Manter a Wiki no ar gera custos, nos ajude com isso nos apoiando através de apoia.se/arddhu com qualquer valor!

Vários Tiers de recompensa trazem recompensas especiais aos que apoiam continuamente.

Sutras e Vel

From Runarcana Wiki
This page contains changes which are not marked for translation.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.92 do Runarcana RPG

Em Runeterra a magia permeia tudo, no entanto após manifesta ela muitas vezes deixa de ter uma natureza mágica/ espiritual e passa a ter uma natureza física/ energética. Os Sutras são habilidades similares à magia, mas que são canalizadas por uma combinação de energia física e de força espiritual, não por mana ou runas. Por padrão, não são magia, não causam dano mágico, normalmente não afetam e não são afetadas por magia e não são afetadas por efeitos que cancelem efeitos mágicos, mas podem ser canceladas por artifícios físicos.

Os Sutras são na verdade as instruções que ensinam uma técnica, essas técnicas são executadas através da combinação de 4 componentes em 5 variações de elementos. Normalmente os Sutras são registrados em livros, pergaminhos, objetos ou podem ser ensinados através de treinamento. Para executar um Sutra é necessário conhecer todos os elementos e componentes que ele requer.

O Sutra

Ao passo que o praticante desenvolve seu Ki, ele pode aprender técnicas que consumam a sua reserva de Ki, são os Sutra, técnicas e conhecimentos que são transmitidos tanto em Doutrinas quanto em Ordens. As Doutrinas e Ordens podem ter outros Sutra dentro de seu corpo de ensino. Todo Sutra requer uma ação para ser ativado, exceto quando definido de outra forma na descrição do mesmo.

Vel-Sutra

Os Vel-Sutras, ou simplesmente Vel, são formas aplicadas de Sutras adicionais que são assimilados pelo corpo e espírito do praticante. O nível do Vel refere-se a quantos “pontos” de Vel ele ocupa para ser mantido, além disso eles têm requerimentos que devem ser preenchidos para serem utilizados. Um personagem que encontre algum Vel e não tenha os pré-requisitos, não é capaz de assimilá-lo.

O Vel é assimilado pelo corpo e espírito do praticante e codificado em seu Ki através de manipulações do fluxo, por esse motivo, há um limite para a quantidade de Vel-Sutras que um corpo pode manter ao mesmo tempo e em harmonia, no entanto existem rumores de artefatos e pactos com entidades espirituais, que podem proporcionar um rompimento desses limites. A veracidade e o preço desses rumores é que difere em cada fonte, enquanto alguns alegam que isso pode custar a própria plenitude, outros dizem que essa é a única forma de ser verdadeiramente pleno.

Para assimilar um Vel, é necessário dedicar-se por um tempo, que pode ser visto na coluna Assimilando Vel-Sutras, durante esse tempo o praticante irá se dedicar integralmente ao entendimento e a assimilação desse Vel, não podendo realizar outras atividades. Para cada modificador de Sabedoria o tempo é diminuído em 10%, alcançando o máximo de redução em 50%.

Caso exista um valor de Ki no pré requisito, isso significa que esse valor se torna Ki Inativado. Um Vel já assimilado passa a ser conhecido pelo praticante, portanto, caso ele resolva desativar esse Vel, ele pode fazê-lo durante um descanso longo.

Para desativar um Vel, fora de um descanso longo, é necessário usar uma ação bônus e o gasto de 1 dado de vida, que representam o seu corpo expelindo aquela formação de Ki que estava estruturada dentro do praticante. Ao ser desativado, o Vel libera instantaneamente os pontos de Ki inativados para serem usados normalmente.

Caso ele queira reativá-lo novamente no futuro, ele deve se dedicar a isso por 1 dia inteiro para cada nível do Vel.

