REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Yordle

De Runarcana Wiki
Revisão de 23h11min de 28 de dezembro de 2020 por Kael (discussão | contribs)
Outros idiomas:

Os membros da origem Yordle estão entre as mais mágicas e misteriosas criaturas de Runeterra, criaturas espirituais que assumem uma forma bípede com no máximo 80 centímetros de altura, normalmente mamíferos, também podem se adaptar à vida marítima assumindo traços anfíbios. Sua origem é desconhecida, mas sua presença sabidamente existe por toda Runeterra desde épocas pré-históricas, aparecendo vez ou outra longe de sua cidade natal, Bandópolis.

Glamour

Como criaturas espirituais, embora os Yordles assumam uma forma física, a percepção da mesma pode variar de pessoa para pessoa ao se enxergar por trás do véu mágico que os protege.

O Glamour é uma forma de expressão natural dos Yordles que flerta com a magia, alterando sua aparência para os outros e muitas vezes dando a eles a aparência de humanos pequenos.

Aparência

Yordles são normalmente pequenos, raramente ultrapassam 1 metro de altura e normalmente variam na faixa dos 80 centímetros. Sua pele varia entre ser completamente lisa e até mesmo ser coberta de pelos, traços que normalmente diferenciam os machos e fêmeas dessa raça. Suas mãos têm 4 dedos mas seus pés variam entre os indivíduos, tendo entre 2 e 4 dedos.

A coloração de pele e do pelo varia muito, mas uma tendência comum é que os machos da raça costumam ser peludos enquanto as fêmeas costumam ter poucos pelos. Seus olhos são grandes, com íris circulares e pupilas ovais e normalmente enxergam frequências abaixo do vermelho, diferentemente dos humanos.

Cultura

Os Yordle têm magia inata que os auxilia a alcançar coisas extraordinárias e normalmente impossíveis para alguém de sua estatura. Além disso, eles têm uma necessidade maior de convivência social com outros de sua espécie, muito mais que os humanos por exemplo. Normalmente eles são uma espécie amigável e pacífica, frequentemente associados a jovialidade e pequenas brincadeiras, normalmente benevolentes.

Yordles que se isolem por muito tempo, especialmente se forem isolados de outros Yordles, começam a ter problemas psicológicos. Quando com inclinações nefastas isso pode fazer com que se tornem realmente malignos.


Nomes Yordles

Yordles não possuem sobrenome, mas quando possuem geralmente é um apelido que descreve algum hábito ou característica.

Nomes Masculinos: Teemo, Rumble, Veigar, Ziggs, Aellhand, Brundon, Carrus, Ferrin, Greemus, Halbert, Jacoby, Lelando, Marko, Pellas, Raurus, Xavier, Zeke

Nomes Femininos: Tristana, Lulu, Poppy, Brandy, Catarine, Eala, Galli, Helena, Kellie, Kittie, Margo, Quiver, Sabrina, Terri.

Traços de Origem dos Yordles

Herança. Seu valor de Carisma aumenta em +1, e você possui 2 pontos de Herança, veja o Capítulo 5: Personalização para a lista de Heranças disponíveis.

Idade. A vida dos Yordles é extremamente longa em comparação ao dos humanos, em parte por sua natureza mágica. No entanto eles mantém quase sempre um aspecto jovial e um humor próximo ao de crianças. Por isso, é praticamente impossível precisar a idade de qualquer um.

Tendência. Yordles possuem uma inclinação clara a alinhamentos bons, mas existem casos de Yordles do mal. Raramente eles são neutros.

Tamanho. A maioria dos Yordles tem menos de 1 metro de altura e pesam por volta de 30 quilos. O seu tamanho é Pequeno.

Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 30 pés

Idiomas. Você pode falar, ler e escrever a língua Yordle e outro idioma comum adicional, à sua escolha. Os Yordles são muito eficientes em comunicação e aprendem facilmente outras línguas, gastando metade do tempo normal para aprender um novo idioma.

Região. CCada região de Runeterra possui uma cultura diferente, você deve escolher sua Região, que definirá onde você cresceu e muito de 56 como você vê o mundo. Você pode ver mais a respeito disso no Capítulo 11: Runeterra.

Necessidade de Cobertura. Por algum motivo, todo yordle sente necessidade de ter algo em sua cabeça como um óculos, um chapéu, touca, brinco, etc.

