Sutras e Vel

From Runarcana Wiki
This page contains changes which are not marked for translation.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.93 do Runarcana RPG

Em Runeterra a magia permeia tudo, no entanto após manifesta ela muitas vezes deixa de ter uma natureza mágica/ espiritual e passa a ter uma natureza física/ energética. Os Sutras são habilidades similares à magia, mas que são canalizadas por uma combinação de energia física e de força espiritual, não por mana ou runas. Por padrão, não são magia, não causam dano mágico, normalmente não afetam e não são afetadas por magia e não são afetadas por efeitos que cancelem efeitos mágicos, mas podem ser canceladas por artifícios físicos.

Os Sutras são na verdade as instruções que ensinam uma técnica, essas técnicas são executadas através da combinação de 4 componentes em 5 variações de elementos. Normalmente os Sutras são registrados em livros, pergaminhos, objetos ou podem ser ensinados através de treinamento. Para executar um Sutra é necessário conhecer todos os elementos e componentes que ele requer.

O Sutra

Ao passo que o praticante desenvolve seu Ki, ele pode aprender técnicas que consumam a sua reserva de Ki, são os Sutra, técnicas e conhecimentos que são transmitidos tanto em Doutrinas quanto em Ordens. As Doutrinas e Ordens podem ter outros Sutra dentro de seu corpo de ensino. Todo Sutra requer uma ação para ser ativado, exceto quando definido de outra forma na descrição do mesmo.

Lista de Sutras

Vel-Sutra

Os Vel-Sutras, ou simplesmente Vel, são formas aplicadas de Sutras adicionais que são assimilados pelo corpo e espírito do praticante. O nível do Vel refere-se a quantos “pontos” de Vel ele ocupa para ser mantido, além disso eles têm requerimentos que devem ser preenchidos para serem utilizados. Um personagem que encontre algum Vel e não tenha os pré-requisitos, não é capaz de assimilá-lo.

O Vel é assimilado pelo corpo e espírito do praticante e codificado em seu Ki através de manipulações do fluxo, por esse motivo, há um limite para a quantidade de Vel-Sutras que um corpo pode manter ao mesmo tempo e em harmonia, no entanto existem rumores de artefatos e pactos com entidades espirituais, que podem proporcionar um rompimento desses limites. A veracidade e o preço desses rumores é que difere em cada fonte, enquanto alguns alegam que isso pode custar a própria plenitude, outros dizem que essa é a única forma de ser verdadeiramente pleno.

Para assimilar um Vel, é necessário dedicar-se por um tempo, que pode ser visto na coluna Assimilando Vel-Sutras, durante esse tempo o praticante irá se dedicar integralmente ao entendimento e a assimilação desse Vel, não podendo realizar outras atividades. Para cada modificador de Sabedoria o tempo é diminuído em 10%, alcançando o máximo de redução em 50%.

Caso exista um valor de Ki no pré requisito, isso significa que esse valor se torna Ki Inativado. Um Vel já assimilado passa a ser conhecido pelo praticante, portanto, caso ele resolva desativar esse Vel, ele pode fazê-lo durante um descanso longo.

Para desativar um Vel, fora de um descanso longo, é necessário usar uma ação bônus e o gasto de 1 dado de vida, que representam o seu corpo expelindo aquela formação de Ki que estava estruturada dentro do praticante. Ao ser desativado, o Vel libera instantaneamente os pontos de Ki inativados para serem usados normalmente.

Caso ele queira reativá-lo novamente no futuro, ele deve se dedicar a isso por 1 dia inteiro para cada nível do Vel.

Vel Tempo de Assimilação
8 horas
◆◆ 3 dias
◆◆◆ 15 dias
◆◆◆◆ 1 mês
◆◆◆◆◆ 3 meses
◆◆◆◆◆◆ 6 meses

Lista de Vel-Sutras

Ki

O Ki é a compreensão da energia interna e externa e de suas relações com o verdadeiro ser que transcende o mundano. O Ki é um princípio comum a toda forma existencial, seja ela física ou etérea, viva ou morta, as plantas possuem Ki e florescem com maior vigor quando em um eflúvio do mesmo, até mesmo os mortos ou mesmo corpos em decomposição o possuem.

Seu acesso a essa energia é representado por um número de pontos de Ki. Seu nível de classe determina o número de pontos que você tem, como mostrado na coluna Ki da tabela de sua classe.

Você pode gastar esses pontos para abastecer várias características de Ki. Quando você gasta um ponto de Ki, ele se torna indisponível até você terminar um descanso curto ou longo, no fim deste, todos os pontos de Ki gastos voltam para você. Você deve gastar, pelo menos, 30 minutos do descanso longo meditando para recuperar seus pontos de Ki.

Algumas das características de Ki requerem que seu alvo realize uma salvaguarda para resistir ao efeito da característica. A CD da salvaguarda é calculada a seguir:

CD de resistência de Ki = 8 + bônus de proficiência + seu modificador de Sabedoria

Ki Inativado

Alguns usos e técnicas podem inativar alguns pontos de Ki, o que significa que eles são diminuídos diretamente de seu total de Ki. Ex.: Caso você tenha um total de 5 de Ki e tenha 1 ponto de Ki inativado por uma técnica, até que ela seja liberada, você pode contar apenas com 4 pontos de Ki.

Além de Sutras que se mantém, é possível inativar pontos de Ki com Shinpu mantidos além do período de 48 horas e de Vel-Sutras que tenham como pré-requisito algum valor de Ki inativado.