Vel Tempo de Assimilação
8 horas
◆◆ 3 dias
◆◆◆ 15 dias
◆◆◆◆ 1 mês
◆◆◆◆◆ 3 meses
◆◆◆◆◆◆ 6 meses

Ki

O Ki é a compreensão da energia interna e externa e de suas relações com o verdadeiro ser que transcende o mundano. O Ki é um princípio comum a toda forma existencial, seja ela física ou etérea, viva ou morta, as plantas possuem Ki e florescem com maior vigor quando em um eflúvio do mesmo, até mesmo os mortos ou mesmo corpos em decomposição o possuem.

Seu acesso a essa energia é representado por um número de pontos de Ki. Seu nível de classe determina o número de pontos que você tem, como mostrado na coluna Ki da tabela de sua classe.

Você pode gastar esses pontos para abastecer várias características de Ki. Quando você gasta um ponto de Ki, ele se torna indisponível até você terminar um descanso curto ou longo, no fim deste, todos os pontos de Ki gastos voltam para você. Você deve gastar, pelo menos, 30 minutos do descanso longo meditando para recuperar seus pontos de Ki.

Algumas das características de Ki requerem que seu alvo realize uma salvaguarda para resistir ao efeito da característica. A CD da salvaguarda é calculada a seguir:

CD de resistência de Ki = 8 + bônus de proficiência + seu modificador de Sabedoria

Ki Inativado

Alguns usos e técnicas podem inativar alguns pontos de Ki, o que significa que eles são diminuídos diretamente de seu total de Ki. Ex.: Caso você tenha um total de 5 de Ki e tenha 1 ponto de Ki inativado por uma técnica, até que ela seja liberada, você pode contar apenas com 4 pontos de Ki.

Além de Sutras que se mantém, é possível inativar pontos de Ki com Shinpu mantidos além do período de 48 horas e de Vel-Sutras que tenham como pré-requisito algum valor de Ki inativado.

Componentes

Embora não sejam magia, assim como as magias, os Sutras necessitam de componentes para serem utilizados corretamente em adicão do uso de Ki.

Esses componentes são ensinados apenas a aqueles que passem por treinamento monástico, ou seja, Bodisatvas, Ninjas e Combatentes que tenham obtido a Técnica de Combate chamada Combatente Monástico.

E exigência de nível para alguns Sutras se reflete justamente pelo nível de domínio e treinamento em alguns desses componentes, como somático, verbal, respiratório e até mesmo o material, entendendo como preparar o Shinpu.

(V) Mantra: Componente Verbal

A maioria dos Sutras requer o entoar de palavras específicas, os Mantras. As palavras entoadas dão comandos específicos para seu espiríto entrar em harmonia com os espíritos do local, criando efeitos prédeterminados pelo Mantra entoado. Assim, um personagem que está amordaçado, ou em uma área de silêncio, como a criada pela magia silêncio, não pode utilizar um Sutra que necessite de um Mantra.

Um mantra não precisa ser utilizado de maneira alta, caso você queira fazê-lo de maneira próxima de inaudível, você deve fazer um teste de Furtividade.

(S) Mudra: Componente Somático

A canalização de um Sutra muitas vezes deve incluir uma sequência de movimentos manuais específica que direciona o fluxo de seu Ki para que você possa utilizar um Sutra. Caso seja necessário um componente Somático para seu Sutra, o personagem não pode estar com o movimento de suas mãos debilitados, tendo que possuir pelo menos uma de suas mãos livres para realizar um Mudra.

Um adversário que conheça o Sutra pode fazer um teste de Percepção com desvantagem para tentar identificar o Sutra sendo realizado.

(M) Shinpu: Componente Material

O Shinpu é um pedaço de papel preparado antecipadamente no qual um praticante dos Sutras utiliza seu Ki para inscrever um símbolo referente a um elemento ou conjunto de elementos. Quando utilizado por um Sutra, você canaliza seu Ki através dele para liberar o elemento inscrito no Shinpu, ao utilizar um Sutra que utiliza o componente Material, você inutiliza a magia de um Shinpu e o mesmo se desfaz, sendo necessário criar um novo.

Criando Shinpus

Durante um descanso longo, você pode meditar para criar novos Shinpus. No 1º nível você é capaz de fazer até 5 Shinpus de elementos à sua escolha. Shinpus com mais de um elemento tomam o espaço de 2 Shinpus inscritos.

