REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Reinos de Existência

De Runarcana Wiki
Revisão de 21h00min de 3 de novembro de 2021 por MasterOfSword (discussão | contribs)

Este artigo está em conformidade com a versão 0.92 do Runarcana RPG

“O sol familiar deste mundo ainda se esconde atrás do horizonte. Terra bruta e não polida desenrolava-se abaixo. Montanhas contornavam em barreiras que esboçavam dedos nas terras vazias. Palácios, ou ainda, coisas que se passavam por palácios, falhavam em emergir sobre os montes mais baixos. A curvatura do planeta encontrava as estrelas com uma serenidade e graça que poucos dos habitantes abaixo presenciariam. Eles estão tão espalhados ao redor do globo e se agarram tão cegamente em qualquer tipo de entendimento que não é surpresa que eles foram conquistados e sequer compreendiam que estavam em apuros.”

O universo de Runeterra é formado de diversos reinos que existem em paralelo e em constante interação de seus poderes. O reino principal onde acontecem as aventuras de Runarcana RPG é o reino material, onde normalmente os jogadores são criaturas das mais variadas origens, explorando um mundo que possui magia em seu cerne e se revela em manifestações surpreendentes a cada nova visão.

Esses reinos estão em constante interação, principalmente com a energia mágica dos três atuando em conjunto através das mais fantásticas manifestações no reino material. Ao passo que cada reino tem seu próprio desenvolvimento e suas leis, o reino material parece ser o epicentro dos acontecimentos tendo uma importância desconhecida em meio a esse quebra-cabeças cósmico.

Reino Material

Também chamado de Reino Elemental, o Reino Material é o reino físico onde os elementos ideias e espíritos se manifestam, é também onde se encontram as criaturas mortais, sujeitas ao sabor do tempo e predestinadas a terem uma breve história meio à imensidão desse mundo Sejam eles humanos, minotauros ou vastaya, essas espécies humanoides e inteligentes podem ser encontradas nas mais variadas expressões de existência.

O Reino Material é onde se encontra o planeta chamado Runeterra, um planeta onde são manifestadas as forças dos outros Reinos Espirituais e onde tomam lugar a maior parte das regiões conhecidas, seja a terra da força conhecida como Noxus, ou mesmo onde uma reles moeda pode custar uma vida (ou seria o contrário?) como Águas de Sentina.

A maior parte das aventuras em Runeterra se iniciam e se passam no Reino Material, no entanto existe muito mais além deste reino, conforme os heróis da história, os personagens dos jogadores aprendem e se desenvolvem, às vezes um único reino não é mais o suficiente.

Além do Reino Material

O Reino Material pode ser o território esmagadora maioria das histórias e acontecimentos de Runeterra, no entanto ele não está isolado, além do material, outros reinos estão conectados das mais diversas formas, seja através de portais temporários que mudam de lugar constantemente, seja através de uma simples barreira que pode ser cruzada com um breve aceno de mãos.

Viagens Planares

Viajar entre os planos pode não ser a coisa mais complicada e rara de Runeterra, mas nem por isso se torna algo fácil ou corriqueiro. Existem pessoas que passam uma vida inteira sem sequer ter contato com outros planos, ou reinos. Os aventureiros normalmente são aqueles a quem é reservada uma maior possibilidade de ter de transitar entre os reinos em busca de concluir suas missões de vida ou simplesmente para resolver algum pequeno problema catastrófico.

A viagem entre os reinos pode ser feita através de muitas formas, mas as duas mais comuns e de fácil acesso são através de magia ou através de um portal planar:

Magias. Algumas magias permitem desde ter um vislumbre de outros reinos com magias de menor poder até a viagens plenas em grupo para os outros reinos de existência. Transição planar e portal são duas das magias que odem transportar aventureiros diretamente para outro reino de existência, com variados graus de precisão. Forma etérea e projeção astral permitem a entrada de aventureiros no Reino Espiritual.

Portais. Um portal é um termo geral para uma conexão interplanar estacionária que liga um local específico em um reino de existência a um local específico em outro. Alguns portais podem ser como portas, uma janela ou uma passagem envolta em névoa, e o simples ato de atravessá-la acarreta em uma viagem interplanar. Outros são locais – círculos de pedras fundamentais, torres flutuantes, veleiros ou até mesmo cidades inteiras – que existem em vários planos, de uma só vez ou alternam de um plano a outro por vez. Alguns são vórtices, tipicamente unindo um Reino de Existência com um local muito semelhante no Reino Material, como uma árvore mística no topo de uma colina.

