/5) kg
Minotauro 176 cm 92 kg +6d6 cm x (2d8/5) kg
Troll 282 cm 142 kg +6d12 cm x (2d10/5) kg
Vastaya
Fauhwoon 145 cm 55 kg +6d8 cm x (2d4/5) kg
Kiilash 147 cm 70 kg +6d10 cm x (2d6/5) kg
Lhotlan 145 cm 55 kg +6d8 cm x (2d4/5) kg
Marai 137 cm 62 kg +6d8 cm x (2d6/5) kg
Oovi-kat 142 cm 45 kg +6d6 cm x (2d4/5) kg
Otrrani 145 cm 53 kg +6d10 cm x (2d4/5) kg
Shimon 145 cm 57 kg +6d8 cm x (2d4/5) kg
Yordle 48 cm 18 kg +6d4 cm x (1d4/5) kg

Um exemplo seria Jorden, um humano com uma altura de 1,42 metro mais 6d10 centímetros jogaria 6d10 e, ao obter um total de 31, significa que Jorden tem 1,73 metro de altura (1,42 + 0,31 = 1,73). Mantendo a mesma rolagem de 31 e multiplicando por 2d4, dividido por 5 quilos, Jorden obtem dos 2d4 um 3. Com isso, Jorden pesa 18,6 kg a mais (31 x 3 ÷ 5 = 18,5) além do valor base de 55 kg, chegando a um total de 73,6 kg

Outras Características Físicas

Sua idade, a cor de seu cabelo, olhos e pele, devem refletir sua história, você pode adicionar outros toques como tatuagens, cicatrizes visíveis ou até mesmo um traço diferente causado por magia como aspectos únicos e memoráveis de seu personagem.

Moral

O sistema de Moral determina o comportamento dos personagens, como uma proposta inicial que é parte do conceito desse personagem, a explicação geral de como esse personagem manifesta essa proposta e quais são os pontos que fazem essa proposta ser realizada.

Essência

A essência está ligada às particularidades e características mais internas de uma criatura, ela reflete sua natureza básica e o ponto de partida dessa criatura em interagir com o mundo.

Embora esse seja o aspecto mais próximo de “imutável” dentro da moral, essa imutabilidade é quase sempre uma ilusão, com a mesma se modificando com base nos acontecimentos em uma adaptação reativa, com cada aspecto disso sendo revisto e repensando a cada grande acontecimento.

Você pode ser um Fanático, com sua causa sendo a coisa mais importante para você, seja ela sua nação, sua religião, seu estilo, essa é a característica em volta do qual todo resto se desenvolve e que move todos os seus atos.

Expressão

A expressão é, como o próprio nome sugere, como uma Essência se expressa, como ela se manifesta e se relaciona com o mundo.

Se a essência diz quem ou o que uma criatura é, a expressão diz como ela costuma agir, qual é a forma rotineira que ela costuma adotar para encarar o mundo, pautar suas decisões e interagir com tudo que a rodeia.

A Expressão é o aspecto do meio, embora seja suscetível a mudanças é muito mais constante, ela explica tendências de como um personagem costuma agir e quais são as formas escolhidas por essa ação normalmente.

Você pode ser um Cauteloso, o que faz com que sempre busque formas de agir que não sejam espalhafatosas mas também que não tenham um esmero tão intenso a ponto de evitar que você aja.

Exaltação

O terceiro aspecto da Moral é a Exaltação, algo que define como uma criatura se comporta quando sua Essência é Expressada de forma bem sucedida e também quando a mesma percebe a frustração.

A exaltação é bastante volátil e está relacionada com cada um dos outros dois aspectos, mas em constante mudança justamente pelas condições que se apresentam e pela forma como a Moral de um indivíduo se desenvolve.

Sendo o aspecto de maior mutabilidade, não é estranho que a Exaltação muitas vezes se modifique de acordo com a situação ou com a necessidade de adequá-la a uma situação.

Você pode ser um Celebrante, que transforma todas suas conquistas em uma celebração digna de contos, mas pode muito bem perceber que em um determinado momento essa celebração não seria de bom tom ou mesmo que representaria um risco imenso.

Como qualquer sistema que busque definir e parametrizar o comportamento de um indivíduo, o sistema de Moral não é desenvolvido para ser um guia definitivo desse comportamento, tampouco é imutável.

Todo indivíduo tem seus pontos de fixação, sua base e seus grau de adaptabilidade mediante situações. Esse sistema busca principalmente remover a percepção maniqueísta de bondade e maldade, questões de uma subjetividade tão grande que podem ter uma mudança completa de percepção em poucos anos.