Caso você seja um Ninja (ou possua a Técnica Combatente Monástico), ao atingir os níveis 5, 10, 15 e 20, você poderá criar 1 Shinpu adicional para cada um desses níveis. Caso você seja uma via Shugenja, você poderá criar 2 a mais para cada um desses níveis ao invés de 1. Enquanto para um Bodisativa ao atingir os níveis 5, 10, 15 e 20, poderá criar 3 Shinpus adicionais para cada um desses níveis.

Após 48 horas o Shinpu perde sua propriedade caso não tenha sido utilizado. Para manter um Shinpu ativo mesmo após 48 horas, é necessário trancar 1 ponto de Ki para cada Shinpu.

Caso um Shinpu não seja utilizado, o material utilizado para criá-lo pode ser reutilizado para criar um novo Shinpu, no entanto esses novos Shinpu entram novamente no limite de Shinpu que o praticante de Ki pode ter.

(R) Hara: Componente Respiratório

Quando presente, o Hara é provavelmente um dos componentes mais importantes do Sutra, ele conduz sua própria energia em confluência com o Ki para utilização do Sutra. Um personagem que esteja prendendo sua respiração ou que esteja embaixo d’água (e não possa respirar embaixo dela), não poderá utilizar um sutra com o componente Respiratório. Além disso, caso um personagem que já esteja utilizando um Sutra com o componente respiratório e tenha sua respiração impedida, o Sutra será finalizado prematuramente.

Elementos

Existem 5 componente primários, os 5 Elementos Tradicionais, Água, Terra, Fogo, Vento e Raio, cada um deles possuem propriedades únicas e diversas maneiras de como podem ser aplicados. Quando combinados, esses elementos apresentam ainda maior versatilidade em seus usos, podendo criar novos elementos, ou então usados em conjunto com o objetivo de potencializar um ao outro.

Quando usados para ataque, cada um desses elementos causa um tipo de dano diferente:

Dano dos Elementos
Elemento Tipo de dano
Água Perfurante
Terra Contundente
Fogo Ígneo
Vento Cortante
Raio Elétrico
Combinações Elementais
Água Terra Fogo Vento Raio
Água Água Madeira Vapor Gelo Eletricidade
Terra * Terra Magma Areia Ferro
Fogo * * Fogo Cinzas Energia
Vento * * * Vento Tempestade
Raio * * * * Raio

Além dos tipos mostrados na tabela Combinações Elementais, podem ser criados outros elementos, como Magnetismo (Terra + Vento), Gravidade (Terra + Raio), Cristal (Fogo + Terra), entre outros.

Além dos símbolos dos 5 elementos tradicionais, existem também os símbolos dos elementos combinados, além deles, existem alguns símbolos esquecidos ou de conhecimento apenas de algumas ordens em específico. Um desses é o símbolo para o elemento das Sombras, que embora seja de conhecimento comum, sua utilização requer um elemento externo que apenas a Ordem das Sombras possui.

Os segredos para a utilização do Shinpu da Sombras envolve não apenas um conhecimento, mas também o Ícor sombrio que é mantido apenas para os membros dessa ordem.

A criação desse Ícor é um segredo conhecido apenas pelo líder da ordem das Sombras, Zed, com provavelmente apenas um pequeno número de discípulos cientes disso.

Yanlei

Yanlei é simultaneamente o nome dado à Ordem das Sombras e ao Ícor Sombrio, também conhecido como "lágrima sombria". Esse ícor é uma forma líquida materializada de energia mágica espiritual, ligada ao elemento Sombrio e a sua manipulação é extremamente perigosa, podendo alterar a psicologia e a constituição física de um ser vivo para algo inumano, sendo similar aos azakanas, aflorando as emoções negativas daquele ser.

