Manter a Wiki no ar gera custos, nos ajude com isso nos apoiando através de apoia.se/arddhu com qualquer valor!

Vários Tiers de recompensa trazem recompensas especiais aos que apoiam continuamente.

Equipamento e Riqueza

From Runarcana Wiki
This page contains changes which are not marked for translation.

Este artigo está em conformidade com a versão 0.92 do Runarcana RPG

Equipamento Inicial

Durante a criação de seu personagem seu equipamento básico é formado pelo seu passado em somatória com os de classe. Uma regra alternativa é começar com um valor inicial em dinheiro, baseado em sua classe, podendo utilizar esse valor para montar o seu próprio conjunto de equipamento básico.

A tabela Riqueza Inicial por Classe determina isso, em conjunto com seu mestre você pode decidir quais equipamentos comprar e como isso aconteceu. Talvez você queira uma arma específica não encontrada em sua região, talvez você tenha algum hábito alimentar diferente que exija um pouco mais de procura, ou simplesmente você roubou esse equipamento em algum momento, seguindo seu rumo desde então. De qualquer forma, os conjuntos básicos foram formados pensando nas necessidades gerais dos personagens, mas talvez você tenha necessidades um tanto quanto “particulares”.

Riqueza Inicial por Classe
Classe Riqueza inicial
Acólito 5d4 x 10 PO
Arcano 4d4 x 10 PO
Atirador 4d4 x 10 PO
Bodisatva 5d4 PO
Bruto 2d4 x 10 PO
Caçador 5d4 x 10 PO
Combatente 5d4 x 10 PO
Mercurial 4d4 x 10 PO
Ninja 5d4 PO
Peregrino 5d4 x 10 PO
Tecmaturgo 8d4 x 10 PO

Riqueza

Embora cada grande cidade-estado de Runeterra tenha sua própria moeda, o ouro e a prata são universais quando operando entre as fronteiras econômicas das regiões. O papel da moeda pode ser cumprido por outros bens comerciais, como joias, pedras preciosas em variados estados de lapidação, animais e até objetos de arte, no entanto, quando falamos de nobreza, a escala disso sobe imensamente, com carregamentos de ouro, direitos sobre uma mina ou mesmo o uso de portos, posições de chefia em grandes instituições entre muitas outras formas de negociação. Dessa forma, a escala em que moedas são contadas uma a uma servem basicamente para negociações de aventureiros e comerciantes.

Cunhagem

Moedas comuns existem em várias denominações diferentes com base no valor relativo do metal a partir do qual elas são cunhadas. As três moedas mais comuns são a peça de ouro (PO), a peça de prata (PP) e a peça de cobre (PC).

Com uma peça de ouro, um personagem pode comprar uma aljava, 15 pés de boa corda ou uma cabra. Um hábil (mas não excepcional) artesão pode ganhar uma moeda de ouro por dia. A peça de ouro é a unidade padrão de medida para riqueza, mesmo que a moeda em si não seja normalmente usada. Quando os comerciantes discutem negócios que envolvam bens ou serviços no valor de centenas ou milhares de peças de ouro, as transações não costumam envolver a troca de moedas individuais. Em vez disso, a peça de ouro é o padrão de medida para valores, porém a troca real é de fato realizada em barras de ouro, cartas de crédito ou bens valiosos.

Uma peça de ouro vale dez peças de prata, a moeda predominante entre plebeus. A peça de prata compra um conjunto de dados, um frasco de óleo para lâmpada ou uma noite de descanso em uma hospedaria ruim. Uma peça de prata vale dez peças de cobre. Uma única peça de cobre compra uma vela, uma tocha ou um pedaço de giz.

Além disso, moedas incomuns feitas de outros metais preciosos algumas vezes aparecem em pilhas de tesouros. A peça de electro (PE) e a peça de platina (PL) são originárias de impérios caídos e reinos perdidos, e às vezes levantam suspeitas e ceticismo quando utilizadas em transações. Uma peça de electro vale cinco peças de prata, e uma peça de platina vale dez peças de ouro.