Componentes

Embora não sejam magia, assim como as magias, os Sutras necessitam de componentes para serem utilizados corretamente em adicão do uso de Ki.

Esses componentes são ensinados apenas a aqueles que passem por treinamento monástico, ou seja, Bodisatvas, Ninjas e Combatentes que tenham obtido a Técnica de Combate chamada Combatente Monástico.

E exigência de nível para alguns Sutras se reflete justamente pelo nível de domínio e treinamento em alguns desses componentes, como somático, verbal, respiratório e até mesmo o material, entendendo como preparar o Shinpu.

(V) Mantra: Componente Verbal

A maioria dos Sutras requer o entoar de palavras específicas, os Mantras. As palavras entoadas dão comandos específicos para seu espiríto entrar em harmonia com os espíritos do local, criando efeitos prédeterminados pelo Mantra entoado. Assim, um personagem que está amordaçado, ou em uma área de silêncio, como a criada pela magia silêncio, não pode utilizar um Sutra que necessite de um Mantra.

Um mantra não precisa ser utilizado de maneira alta, caso você queira fazê-lo de maneira próxima de inaudível, você deve fazer um teste de Furtividade.

(S) Mudra: Componente Somático

A canalização de um Sutra muitas vezes deve incluir uma sequência de movimentos manuais específica que direciona o fluxo de seu Ki para que você possa utilizar um Sutra. Caso seja necessário um componente Somático para seu Sutra, o personagem não pode estar com o movimento de suas mãos debilitados, tendo que possuir pelo menos uma de suas mãos livres para realizar um Mudra.

Um adversário que conheça o Sutra pode fazer um teste de Percepção com desvantagem para tentar identificar o Sutra sendo realizado.

(M) Shinpu: Componente Material

O Shinpu é um pedaço de papel preparado antecipadamente no qual um praticante dos Sutras utiliza seu Ki para inscrever um símbolo referente a um elemento ou conjunto de elementos. Quando utilizado por um Sutra, você canaliza seu Ki através dele para liberar o elemento inscrito no Shinpu, ao utilizar um Sutra que utiliza o componente Material, você inutiliza a magia de um Shinpu e o mesmo se desfaz, sendo necessário criar um novo.

Criando Shinpus

Durante um descanso longo, você pode meditar para criar novos Shinpus. No 1º nível um Bodisatva é capaz de fazer até 5 Shinpus de elementos à sua escolha. Shinpus com mais de um elemento tomam o espaço de 2 Shinpus inscritos. Ao atingir os níveis 5, 10, 15 e 20, um Bodisava é capaz de criar 3 Shinpus adicionais para cada um desses níveis enquanto alguém que possua a Técnica Combatente Monástico, ao atingir os níveis 5, 10, 15 e 20, poderá criar 1 Shinpu adicional para cada um desses níveis.

Após 48 horas o Shinpu perde sua propriedade caso não tenha sido utilizado. Para manter um Shinpu ativo mesmo após 48 horas, é necessário trancar 1 ponto de Ki para cada Shinpu.

Caso um Shinpu não seja utilizado, o material utilizado para criá-lo pode ser reutilizado para criar um novo Shinpu, no entanto esses novos Shinpu entram novamente no limite de Shinpu que o praticante de Ki pode ter.

(R) Hara: Componente Respiratório

Quando presente, o Hara é provavelmente um dos componentes mais importantes do Sutra, ele conduz sua própria energia em confluência com o Ki para utilização do Sutra. Um personagem que esteja prendendo sua respiração ou que esteja embaixo d’água (e não possa respirar embaixo dela), não poderá utilizar um sutra com o componente Respiratório. Além disso, caso um personagem que já esteja utilizando um Sutra com o componente respiratório e tenha sua respiração impedida, o Sutra será finalizado prematuramente.

Elementos

Existem 5 componente primários, os 5 Elementos Tradicionais, Água, Terra, Fogo, Vento e Raio, cada um deles possuem propriedades únicas e diversas maneiras de como podem ser aplicados. Quando combinados, esses elementos apresentam ainda maior versatilidade em seus usos, podendo criar novos elementos, ou então usados em conjunto com o objetivo de potencializar um ao outro.

Quando usados para ataque, cada um desses elementos causa um tipo de dano diferente:

Dano dos Elementos
Elemento Tipo de dano
Água Perfurante
Terra Contundente
Fogo Ígneo
Vento Cortante
Raio Elétrico
Combinações Elementais
Água Terra Fogo Vento Raio
Água Água Madeira Vapor Gelo Eletricidade
Terra * Terra Magma Areia Ferro
Fogo * * Fogo Cinzas Energia
Vento * * * Vento Tempestade
Raio * * * * Raio

Além dos tipos mostrados na tabela Combinações Elementais, podem ser criados outros elementos, como Magnetismo (Terra + Vento), Gravidade (Terra + Raio), Cristal (Fogo + Terra), entre outros.

Além dos símbolos dos 5 elementos tradicionais, existem também os símbolos dos elementos combinados, além deles, existem alguns símbolos esquecidos ou de conhecimento apenas de algumas ordens em específico. Um desses é o símbolo para o elemento das Sombras, que embora seja de conhecimento comum, sua utilização requer um elemento externo que apenas a Ordem das Sombras possui.

Os segredos para a utilização do Shinpu da Sombras envolve não apenas um conhecimento, mas também o Ícor sombrio que é mantido apenas para os membros dessa ordem.

A criação desse Ícor é um segredo conhecido apenas pelo líder da ordem das Sombras, Zed, com provavelmente apenas um pequeno número de discípulos cientes disso.