Sentidos Aguçados. Pelo fato de terem sentidos aguçados, tanto visão quanto audição, eles têm proficiência na perícia Percepção.

Visão no Escuro. Pelos olhos especiais que têm, Yordles tem uma visão superior no escuro e na penumbra. Você enxerga na penumbra a até 60 pés como se fosse luz plena e no escuro como se fosse na penumbra. Você não pode discernir cores no escuro, apenas tons de cinza.

Máscara da Natureza. Os Yordles podem tentar se esconder mesmo quando estiver apenas levemente oculto pela folhagem, chuva forte, neve caindo, ou outro fenômeno natural. Além disso eles podem tentar se esconder até mesmo atrás de uma criatura, contanto que ela seja no mínimo uma categoria de tamanho maior que a sua.

Glamour. A aparência dos Yordles é envolta em uma magia inata que atua mesmo inconscientes, ela mascara sua verdadeira aparência. É uma defesa natural que age quando eles entram no mundo material. Toda criatura que o vê deve realizar um teste de Percepção CD 15 + seu Bônus de Proficiência + seu modificador de Carisma, em uma falha a criatura o vê de uma forma que não seja a sua verdadeira. Cada criatura que falha nesse teste o vê de uma maneira diferente. O Yordle pode, voluntariamente, escolher que uma criatura o veja normalmente.

Mestres do Glamour. O glamour faz com que os yordles passem despercebidos ou tenham sua presença minimizada na percepção das pessoas confundindo-os com outras pessoas ou simplesmente focando atenção em outros. Toda vez que um Yordle entrar em combate, ele tem um total de pontos de Glamour baseado em seu nível igual à tabela Mestres do Glamour. A cada turno em combate, ação realizada e a cada ataque sofrido ele perde um ponto. Enquanto ele tiver pontos de Glamour, toda vez que ele for alvo de um ataque, caso exista outro alvo possível para esse ataque, o mestre deve jogar um dado de acordo com a tabela Mestres do Glamour. Caso o resultado seja 1, o ataque deixa de ser feito no Yordle e é feito em outro alvo. Quando atingir 0 pontos de glamour você não poderá usar essa característica até completar um descanso curto ou longo, além disso, o Yordle pode voluntariamente desfazer esse glamour.

Mestres do Glamour
Nível Pontos Dado
1 1 d20
5 3 d12
9 5 d10
11 7 d8
15 9 d6
19 11 d4

Magia Inata. Yordles conhecem naturalmente algumas magias da lista de Magias Yordle. Eles não requerem componentes material para esses truques ou magias. Sempre que uma magia inata Yordle é conjurada, ela pode causar um efeito aleatório ao ser conjurada. No momento que você utilizar um truque ou magia você deve rolar 1d20, caso caia 5 ou menos você deve rolar a tabela de Magia Descontrolada Yordle[1] que pode ser encontrada no Capítulo 10.

Esses espaços de magia somente podem ser usados para conjurar magias inatas Yordle e você recupera seus espaços de magia no final de um descanso longo.

Seu atributo para conjurar essas magias é Carisma.

CD para suas Magias Yordle = 8 + seu bônus de proficiência + seu Modificador de Carisma

Modificador de Ataque de Magia Yordle = seu bônus de proficiência + seu Modificador de Carisma

Efeito Narrativo

A Magia Inata Yordle reflete a relação que eles tem com a sua própria essência espiritual e mágica, funcionando em termos narrativos de forma diferente da magia do Arcano, Acólito ou outras classes conjuradoras. Sempre que um Yordle conjura uma Magia Inata Yordle, ela tem necessariamente um componente narrativo que pode soar até como absurdo, como por exemplo, ao usar a magia de 3º nível luz do dia, o Yordle pode dizer que seu personagem está assoprando a escuridão para longe. Conforme o Yordle sobe de nível, ele tem acesso a novas magias. Elas obrigatoriamente tem que ter alguma explicação narrativa para serem “aprendidas” como por exemplo um Yordle que jamais viu gelo jamais poderia aprender a magia de 4º nível tempestade glacial.

Magia Inata Yordle
Magias Conhecidas e Espaços de Magia
Nível Truques 1 2 3 4 5
1 - - - - -
1 1 - - - -
1 1 1 - - -
11º 2 1 1 1 - -
15º 2 2 1 1 1 -
19º 3 2 2 1 1 1