REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Ofícios

De Runarcana Wiki
Revisão de 15h07min de 28 de julho de 2020 por Kael (discussão | contribs) (Created page with "Ofícios Ofícios são similares a profissões, são ocupações, habilidades ou conhecimentos que um personagem possui em diversos aspectos da vida e que normalmente são pr...")
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Ofícios

Ofícios são similares a profissões, são ocupações, habilidades ou conhecimentos que um personagem possui em diversos aspectos da vida e que normalmente são praticados como emprego. Mesmo os aventureiros em sua corrida frenética para salvar o mundo, eliminar monstros ou apenas ter algum lucro, normalmente desenvolvem algumas habilidades que não são diretamente ligadas a aventuras. Especialmente pelas aventuras e vida similar à de andarilhos, dificilmente aventureiros se dedicam aos ofícios a ponto de se tornarem reconhecidos na área. No entanto, um profissional pode vir a se tornar um aventureiro também,  isso pode fazer parte do seu passado.

Normalmente os ofícios são habilidades formados de um conjunto de  habilidades práticas com algo, como Sapateiro, Ferreiro, Funileiro, Joalheiro, entre muitos outros. Um personagem que escolhe um ofício, tem acesso também às ferramentas, estojo ou instrumentos desse ofício.

Em aventuras muitas vezes esses conhecimentos e habilidades se mostram úteis e podem ter sinergia com as Perícias, como por exemplo  um Ofício de Vidreiro pode muito bem analisar um frasco vazio de vidro e através de suas habilidades, perceber que é um frasco preparado para receber algum ácido, enquanto um Herbalista ou Especialista em Venenos podem analisar vestígios do seu conteúdo e dizer se o que estava ali era uma poção de cura, um elixir ou mesmo um veneno. Outro  exemplo é um personagem com ofício em Joalheria, caso seja um mago,  ele pode analisar uma gema ou pedra preciosa e descobrir se existe algum encantamento nela sem mesmo ter de usar magia.

Sua origem, região, classe, passado ou alguns aprimoramentos dão a você proficiência em algum Ofício. A proficiência com um ofício permite que você adicione o seu bônus de proficiência a qualquer habilidade que  interaja com esse Ofício. O uso dos Ofícios não está vinculado a uma habilidade única, já que a proficiência nele representa um conhecimento mais amplo de seu uso. Por exemplo, o Mestre pode pedir que você faça um teste Destreza para esculpir um detalhe fino usando seu ofício de Entalhador e em posse de suas ferramentas de entalhador, ou um teste de Força para fazer algo em uma madeira particularmente dura.

Possuir um estojo, as ferramentas ou um instrumento de um Ofício, não dão a você proficiência com aquele Ofício. Qualquer teste feito com um conjunto cujo Ofício não seja de sua proficiência é feito com desvantagem.

Equipamento de Ofício

Todos os Ofícios possuem uma série de equipamentos ligados a ele, para um pedreiro uma boa colher de construção é imprescindível, já para um joalheiro ela provavelmente será inútil.

Cada estojo, suprimento, utensílio ou ferramenta descreve itens que são comuns de se encontrar nesses conjuntos, no entanto aventuras que se dediquem um pouco a mais em questões interpretativas e com maior realismo, podem especificar minuciosamente o que existe em cada conjunto.

Estojo de Herbalismo

Este conjunto contém uma variedade de instrumentos como tesouras, almofariz e pilão e bolsas usadas por herbalistas para criar remédios e poções. Proficiência com este conjunto permite que você adicione seu bônus de proficiência a qualquer teste de habilidade que fizer para identificar ou aplicar ervas. Além disso, proficiência com este conjunto é necessária para criar antitoxinas e poções de cura. Um estojo de Herbalismo permite a um personagem com Proficiência nele a identificação de plantas e venenos, além disso com ele o personagem pode coletar partes das plantas e venenos de maneira segura.

Conteúdo: O estojo de herbalismo contém pequenas bolsas para guardar ervas, tesouras e cortadores além de luvas de couro para coletar plantas. É comum que tenha almofariz além de vários frascos de vidro de diferentes tamanhos .

Sinergias: Um Estojo de Herbalismo pode ser usado em conjunto com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

Arcanismo. Permite que você estude magicamente plantas e ajuda na identificação de poções.

Investigação. Você pode coletar pistas e detalhes em áreas de vegetação com esse estojo.

Medicina. Auxilia na confecção de remédios feitos de plantas medicinais para tratar doenças e curar ferimentos.

Natureza e Sobrevivência. Algumas plantas podem ser usadas como alimento após passarem por alguns processos de purificação ou filtragem.

Identificar Plantas. Auxilia que você identifique com maior facilidade plantas e ervas medicinais pela sua aparência, comparando a com outras amostras, e pelo cheiro seja através de reagentes aplicados diretamente ou através de alguma infusão, queima ou outro processo.