Semiplanos

Semiplanos são pequenos espaços extradimensionais com suas próprias regras singulares. Eles são pedaços de realidade que parecem não se atrelar à nenhum outro lugar. Semiplanos vieram a existir por uma diversidade de maneiras. Alguns são concebidos por magias, como semiplano ou originados pelo bel-prazer de um ser extremamente poderoso ou outra força desconhecida.

Eles podem existir naturalmente, como uma dobra da realidade existente que foi comprimida para fora do resto do universo, ou como um universo recém-nascido crescendo em poder. Um determinado semiplano pode ser adentrado através de um único ponto onde ele toca outro plano.

Subjetivamente, a magia transição planar pode levar viajantes para um semiplano, mas a frequência adequada requerida para a sintonização é extremamente difícil de se alcançar. A magia portal é mais confiável, considerando que o conjurador conheça o semiplano.

Reino Espiritual

O Reino Espiritual se encontra em um paralelo com o Reino Material, e em alguns pontos podendo mesclar-se com ele, como no caso Ionia, onde o véu que divide os dois reinos se encontra mais fino e em que os espíritos influenciam diretamente a vida local, tanto na fauna como na flora, trazendo magia em abundância para o ambiente.

O Reino Material, Runeterra, está ligada diretamente ao Reino Espiritual, um local onde o tempo não possui relevância e as leis naturais do Reino Material não se aplicam. Se trata de um lugar de poderes extraordinária em que a magia espiritual é extremamente abundante e intensa, podendo alterar permanentemente a constituição de um ser, como fora o caso dos Vastayashai’rei.

Bandópolis

A cidade dos yordles é localizada em um semiplano desconhecido dentro do Reino Espiritual. Em Bandópolis, dizem que todas as sensações são amplificadas para os não yordles, as cores são mais vívidas, a comida e a bebida embriagam os sentidos por anos e, uma vez provadas, jamais podem ser esquecidas.

A luz do sol é eternamente dourada, as águas são completamente cristalinas e toda colheita é extremamente frutífera. Talvez alguns desses relatos sejam verdadeiros, mas talvez nenhum seja, pois não há duas pessoas neste mundo que concordem sobre o que realmente viram.

Só uma coisa é certa: Bandópolis e seus habitantes carregam um poder atemporal. Isso deve explicar por que muitos mortais que encontram seu caminho de volta parecem ter envelhecido bruscamente, embora a maioria sequer retorne.

Os caminhos do Reino Material para Bandópolis raramente são vistos por mortais, pois só se abrem em circunstâncias específicas, ou para aqueles capazes de ler e interpretar a linguagem yordle.

Alguns portais só podem ser abertos com uma série de gestos específicos, normalmente definidos por símbolos peculiares inscritos em pontos próximos. Um portal em particular pode abrir caminho para uma caverna profunda, cujas reentrâncias se enchem com água quando a maré baixa e revela um padrão de círculos rúnicos. Embora a localização dos portais possa mudar ao longo do tempo, muitos permanecem sempre no mesmo local. Às vezes, nesses lugares conhecidos como bandobosques, a magia espiritual transita entre os dois reinos, afetando a flora e a fauna local de formas estranhas e imprevisíveis.

Clareira

A Clareira é um semiplano conectado a Bandópolis que também existe como uma bolha oculta no Reino Espiritual, também conhecido como o reino das fadas, é um lugar ainda mais estranho do que Bandópolis. Ela já existia muito antes dos yordles chegarem ao mundo e, provavelmente, foi a partir dela que Bandópolis nasceu. É um local em que se pode mudar seu entorno, bem como alterar sua própria forma como bem entender. Absolutamente tudo o que sua fértil imaginação conceber pode ser concretizado.

Reino Celestial

O Reino Celestial, muitas vezes referido como a Cidade de Ouro e Prata, é um reino além de Runeterra, cuja entrada pode ser encontrada no topo do monte Targon, local esse que também serve como acesso das criaturas celestiais aos Reino Material. Esse reino possui uma vastidão banhada em luz dourada durante o dia e estrelas cintilantes à noite.

O Reino Celestial é uma expressão de uma realidade incompreensível para mentes mortais onde estão os onde seres conhecidos como Celestiais, criaturas míticas das estrelas, cujo propósito é completamente desconhecido , embora pareçam ter um interesse particular pelo que acontece no Reino Material. Entre os primeiros seres que surgiram no universo, os seres Celestiais são extremamente estranhos em comparação com qualquer outra criatura que possa ser encontrada no Reino Material, Espiritual ou Celestial.

