REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Nazumah

De Runarcana Wiki
Revisão de 23h24min de 18 de novembro de 2024 por Arddhu (discussão | contribs) (Atualização 0.95)

Este artigo está em conformidade com a versão 0.95 do Runarcana RPG

“Durante a Grande Guerra Darkin, os fundadores de Nazumah viajaram para o sul através do Deserto Shurimane para escapar da tirania dos Ascendentes. Eles eventualmente encontrariam um oásis, a única fonte de água por quilômetros, mas era atormentado por monstros que dependiam dele para sobreviver. Depois de uma longa e árdua luta, eles reivindicaram o oásis como seu e construíram uma sociedade em torno dele. Pelos 500 anos seguintes, essa sociedade acabaria prosperando na caça de monstros gigantes por seus materiais raros para melhorar suas armas e infraestrutura. Ao contrário do resto de Shurima, Nazumah rejeita o governo de Azir e qualquer outro ascendido que tente reivindicar sua casa.”

AVISO!

Nazumah é uma região com pouco desenvolvimento de material oficial, por esse motivo, o conteúdo dessa região foi criado para Runarcana com base nos poucos conhecimentos que temos sobre a região e pode se provar impreciso conforme novas informações sejam reveladas.

Nazumah é uma terra de guerreiros e caçadores valorosos, acostumados a caçar criaturas gigantes e poderosas. Com uma cultura rica e colorida que parece celebrar a liberdade de forma interminável a cada dia, sempre estão cientes da liberdade que conquistaram da opressão dos chamados “deuses guerreiros” à custa de muita luta.

Entre os nazumitas é normal encontrar diversas etnias e culturas que fugiram da Guerra Darkin, com pessoas de diversas regiões que buscam a liberdade proporcionada pelo país ou mesmo que estejam atrás das novidades mais exóticas dos seus mercados.

A relação de Nazumah com os outros Shurimanes tende a ser pacífica e amistosa caso não tenham qualquer indício de servirem ou estarem ligados a um Ascendente, mas isso pode mudar rapidamente quando o contrário é constatado. Caso percebam algum indício de escravidão ou servidão forçada, podem tomar como uma meta pessoal auxiliar esse irmão das areias a se libertar disso.

Muitos dos mercados mais importantes de Shurima, como o de Medumarca, circulam primeiro nos mercados de Nazumah, onde são negociados com bastante habilidade e esperteza. Tentar passar um comerciante nazumita para trás não é uma boa ideia, podendo até significar banimento do país.

Personagens

Ao criar um personagem dessa região, você recebe as seguintes características:

Idiomas. Nazumita

Perícia. Escolha uma entre: Acrobacia, Atletismo, Furtividade, Intuição, Investigação, Lidar com Animais, Natureza, Percepção, Persuasão ou Sobrevivência

Atividade. Escolha um ofício entre Coletor - Biologista ou Coletor - Curtidor e um entre Alquimista, Armoreiro, Arqueirista, Cuteleiro, Encantador ou Tecmaturgo.

Liberdade

O maior valor propagado em Nazumah é o valor da Liberdade, um valor que remonta a formação da cidade quando há mais de 500 anos escaparam da tirania dos Deuses Guerreiros e tiveram de conquistar a terra com sua força ao custo de muito suor e sangue.

Por esse motivo, a liberdade em Nazumah é estimulada nas crianças desde cedo, para que sigam seus próprios passos mesmo que se inspirem nas histórias dos antigos ou no exemplo de seus familiares.

O respeito aos mais velhos é algo absoluto em Nazumah, principalmente pelo fato dos mais velhos também respeitarem os mais novos, entendendo seu ímpeto na juventude e estando sempre disponíveis com palavras sábias para auxiliar que os nazumitas se tornem capazes de solucionar seus próprios problemas.

Isso não significa que os nazumitas sejam individualistas, pelo contrário, desde pequenos embora saibam quem são seus pais, são criados pelos mais velhos como um todo, mesmo que não tenham qualquer ligação sanguínea com eles, tratando todos como seus irmãos e cientes de que unidos são mais fortes em manter sua liberdade.

Idioma

Embora no passado o Idioma de Nazumah tenha sido o Shurimane, da mesma forma que o Shurimane contemporâneo se distanciou do Shurimane antigo, o Nazumita também se distanciou desse idioma, se tornando um idioma que passou a refletir os ideais de liberdade dessa nação.

Se em outros idiomas uma cor possui apenas um nome para diversos tons, em Nazumah as cores possuem diversos nomes para suas mais diversas matizes, demonstrando a sensibilidade dos Nazumitas às características individuais de cada coisa ou pessoa e refletindo em suas roupas com cores diversas.