Estojo de Herbalismo

Atividade CD
Identificar plantas e Ervas 15
Identificar Veneno 20

Estojo de Jogos

Este item engloba uma vasta gama de peças de jogo, incluindo dados e baralhos de cartas. Alguns exemplos comuns aparecem na tabela Ferramentas, mas existem outros tipos de jogos. Se é proficiente com um determinado jogo, você pode adicionar seu bônus de proficiência aos testes de habilidade que fizer para jogar com esse conjunto. Cada tipo de ferramentas de jogo requer uma proficiência separada. Um estojo de Jogos se aplica a um tipo de jogo, como Cartas, Aposta do rei, ou algum outro jogo de azar que utilize dados.

Conteúdo: Dentro de um estojo de jogos, estão todas as peças necessárias para algum jogo em específico, podendo ser desde  pedras, dados, peças de tabuleiro ou apenas um baralho.

Sinergias: Um Estojo de Jogos pode ser usado em conjunto com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

História. Você pode demonstrar algum conhecimento histórico ou  evento importante que tenha alguma    relação com o jogo, ou usar o mesmo para relatar algo histórico de maneira levemente teatral. Intuição. Ao  jogar com alguém, você pode fazer leituras de sua personalidade, entender trejeitos e tiques que possibilitam a você um melhor entendimento da pessoa, de seus tons de voz falando a verdade ou mentira ou perceber flutuações de humor.

Prestidigitação. Você pode utilizar o seu estojo para fazer trapaças, seja elas dentro do jogo ou utilizando o conteúdo do estojo para enganar a alguém.

Estojo de Jogo

Atividade CD
Pegar um Jogador Trapaceando 15
Obter uma intuição sobre a personalidade de um jogador 15

Estojo de Veneno

Um estojo de veneno inclui os frascos, produtos químicos e outros equipamentos necessários para a criação de venenos. Proficiência com este conjunto permite que você adicione seu bônus de proficiência a qualquer teste de habilidade que fizer para criar ou usar venenos. Esse é um estojo que você não deseja que saibam que você tem, especialmente por ser ligado a ladrões, assassinos e outros contraventores, com ele é possível criar venenos através de outros materiais e nele estão formas de inocular ou de combatê-los.

Conteúdo: Você encontra seringas, frascos de vidro, almofariz, varetas de vidro e de outros materiais orgânicos além de produtos químicos.

Sinergias: Um Estojo de Veneno pode ser usado em conjunto com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

História. Se alguém famoso foi envenenado, você pode usar seu conhecimento para relembrar fatos sobre isso, talvez formas de anulá-lo ou mesmo de minimizar seu efeito.

Investigação, Percepção. Você pode usar seu estojo para extrair veneno de objetos, armadilhas e manuseá-lo com cuidado. Além disso, você pode usá-lo para investigar possíveis focos de envenenamento.

Medicina. Com seu estojo você pode ter mais chances de tratar alguma vítima envenenada, intoxicada ou mesmo usá-lo para criar algum remédio.

Natureza, Sobrevivência. Você pode extrair matéria-prima para venenos e antídotos de plantas, animais, minerais, fungos, etc.

Estojo de Veneno

Atividade CD
Perceber um Objeto Envenenado 10
Determinar os efeitos de um veneno 15

Estojo de Disfarces

Esta bolsa de cosméticos, tintura de cabelo e pequenos adereços  permitem que você crie disfarces que mudam sua aparência física. A proficiência com este conjunto permite a você adicionar seu bônus de proficiência a qualquer teste de habilidade para criar um disfarce visual. Um estojo de disfarces permite a você mudar sua aparência, seja para a de alguém desconhecido ou tentar copiar alguém que existe.

Conteúdo: Dentro de um estojo de disfarces você encontra maquiagem, pincéis para usá-la, algodão, perucas, pequenos objetos como broches, relógios, peças de roupa e talvez até algum enchimento, além de borracha que pode ser modelada para próteses.

Sinergias: Um Estojo de Disfarces pode ser usado em conjunto com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

Atuação. Você pode melhorar um disfarce, usando algodão ou outros enchimentos na boca para modificar sua voz, entre outras formas que melhore a sua atuação atendendendo aos seus objetivos.

Enganação. Ao tentar enganar alguém com um disfarce, seu estojo provê recursos para que você possa fazer isso com maior sucesso.

Intimidação. Você sabe aplicar sombras em seu rosto para parecer mais amedrontador ou mesmo como fazer uma cicatriz falsa realmente impressionante, entre outros efeitos..

Persuasão. Você consegue adaptar suas vestimentas para emular o de alguma autoridade ou mesmo uma classe social diferente em prol de persuadir alguém.

