REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Prefácio

De Runarcana Wiki

Este artigo está em conformidade com a versão 0.91 do Runarcana RPG

Sejam bem-vindos ao Runarcana, este livro é um manual de apoio para jogadores de RPG que tenham interesse em criar e jogar aventuras de RPG no mundo de League of Legends (LoL). Criado de forma não comercial e não lucrativa para usufruto da comunidade, seja ela jogadora de LoL e interessados em RPG, seja de jogadores de RPG interessados em utilizar algumas regras acessórias ao D&D 5ª Edição ou mesmo apenas em explorar um novo mundo.

O principal motivo para a criação desse livro, foi a vontade de muitos jogadores de League of Legends de transferir para a realidade de um RPG de mesa parte da experiência proporcionada por esse jogo.

Inicialmente esse livro foi idealizado e criado por um extinto site de cunho cultural que se chamava Icathia. Nele eram criadas, expostas e divulgadas várias formas de criação cultural envolvidas com a realidade desse título. Desde 2014 o livro Runeterra passou por várias fases internas e experimentações com regras e sistemas diferentes antes de ser finalmente divulgado ao público e publicado gratuitamente.

Seu lançamento veio para concluir os esforços feitos para que fosse possível jogar um RPG em Runeterra com a mesma ambientação do League of Legends e trazendo uma experiência, embora diferente, próxima à das primeiras vezes que se interage com esse jogo e se tem contato com a Lore que cada dia cresce de forma mais rica e elaborada.

As artes contidas aqui são de propriedade intelectual da Riot Games ou de artistas responsáveis por fanarts, qualquer uso das mesmas deve ser solicitado aos mesmos.

Ok, “mas o que esse livro aborda exatamente?” talvez você se pergunte. Nesse livro você encontrará regras auxiliares para criar personagens, aventuras e itens que funcionem no cenário de Runeterra, além disso, algumas descrições breves de localidades e um pouco sobre a cultura desses locais.

Boa parte do material base para que esse livro pudesse ser feito vem diretamente dos sites da Riot relacionados a esse jogo, no entanto muito mais ainda, vem de sites de fãs como wikis que mantém excelentes locais de concentração de informação.

Para melhor aproveitamento, esse livro deve ser usado em conjunto com o Dungeon Master Guide de D&D 5a edição, que é o sistema em que esse livro se baseia.

Mais informações a respeito deste livro e da adaptação no geral podem ser obtidas através do site oficial http://www.runarcana.org, Nele é possível encontrar sempre a versão mais atualizada do livro bem como acessórios, revistas e até mesmo formas de contato com outros jogadores para conversar, ter ideias e discutir sobre essa adaptação.

Lembrem-se que embora tentemos ao máximo aproximar esse sistema do League of Legends, trata-se de uma adaptação para um formato completamente diferente, portanto muitas coisas podem estar modificadas de forma abrupta, causando espanto, mas acreditem, analisamos todas as opções que conseguimos pensar e procuramos tomar as melhores decisões para obter coesão temática, respeitando o fato de ser uma adaptação.

Vale lembrar novamente que esse projeto é completamente gratuito e não é cobrado valor algum para você baixar esse livro. O Runarcana é um projeto feito de fãs para fãs, sem qualquer endosso da Riot Games.

Por esse motivo, leia, estude, discuta e traga sua opinião para nós, pois as regras expostas aqui foram elaboradas para auxiliarem nas tomadas de decisões e na arbitragem, saber se uma ação foi efetiva ou não usando a premissa da sorte, no entanto o jogo é seu, a diversão é sua e do seu grupo.

Prefácio sobre a versão 0.91

Enquanto escrevo essas palavras, toda equipe do Runarcana dorme. E como eu sei disso? Pois todos estavam exaustos por darem o melhor de si para que esse livro pudesse chegar até você da melhor forma possível, com a menor quantidade de erros que conseguimos.

Foram meses de trabalho intenso, dedicado e cheio de problemas.

Viemos de uma época perigosa, onde corremos o risco do projeto ter que ser tirado do ar. Confesso que quase abandonei tudo por tristeza na época. Mas com essa equipe, com o pessoal do Discord do Runarcana, a força para levar adiante surgiu, tudo isso ficou para trás e encaramos o desafio de peito aberto.

E finalmente começamos a colher os bons frutos.

O nome antigo foi deixado para trás e com ele morre o projeto antigo para nascer o Runarcana que, agora, passa a ser um projeto licenciado pela Riot Games, conforme pode ser visto na página de Créditos.

Acreditem, essa conquista representa mais do que poderia escrever aqui, ela representa em especial para todos envolvidos na criação desse livro, em manter o sistema, encontrar seus erros e, especialmente, em aturar um velho chato (eu).

Mas o que aconteceu com o número de versão, talvez vocês se perguntem. Se não ficou óbvio que esse é um novo projeto, um novo começo, que fique então entendido de uma vez por todas.

O Runarcana veio para ficar e dessa vez com a certeza de que poderá ser executado tranquilamente sem a sombra do peso de complicações legais.

Agora, talvez o mais importante a ser mencionado aqui seja a comunidade que foi formada em volta desse projeto. Vários projetos nasceram dele, várias pessoas começaram a criar conteúdo, colocar a mão na massa e a comprovar que possuem talento que pode ser aprimorado.

Se existe um sentimento pelo que sinto por todos vocês que vem apoiando esse projeto, é o de gratidão.

Somado ao sentimento de satisfação e de dever cumprido, conseguindo corrigir erros, melhorar mecânicas, adicionar conteúdo e muito mais.

Mas novamente, por que 0.91 e não 1.0? O motivo é simples, embora seja algo licenciado, ainda temos um caminho (nem mais tão longo assim) para alancançarmos a qualidade que vocês merecem e que temos como objetivo.

O 1.0 é o futuro, com o sistema totalmente consolidado, unificado e independente, algo que poderemos olhar e pensar “está pronto para durar alguns anos intocado”.

Até lá, continuem de olho nos lançamentos e projetos, pois assim como Runarcana é o renascimento desse projeto, seu lançamento é de fato apenas o começo do que temos planejado para o futuro.

Em nome de toda equipe do Runarcana, obrigado pelo carinho, pela força e pela confiança. Aproveitem!

Arddhu

Outubro de 2020