Muitas palavras nazumitas possuem raiz em palavras do Shurimane antigo, mas as articulações e desenvolvimento linguísticos de Nazumah são bem diferentes dos que se desenvolveram pelas outras cidades do antigo Império.

Caçadores de Monstros

Devido à saga da fundação de Nazumah, seu povo aprendeu a ser guerreiro, não importando qual profissão um cidadão deseja seguir, ainda assim ele é estimulado para descobrir suas forças e só se tornava verdadeiramente um adulto ao provar ser capaz de caçar uma criatura, mesmo que seja em parceria com outros caçadores.

Essa herança quase militar, faz com que até mesmo os mais hábeis e delicados artesãos possam esconder uma força e habilidades de combate aprimoradas, já que caçar essas criaturas não é apenas motivo de orgulho para os cidadãos, mas também uma função que cada cidadão assume para garantir a proteção de Nazumah e de sua liberdade.

Artesãos

Nazumah é uma cidade de artesãos que, tecnológica e cientificamente, estão em pé de igualdade com as principais nações de Runeterra. Eles não trajam ossos e couro, e sim decoram as próprias roupas com belos desenhos e pedras preciosas.

Os nazumitas tradicionalmente imbuem suas armas, roupas e bens em geral com a essência ou as características dos monstros que destroem, fazendo com que o poder dessas criaturas seja somado aos seus, lhes dando capacidades incríveis.

No passado, Nazumah contou bastante com a caça a monstros para sobreviver. Entretanto, a mera sobrevivência ficou para trás há muito tempo: caçar monstros virou uma das áreas em que o povo nazumita prosperou fazendo com que consigam comercializar os resultados dessas caçadas.

Os caçadores de monstros de Nazumah são tão idolatrados pelo povo que ganham um status de celebridade, fazendo com que muitos sigam essa carreira em um caminho complicado onde o orgulho e a vaidade podem se tornar o maior monstro.

Heróis

As crianças em Nazumah crescem ouvindo histórias e contos maravilhosos sobre os seus antepassados, seja de lutas que travaram contra Ascendentes, ou de monstros incríveis que foram derrotados e serviram para a forja de armas e equipamentos maravilhosos.

Essas narrativas estão tão enraizadas na cultura nazumita que foram incorporadas à cidade e às pessoas. Elas fazem parte do motivo que impulsiona os cidadãos de Nazumah a darem sempre tudo de si, em busca de conquistarem o orgulho de seus conterrâneos.

Ao mesmo tempo em que isso faz com que todo nazumita aspire por cada vez mais, não são raros os casos onde o orgulho e a vaidade de um nazumita é colocado à prova, fazendo com que ele tenha que passar pela maior provação de todas, a provação de si mesmo.

Embora sejam muito firmes em sua visão de liberdade, entendem que os Shurimanes em sua maioria não são os Ascendentes, estendendo sua bondade a eles especialmente quando não possuem laços com essa cultura, ou estejam em situações de opressão.

Oásis

A fonte da vida de Nazumah é o Oásis que brota no deserto causticante, oferecendo terra fértil e água para que a vida possa sobreviver. No passado foi necessário combater diversas criaturas em prol da dominância do Oásis, mas com o tempo e a consolidação do poder nazumita, várias áreas passaram a ser protegidas para que a vida selvagem possa seguir seu curso naturalmente.

Algumas dessas áreas são territórios de caça, onde as criaturas podem se alimentar, mas frequentemente atraem monstros perigosos, que são caçados não apenas para a glória, mas também para preservar a segurança desses locais e da vida nativa.

Já as terras férteis são protegidas com bastante afinco, não apenas por serem poucas, mas por atraírem ainda mais monstros com o aroma das especiarias, frutos e até criações de animais que são feitas nessas terras e que são a principal subsistência de Nazumah.

Baccai

O termo “Baccai” vem do Shurimane antigo e é usado para se referir a criaturas que passaram pelo ritual da ascensão e não tiveram um resultado que resultasse em ascensão social. Para os Nazumitas, o termo está mais ligado a criaturas monstruosas que se espalham pelo deserto e no passado dominavam o Oásis.

Esses Baccai se destacam das criaturas e monstros com os quais os nazumitas estão mais que acostumados a lidar, normalmente sendo alvo de caçadores mais experientes e, não poucas vezes, sendo alvos de caçadas por mais de um caçador.

Esses monstros que passaram pelo ritual de Ascensão, possuem diversos poderes, o que os torna mais perigosos e mais valiosos, uma vez que ao serem derrotados, suas partes, sejam elas garras, ossos, sangue ou pele, serão utilizados para a criação ou imbuição de armas, roupas, armaduras ou outros itens maravilhosos.