Criar Disfarce. Durante um descanso longo, você pode criar um disfarce em especial para alguma situação. Você demora 1 minuto para colocar esse disfarce após sua criação. Você não pode transportar com você mais de um disfarce completo por vez, apenas em uma carroça ou deixá-lo em uma mochila grande. Cada conjunto de disfarce pesa 500 gramas. Um disfarce feito sem preparo demora 10 minutos para modificar levemente a sua aparência e 30 para mudá-la completamente.

Estojo de Disfarce

Atividade CD
Cobrir ferimentos ou marcas de cicatrizes 10
Perceber um disfarce sendo usado por outra pessoa 15
Copiar a aparência de um humanóide 20

Estojo de Falsificação

Esta caixa pequena contém uma variedade de papéis e pergaminhos,penas e tintas, selos e cera de lacre, folhas de ouro e prata e outros suprimentos necessários para criar falsificações convincentes de documentos físicos. A proficiência com este conjunto permite a você adicionar seu bônus de proficiência a qualquer teste de habilidade para criar uma falsificação física de um documento. Este estojo lhe concede ferramentas para que você possa falsificar assinaturas de oficiais, duplicar documentos e selos de cera.

Conteúdo: Dentro de um estojo de falsificação você pode encontrar  diversos tipos de tinta, pergaminhos e papéis, além de cera para selos, ferramentas metálicas para falsificar selos, uma lupa,  algumas penas e folhas de ouro e prata.

Sinergias: Um Estojo de Falsificação pode ser usado em conjunto com as seguintes perícias, possibilitando alguns efeitos:

Arcanismo. Auxilia na identificação de veracidade de um item mágico.

Enganação. Ao criar uma falsificação bem feita, pode lhe auxiliar em testes de enganação para ter credibilidade em uma mentira.

História. Utilizando seu conhecimento em história pode lhe auxiliar a detectar e criar documentos históricos falsos.

Investigação. O estojo de Falsificação possui alguns itens que podem lhe auxiliar na identificação de documentos e objetos genuínos.

Outras Ferramentas. Possuir proficiência com outras ferramentas pode auxiliar com que suas falsificações se tornem cada vez mais realísticas. Por exemplo, você pode utilizar sua proficiência com estojo de Falsificação e ferramentas de Joalheiro para criar um ornamento com uma pedra preciosa falsa.

Falsificação Rápida. Você pode criar documentos falsos com não mais de uma página utilizando esse estojo em um descanso curto. Já em um descanso longo, você pode falsificar um documento mais complexo. Seu teste utilizando esse estojo determina a CD para identificar que o documento é falso.

Estojo de Falsificação

Atividade CD
Imitar escrita de um manuscrito 15
Falsificar um selo de cera 20

Ferramentas de Ofício

Item Preço Peso
Estojo de Herbalismo 5 PO 1,5 kg
Estojo de Jogos
    Aposta do Rei 1 PO -
    Baralho de Cartas 5 PP -
    Conjunto de Dados 1 PP -
Estojo de Veneno 50 PO 1 kg
Ferramentas de Artesão
    Estojo de Disfarce 25 PO 1,5 kg
    Estojo de Falsificação 15 PO 2,5 kg
    Ferramentas de Cartógrafo 15 PO 3 kg
    Ferramentas de Coureiro 5 PO 2,5  kg
    Ferramentas de Entalhador 1 PO 2,5 kg
    Ferramentas de Ferreiro 20 PO 4 kg
    Ferramentas de Funileiro 50 PO 5 kg
    Ferramentas de Inventor 60 PO 5 kg
    Ferramentas de Joalheiro 25 PO 1 kg
    Ferramentas de Oleiro 10 PO 1,5 kg
    Ferramentas de Pedreiro 10 PO 4 kg
    Ferramentas de Sapateiro 5 PO 2,5 kg
    Ferramentas de Tecelão 1 PO 2,5 kg
    Ferramentas de Vidreiro 30 PO 2,5 kg
    Suprimentos de Pintor 10 PO 2,5 kg
    Utensílios de Cozinheiro 1 PO 4 kg
    Ferramentas de Ladrão 25 PO 0,5 kg
    Ferramentas de Navegador 25 PO 1 kg
Instrumento Musical
    Alaúde 35 PO 1 kg
    Flauta 2 PO 0,5 kg
    Flauta pan 12 PO 1 kg
    Gaita  de Foles 30 PO 3 kg
    Lira 30 PO 1 kg
    Oboê 2 PO 0,5 kg
    Tambor 6 PO 1,5 kg
    Trombeta 3 PO 1 kg
    Violino 30 PO 0,5 kg
    Xilofone 25 PO 5 kg
Veículos (terra ou água) * *

*Veja a Seção “Montarias e Veículos”.