Lista de Sutras

Abaixo, as listas de Sutras gerais, para classes e subclasses:

Sutras Gerais

Sutras Gerais

Clone de Sombras

Compressão de Ar

Cortina de Fumaça

Criar Elemento

Ferocidade Lupina

Infusão Elemental

Lótus Cintilante

Mordida Elemental

Palma Concussiva

Passos de Rapina

Sopro Elemental

Sutras de Classe

Doutrinas de Bodisatva

Arte Wuju Dança das Lâminas Mosteiro Shojin Técnica Hakensai Andarilho Espiritual

Ciclone

Guerreiro Trapaceiro

Lâmina Vermelha

Ponta de Lança

Onda Sônica

Proteção do Dragão

Arma Ágil

Golpe Atordoante

Aprofundamento Espiritual

Espírito Amigável

Vias Ninjas

Ordem Kinkou Ordem das Sombras
Observar a Natureza Ascensão Sombria
Salto Espiritual Desvio de Luz
Via Protetora Via Crepuscular Via Elemental Via Obscura Via Umbral Via Noctígena
Escudo Espiritual Acerto Fantasma Orbe Elemental Passo Sombrio Armadilha das Sombras Jato de Luz Negra
Harmonizar Passo do Crepúsculo Domar Elemento Essência Efêmera Sufocamento Umbral Lança Sombria

Lista de Vel-Sutras

Custo ◆

Furto Luminar ◆

Pré-requisito: Inteligência  13

Um pequeno manuscrito possui um símbolo antigo para a palavra "sombra", com algumas inscrições ao redor desse símbolo e uma fita de cetim preto que parece ser imune à ação do tempo.

Você tem visão no escuro de 15 pés, caso já tenha essa característica, ela aumenta em 15 pés.

Potência de Gong ◆

Pré-requisito: Força 13

Um talismã em forma de um punho cerrado feito de madeira entalhada e que possui uma inscrição sobre força percorrendo os dedos, uma espécie de quebra-cabeça da antiguidade na qual a sequência de palavras se conectam a determinados Mudras.

Seus ataques desarmados causam 1 de dano adicional.

Presente da Serpente ◆

Pré-requisito: Destreza 13 e 1 ponto de Ki

Um cinto antigo feito da antiga pele de uma serpente, retirada sem que elas fosse danificada, possui uma estranha inscrição no seu decorrer, como se fossem traços já existentes na pele da serpente.

Seus ataques desarmados tem 5 pés de alcance adicional.

Custo ◆◆

Palma de Lótus ◆◆

Pré-Requisito: Força 15

Um pedaço da manopla quebrada de um antigo Bodisatva feita de bronze e trabalhada com sinais de prata, possui o desenho de uma flor de lótus antes de desabrochar, com inscrições que podem ser estudadas.

Utilizando uma ação bônus, você pode manifestar uma energia oscilante em sua mão, realizando em um ataque. O alvo deve fazer uma salvaguarda de Constituição e caso falhe, cairá no solo sem conseguir se levantar por um número de turnos igual ao seu modificador de Sabedoria.

Pele de Pedra ◆◆

Pré-Requisito: Constituição 15 e 2 pontos de Ki

No mosteiro Wuju está uma estátua de um macaco que possui um bastão, em sua base há inscrições sobre agilidade e como a sintonia com a magia natural pode regenerar ferimentos de maneira acelerada.

Você recebe +1 de CA e recupera 1d4 de vida no início de cada um de seus turnos para cada 3 inimigos adjacentes à você.

Troca do Dragão ◆◆

Pré-requisito: Constituição 15

Esse pequeno manual contém um dos contos do Dragão, ensinamentos antigos do mosteiro de Shojin, porém algumas letras estão escritas com um tom mais próximo do vermelho. Ao ser decifrado, esse manual transmite esse Sutra.

Ao acertar um ataque em um alvo usando uma arma Bodisatva ou um ataque desarmado, você pode optar por gastar 1 ponto de Ki e 1 ponto de Vida para causar um dado de dano adicional.

Custo ◆◆◆

Furto do Rei Macaco ◆◆◆

Pré-Requisito, Bodisatva nível 5

Um pequeno manuscrito enrolado em faixas de seda, dentro de um vaso ornamental de um templo esquecido em Tevasa, conta a história de um vastaya Shimon extremamente ágil e esperto, que conseguiu a liderança de sua tribo ao vencer seus adversários em corridas.