Ao criar seu personagem, você deve escolher um item para Essência, Expressão e Exaltação, demonstrando como seu personagem ou criatura inicia sua atuação dentro de uma história.

Abaixo são apresentados 5 itens em cada um desses aspectos, eles são apenas exemplos iniciais para que você possa delinear como seu personagem se comporta.

Embora estejam separados em 3 categorias diferentes, muitos dos itens abaixo são intercambiáveis, com algo dentro de Essência podendo encaixar mais em como seu personagem tem sua Expressão, ou mesmo uma Exaltação sendo mais adequada dentro da sua história à sua Expressão.

Características

Abaixo estão alguns exemplos de características para definir sua Essência, Expressão e Exaltação

Essência

  • Arquiteto - Construir algo realmente duradouro é o que move você.
  • Bom vivant - A vida está aí para ser vivida da melhor forma possível.
  • Camaleão - Adaptar-se a qualquer situação é a chave e o segredo de tudo.
  • Conformista - Tudo está sempre bem, você é capaz de ver isso claramente.
  • Fanático - Sua causa é a coisa mais importante da sua vida, ou talvez até mais importante que a mesma.

Expressão

  • Autoritário - A sua forma é a correta, basta que os outros entendam isso.
  • Cauteloso - O “como” conseguir é tão importante quanto o “conseguir” em si.
  • Rebelde - Ninguém manda em você e suas regras é você quem faz.
  • Solitário - No fim das contas o que conta é como você se sente em releção às coisas.
  • Competidor - Vencer é sempre o mais importante.

Exaltação

  • Cientista - Entender o caminho do sucesso é importante para que ele se repita
  • Celebrante - A vitória é feita para ser celebrada ou ela não tem valor
  • Pedagogo - O que a conquista trás de ensinamento pode ser ainda mais importante
  • Sobrevivente - No fim das contas, o importante é sobreviver mais um dia
  • Visionário - Tudo faz parte de algo muito maior que ainda está em andamento

Mais Detalhes

Como dito acima, esses termos podem funcionar muito bem em outros aspectos, o que faz com que sejam intercambiáveis. A percepção necessária aqui é que cada um desses três aspectos representa determinados níveis de mutabilidade.

Enquanto uma Exaltação pode ser modificada entre aventuras, uma Expressão dificilmente mudará, pois é como o personagem costuma se comportar.

Por fim, a Essência é o cerne desse personagem, embora existam acontecimentos que possam mudar isso, os mesmos são de importância e magnitude imensa, como ser o último sobrevivente de um massacre ou mesmo concluir a vingança que o direcionou por toda a sua vida.

Moral

Pontos de Moral são recebidos quando um personagem é fiel a sua Essência, Expressão ou Exaltação, de acordo com sua interpretação e suas escolhas feitas dentro de jogo, essa pontuação é concedida pelo Mestre a seu critério, com base nas seguintes regras:

  • 1 ponto - Ser fiel a sua Exaltação
  • 3 pontos - Ser fiel a sua Expressão
  • 5 pontos - Ser fiel a sua Essência

Esses pontos de Moral são cumulativos e são recebidos no decorrer de uma aventura, podendo inclusive ser utilizados no mesmo momento em que são recebidos para rolagens. Metade dos pontos de Moral não gastos são automaticamente consumidos durante um descanso pleno.

Da mesma forma, esses pontos podem ser reduzidos caso o personagem tenha atos contra esses mesmos aspectos de sua Moral, representando quanto trair seus próprios valores pode afetar a Moral desse personagem por esse motivo.

O gasto desses pontos de moral são feitos como uma ação livre antes de uma rolagem.

  • 1 ponto - Receber +1 de modificador em uma rolagem
  • 3 pontos - Receber vantagem em uma rolagem
  • 5 pontos - Solicitar desvantagem em uma rolagem oposta
  • 10 pontos - Recuperar 1/10 de vida de forma instantânea
  • 15 pontos - Recuperar 1 ponto de exaustão
  • 20 pontos - Remover uma Condição do personagem

Cada uma das formas de consumir esses pontos de inspiração estão a critério do mestre, por exemplo, o mestre pode negar que uma vantagem ou um modificador seja adicionado a uma rolagem de um ato que vá contra a Essência de um personagem.

Outro exemplo de recusa é a remoção de uma Condição como Petrificado, que pode não fazer sentido algum dentro do que contexto da aventura apresente.