A moeda padrão pesa cerca de 10 gramas, assim, cem moedas pesam aproximadamente um quilo.

Taxas de Câmbio Padrão
Moeda PC PP PE PO PL
Cobre (PC) 1 1/10 1/50 1/100 1/1000
Prata (PP) 10 1 1/5 1/10 1/100
Electro (PE) 50 5 1 1/2 1/20
Ouro (PO) 100 10 2 1 1/10
Platina (PL) 1000 100 20 10 1

O Comércio

Mercadorias podem ser encontradas por todo o mundo, entretanto nem todas as regiões comercializam da mesma maneira.

Águas de Sentina. Águas de Sentina possui uma rota marítima que comercializa com quase todas as regiões do mundo, com exceção de Ixtal, em Águas de Sentina você pode encontrar todo tipo de mercadoria e moeda. O preço dos produtos em Águas de Sentina variam de acordo com o vendedor, muitos podem estar tentando te enganar para conseguir mais ouro para eles mesmos.

Bandópolis. Não se sabe como funciona o comércio em Bandópolis, sequer se ele existe. E se existir, deve ser algo bem estranho.

Demacia. Não é permitida nenhuma comercialização “oficial” com o povo comum Demaciano, entretanto a coroa compra mercadorias de outros locais e revende para a população, controlando todo o mercado local. Demacia não comercializa com Noxus.

Freljord. Dificilmente uma tribo de Freljord comercializa com outra tribo rival, entretanto todos aceitam mercadorias vindas do exterior.

Ilhas das Sombras. Um dia deve ter havido uma espécie de comércio dentro das ilhas amaldiçoadas, mas hoje não se sabe se existe uma alma viva dentro da Ilhas das Sombras, apenas que lá está escondido diversos tesouros do passado e itens mágicos extraordinários.

Ionia. O comércio de Ionia se dá principalmente entre produtores, como há muitos anos Ionia era uma civilização pacífica suas plantações, tecidos e produtos medicinais são suas principais fontes de troca. Entretanto com a invasão Noxiana passou-se a comercializar armas para a defesa pessoal de sua população.

Noxus. Provavelmente Noxus possui a maior variedade de produtos para venda, com a expansão do império e posse de terras, Noxus possui uma variedade que vai desde Eka’sul (animais comuns de Shurima) até Aço Negro.

Piltover. Você pode facilmente encontrar roupas caras e armas hextec em Piltover, além de negociar com mercadores que viajaram o mundo em busca de novos produtos para sua loja.

Shurima. Existe uma alta taxa de mercenários em Shurima, eles estão dispostos a fazer qualquer coisa… pela quantidade certa de ouro, até mesmo invadir a tumba de sua capital ancestral. Animais, seda, argila, vidro e ouro são extremamente comuns em Shurima e talvez você possa encontrar uma manopla de ouro arrancada de um braço perdida no deserto.

Targon. Os Rakkor possuem diversos animais em que retiram lã, leite e couro. além da riqueza que a Montanha os dá. Suas armas são feitas de ouro ou prata, e seus ferreiros são extremamente habilidosos, podendo às vezes imbuir a arma com magia e vendê-la por centenas de peças de ouro.

Zaun. Aqui você encontra itens não tão convencionais e até mesmo destrutivos, não é uma boa ideia tentar passar a perna em um mercador Zaunita, ele pode acabar querendo dar a volta por cima… do seu cadáver.

Escambo
Custo Bem
1 PC 0,5 kg de trigo
2 PC 0,5 kg de farinha ou uma galinha
5 PC 0,5 kg de sal
1 PP 0,5 kg de ferro ou 1 m² de lona
5 PP 0,5 kg de cobre ou 1 m² de tecido de algodão
1 PO 0,5 kg de gengibre ou uma cabra
2 PO 0,5 kg de canela ou pimenta, ou uma ovelha
3 PO 0,5 kg de cravos ou um porco
5 PO 0,5 kg de prata ou 1 m² de linho
10 PO 1 m² de seda ou uma vaca
15 PO 0,5 kg de açafrão ou um boi
50 PO 0,5 kg de ouro
500 PO 0,5 kg de platina