Você pode manifestar uma energia oscilante em sua mão, podendo usá-la em um ataque. O alvo deve fazer uma salvaguarda de Constituição e caso falhe, esse ataque causa lentidão no alvo reduzindo sua velocidade em 25 pés por um número de turnos igual ao seu bônus de proficiência e você recebe essa movimentação como deslocamento adicional pela duração.

Potência do Búfalo ◆◆◆

Pré-requisito: Força 15 e 1 ponto de Ki

O que aparenta ser apenas um objeto decorativo moldado em pedra sabão, revela inscrições e caracteres antigos que levam ao entendimento de como transformar o Ki em força bruta.

Seu valor de Força aumenta em 2.

Punho Suave ◆◆◆

Pré-requisito: Sabedoria 15 e Destreza 15

Uma jóia de madrepérola que possui em sua moldura um antigo cântico a um antigo e esquecido Bodisatva cujas proezas foram abruptamente interrompidas em sua juventude pelo surgimento de uma ameaça sem igual.

Seus ataques desarmados diminuem temporariamente a força de um alvo, cada ataque desarmado que acerte um alvo retira 1 ponto de Força do alvo caso ele falhe em uma salvaguarda de Constituição de CD 18 + seu modificador de Sabedoria. Os pontos removidos são restaurados após o alvo realizar um descanso longo.

Custo ◆◆◆◆

Cálice de Cristal Quebrado ◆◆◆◆

Pré-Requisito: Sabedoria 15 e 4 pontos de Ki

Esse cálice de cristal foi quebrado e remontado com ouro ligando as partes quebradas. Um cálice que pertenceu a um nobre do passado, foi presenteado a ele por um exímio artesão, grato pelo nobre ter usado sua fortuna para restaurar as terras de uma terrível praga. Em sua base está um agradecimento ao nobre em caracteres que são visíveis apenas quando determinados líquidos são colocados no cálice.

Você emana uma aura curativa em um raio de 50 pés. Você e todos os seus aliados nessa área tem seus efeitos curativos dobrados.

Escamas do Dragão ◆◆◆◆

Pré-Requisito: Constituição 15 e 3 pontos de Ki

Escrito em um pedaço de couro de algum lagarto, está um poema sobre a resiliência do Dragão, alternando entre uma forma extremamente polida e uma forma bem mundana, como se representasse o diálogo de duas pessoas de instrução distinta.

Sua pele se torna tão dura quanto o aço mais resistente, você recebe +2 em seu valor de Constituição e invulnerabilidade a dano ígneo e cortante.

Vigília Sombria ◆◆◆◆

Pré-Requisito: Sabedoria 15, 2 pontos de Ki e Ninja da Ordem das Sombras

Uma antiga pintura sobre a anatomia de um animal voador desconhecido possui algumas imagens com escrituras cifradas que tratam sobre a arte da Mortalha e falam sobre a Lágrima da Sombra.

Quando você cair inconsciente, sua sombra se eleva protegendo seu corpo desacordado, essa sombra possui todas as suas estatísticas e características de classe, possuindo também resistência à dano físico não mágico, necrótico, venenoso e possui imunidade à todas as condições, porém não pode sair do lugar e possui vulnerabilidade à dano radiante. Caso ela caia a 0 pontos de vida ela retorna à ser apenas sua sombra. Quando a sua sombra retorna ao normal, toda a informação obtida por ela retorna à você.

Custo ◆◆◆◆◆

Arauto de Ouro ◆◆◆◆◆

Pré-requisito: Força 18 e 5 pontos de Ki

Esse par de anéis de ouro possuem inscrições em seu interior, quando alinhados, eles revelam um poema sobre a força e como ela é desperdiçada em atos sem sentido.

Alvos que sofram dano de seus ataques desarmados devem fazer uma salvaguarda de Constituição de CD 20 + seu modificador de Sabedoria ou recebem o dobro de dano.