Os habitantes do Reino Celestial parecem manifestações ligadas diretamente a esses Celestiais, como vários exemplares de Dragões Celestiais e até mesmo singelos Estrelacórnios, que interagem com o mundo de Runeterra com motivos muito além da compreensão mortal.

Os Celestiais

Os Celestiais são seres estelares que vivem além dos reinos Material, Espiritual e até mesmo Celestial de Runeterra. Esses seres incorporam conceitos e às vezes fundem-se com mortais, ascendendo-os, tornando-os seus hospedeiros com os quais são capazes de atravessar e/ ou interagir com o Reino Material com relativa eficiência. Esses são os Aspectos.

Os celestiais parecem ter influenciado pouco o destino do mundo em eras passadas, com uma dessas exceções sendo as instruções para que fosse possível a construção do Disco Solar, que trouxe a Runeterra a existência dos Guerreiros Deuses, os Ascendentes, canalizando poderes diretamente do Sol através do Disco Solar.

Os Aspectos

Os Aspectos são o resultado da fusão de um Celestial e um Mortal, normalmente tal acontecimento se dá no pico do Monte Targon quando um mortal de valor passa pela prova de subir o Monte e um Celestial o presenteia com sua bênção celestial. Com exceção do Aspecto do Crepúsculo e seus hospedeiros, eles raramente interferem no Reino Material fora de tempos de grandes necessidades.

Mitna Rachnun

Mitna Rachnun é um semiplano conectado ao Reino Espiritual, para onde as almas daqueles que se foram vagam normalmente em sua jornada para o grande Além. Conectado ao Reino Material através do Bastião Imortal em Noxus, esse reino já foi um plano de vida após a morte vazio: um deserto cinza, envolto por uma névoa etérea e atormentado por sussurros em Ochnun, com almas perdidas vagando e eventualmente desaparecendo na névoa.

Tudo isso mudou quando Sahn-Uzal se recusou a desaparecer, essa determinação feroz o deixou persistir por tempo suficiente para aprender Ochnun, uma língua profana não falada por nenhum ser vivo. Ele sussurrou além do véu para os mortais, até que um clã de feiticeiros o trouxe de volta, o conectando a uma armadura de ferro. A partir desse dia ele foi renomeado no idioma Ochnun: Mordekaiser.

Depois que Mordekaiser governou e massacrou no leste de Valoran por quase 3 séculos, ele foi banido de volta para o Mitna Rachnun, onde todas as almas de todos aqueles que morreram sob seu último reinado estavam esperando. Pervertidos pela feitiçaria das trevas, seus espíritos nunca desapareceriam. As almas mais fortes comporiam seu exército devoto e as fracas seriam os blocos de construção dos novos castelos e edifícios que formariam a nova vida após a morte de Mordekaiser.

E agora, quase 1100 anos após seu banimento, o mundo posterior de Mordekaiser está completo, e ele se prepara para reivindicar cada alma em seu Reinado Final.

O Vazio

O Vazio, não é um lugar, mas sim o que existe entre dois lugares. Sem qualquer conexão com algum reino em específico, porém podendo se conectar ao reino Material.

Nesse lugar o desejo de consumir é eterno, esse desejo é compartilhado com todas as criaturas que nascem ao se manifestarem no mundo material, essas criaturas são conhecidas como vastinatas. Esse desejo de consumir é manifestado de maneiras diferentes para cada uma das tribos de vastinatas, como alimento, evolução através da assimilação ou conhecimento através da desintegração.

Alguns dos vastinatas que são conhecidos pelos mortais, foram nomeados pelos Shurimanes em seu idioma antigo. Cada criatura foi descrita a partir de uma palavra que passou a designar sua espécie, ou tribo, e outra que os designou como indivíduos, como Rek’Sai, enquanto Rek é a palavra em Shurimane Antigo para Rainha, Sai é a palavra para deserto, dando a essa criatura o título de Rainha do Deserto, por ser a rainha da tribo dos Xer’Sai

Não se tem conhecimento algum se o Vazio possui alguma entidade que comanda todas as tribos de vastinatas existentes, lhes coordenando em um ataque elaborado aos demais reinos de existência ou se as criaturas apenas atacam de maneira irracional e irrefreável, no entanto há indícios poderosos de que alguma entidade de extrema malícia esteja por trás de tudo, fazendo até mesmo com que o Dragão Celestial criador de todas estrelas se preocupe com isso.