REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Runas

De Runarcana Wiki
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Outros idiomas:

Este artigo está em conformidade com a versão 0.94 do Runarcana RPG

Runas
Nível Runa
1 Natureza Rúnica
2 -
3 Maestria
4 -
5 Maestria
6 -
7 -
8 Runa
9 -
10 Maestria
11 -
12 Maestria
13 -
14 -
15 Runa
16 -
17 Maestria
18 -
19 Maestria
20 -

Um dos maiores poderes de Runeterra são as Runas Globais que podem modificar nações e tem capacidades que os seres de Runeterra ainda não conseguiram compreender completamente em todos seus contatos com elas, que quase sempre acabaram por criar catástrofes globais levando o mundo próximo da destruição.

Em Runarcana, essas Runas Globais têm um papel importantíssimo para as personagens, conforme a história de League of Legends, mas também apresentam uma nova camada adaptando poderes do jogo para a sua mesa de aventuras.

As Runas Globais não possuem conceitos de bem e mal, elas não são inteligências mas sim potências que podem ser usadas para qualquer fim. Embora o contato com as Runas Globais não seja o alvo desse capítulo, aqui falaremos de uma característica provocada por elas.

Ao iniciar uma vida de aventuras, ou mesmo simplesmente em algum momento muito importante como defender sua vida, defender pessoas queridas ou enfrentando uma ameaça perigosa, manifesta-se o Pulso Rúnico, de maneira inata mesmo sem que a pessoa tenha qualquer ligação com essas Runas, proximidade ou mesmo ciência da existência das mesmas.

Isso significa que o poder das Runas Globais afeta todos os seres vivos de Runeterra, seja pelo ar que respiram, pelos nutrientes que recebem em sua alimentação ou apenas por estarem sob a luz do sol.

A reverberação dos Pulsos Rúnicos percorre todo o planeta e afeta todos as criaturas vivas, mesmo criaturas sem qualquer inteligência ou seres criados artificialmente.

Sobre as Runas

Mecanicamente as Runas são divididas em duas categorias, Pulsos Rúnicos e Runas. Um Pulso Rúnico é um despertar de capacidade inata que atua de forma persistente e normalmente sem controle, adicionando efeitos às ações. As Runas por sua vez, normalmente são manifestações controláveis que possuem um uso limitado descrito nas próprias Runas.

As Runas por sua vez, possuem uma segunda divisão, enquanto as Runas são poderes que se desenvolvem naturalmente em qualquer criatura, as Runessências são capacidades ligadas a poderes muitas vezes externos, mas em alguns casos a algumas características únicas de uma criatura.

Escolhendo Runas

Durante a criação de um personagem, você deve escolher uma Natureza Rúnica, que é formada através de um Pulso Rúnico e de uma Runa inicial, seja ela uma Runa ou uma Runessência. A cada novo nível de personagem, você pode receber maestria para uma Runa ou acesso a novas Runas, conforme descrito na tabela de Runas.

Maestrias

Em adição aos poderes Runas, cada uma delas recebe duas maestrias que expressam o desenvolvimento escolhido pelo personagem quanto ao controle de sua natureza rúnica. Quando você recebe uma Maestria, você pode escolher entre as duas opções apresentadas na Runa. Quando você recebe a segunda Maestria, você pode novamente escolher entre as duas opções.

Runessências

A maioria das Runessências exigem alguma situação narrativa para que possam ser escolhidas, como pactos, acesso a Runas Globais, conexão com poderes além dos mágicos e mundanos, entre outras possibilidades. Diferente das Runas, uma Runessência só pode ser escolhida na criação de um personagem sob o aval do mestre. Através da narrativa e do descobrimento do mundo e das capacidades Rúnicas, muitas vezes os jogadores são expostos a novos poderes, entidades e até patronos. Um patrono verdadeiramente poderoso pode refinar a Natureza Rúnica de alguém transformando-a em Runessência.

Interação de Runas

Existem características de classe, Aprimoramentos, Heranças e até mesmo itens mágicos e artefatos poderosos que podem potencializar e modificar o uso das Runas. Outras formas de despertar novos caminhos e poderes podem existir, mas por via de regra, todo o conhecimento que existe a respeito desse assunto é raríssimo e em muitos lugares a simples menção é o suficiente para colocar sua vida em risco ou apenas tornar quem os menciona o alvo de ridicularização completa.

AVISO!!!

Exceto se especificado na própria runa, Poderes Rúnicos não são afetados por acertos críticos.

Ativação de Runas

Cada Runa possui suas próprias regras de ativação, essa ativação é em sua maioria um efeito conjugado, conforme descrito a seguir. Caso não exista nenhuma informação na própria Runa, apenas uma pode ser ativada por rodada, independente se mais de uma condição surgir para isso, exceto para efeitos passivos e efeitos duradouros, conforme descrito a seguir:

Ativação Conjunta: Toda ativação de uma runa não é definida na própria Runa, , isso significa que ela deve ser utilizada junto a algum tipo de ação descrita na Runa, como um ataque, ação, ação bônus, reação, etc.

Efeito Passivo: Algumas Runas possuem componentes passivos, eles acontecem independente de sua vontade, após a descrição das condições especificadas na própria runa, partindo em conjunto a suas habilidades ou de terceiros.

Efeito Duradouro: Alguns efeitos das runas podem possuir um efeito persistente. Por exemplo, ao ativar a runa pelas próximas 2 rodadas uma criatura atingida estará Cega.

Cada Runa possui uma quantidade de usos descrita na própria Runa, a cada uso se desconta um do total, ao totalizar 0, você não pode usá-la mais até completar um descanso pleno.

Quando uma Runa declara um ataque, você deve utilizar o Modificador de Ataque de Runas para utilizá-la, jogando 1d20 e adicionando esse modificador ao resultado, que deve ultrapassar a CA do alvo em questão. Como as Runas são uma capacidade natural de cada essência, tanto o Modificador quanto a CD das mesmas são definidos com base no nível de personagem, o que significa que o que deve ser considerado é o nível de personagem e não o nível de uma classe. Exemplo: Um Combatente 6, Arcano 4, possui 10 níveis de personagem, portanto 10 é o número usado para o cálculo de CD de Runas e Modificador de Ataque.

CD para suas runas: 8 + seu bônus de proficiência + metade do seu nível de personagem (mínimo de 1)

Modificador de ataque de runas: seu bônus de proficiência + metade do seu nível de personagem (mínimo de 1)