Benção das Primeiras Terras ◆◆◆◆◆

Pré-Requisito: Ioniano, Sabedoria 18 e 4 pontos de Ki

Um turíbulo feito de pedra e vidro que possui algumas inscrições que são visíveis somente quando exposto a calor intenso, revelando uma história sobre as Primeiras Terras em um passado longínquo. A história é uma fábula para crianças que conta sobre um tempo onde o mundo espiritual e material eram um só.

Os espíritos das Primeiras Terras têm um certo carinho por você, muitos deles o acompanhando em suas viagens, uma vez por descanso curto ou longo, ao receber dano que o deixaria com menos de 1 ponto de vida, os espíritos vão ao seu auxílio, fazendo com que você ignore o dano recebido, ficando invulnerável à todos os danos por dois turnos.

Lanterna de Mercúrio ◆◆◆◆◆

Pré-Requisito: Destreza 16 e 4 pontos de Ki

Essa lanterna possui uma cápsula com uma substância prateada que se assemelha a mercúrio, quando o pavio em seu interior é aceso, essa lanterna emite uma luz espectral que causa calmaria. Ao ser posicionada sobre o papel certo, é possível ler um texto em um idioma antigo.

Enquanto você estiver sob qualquer iluminação mais forte que penumbra, você se torna imune a ataques surpresa, caso já possua tal imunidade, aplique seu bônus de proficiência em qualquer rolagem que envolva Destreza, seu bônus de proficiência nessas rolagens é dobrado, além de você sempre fazer essas rolagens em vantagem. Adicionalmente, seus ataques com armas à distância recebem +3 na rolagem de acerto e o dano causa seu bônus de sabedoria em d12 de dano radiante.

Custo ◆◆◆◆◆◆

Adaga do Homem Cinzento  ◆◆◆◆◆◆

Pré-Requisito: Sabedoria 18 e 8 de Ki

Uma adaga ornamental de uma época perdida, seu fio é cego e ela não possui utilidade além de decoração. Dizem que ela foi criada pelo próprio homem cinzento e acabou caindo nas mãos dos homens, criando desavença por onde passasse, até que foi adornada com duas jóias, uma opala negra e um diamante. Só então suas energias entraram em harmonia e em repouso.

Todo custo em Ki pode ser convertido em custo de pontos de vida.

Graça de Shojin ◆◆◆◆◆◆

Pré-Requisito: Força 18, Destreza 18 e 6 de Ki

Esse manual com mais de 300 páginas relata contos perdidos sobre a sabedoria do Dragão ao meio de fórmulas de alquimia espiritual, em uma linguagem perdida há muito tempo.

Seu valor de Força passa a ser 22, caso seja menor. Como uma reação, você é capaz de ativar a potência interna desse Vel-Sutra, cobrindo seu corpo por uma espécie de armadura metálica dourada que é como uma segunda Pele, ela concede a você +3 de bônus na CA e faz com que todos seus ataques desarmados causem o seu bônus de Sabedoria em d10 de dano trovejante adicional.

Lampejo de Foco ◆◆◆◆◆◆

Pré-Requisito: Constituição 18, Força 18 e 6 pontos de ki

Uma corrente antiga feita de prata contém em seus elos inscrições feitas em jade, outrora parte de uma estátua de um Bodisatva, é dito que a estátua original possuía um conhecimento secreto sobre como combater gigantes.

Um surto de velocidade e força transforma o Bodisatva em uma verdadeira máquina de destruição, seus movimentos se tornam mais rápidos garantindo foco e precisão. Metade do seu deslocamento é adicionado ao seu deslocamento atual e para cada golpe que você atingir, o triplo do seu bônus de proficiência é adicionado ao dano de seus ataques desarmados ou com armas corpo a corpo.

Ensinamentos do Dragão

“Discípulos devem lutar com todo o seu poder, pois o Dragão puxou o chão debaixo das ondas e nos deu as terras que hoje chamamos de lar”

“Discípulos devem agir com compaixão, pois o Dragão nutriu as Primeiras Terras, concedendo calor e vida”

“Discípulos devem pensar com clareza, pois o Dragão atrai o sol que há no céu e revela o mundo que nos cerca”