REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Detalhamento

De Runarcana Wiki
Revisão de 13h43min de 4 de novembro de 2020 por Kael (discussão | contribs)

Durante a criação de seu personagem alguns aspectos serão extremamente importantes, como o nome, sexo, tendência, entre outros.

Essas características normalmente serão fixas, não podendo ser modificadas depois, elas fazem parte da história concebida para seu personagem e são importantes para definir até mesmo seu comportamento.

Quem é você, de onde você veio e qual é a sua história, algumas dessas características podem refletir aventuras já desbravadas e problemas que você talvez tenha de enfrentar durante as aventuras com seu grupo.

Já o seu passado deve ser definido junto à sua criação refletindo a história criada, ele trará uma série de informações que irão definir aspectos mecânicos de seu personagem e também trarão relações com seus familiares, com a sua nação e até mesmo os outros membros de sua origem.

Detalhes do Personagem

Quais são os detalhes mais marcantes e fixos sobre o seu personagem? Provavelmente seu aspecto visual será a primeira coisa com o qual os outros jogadores da mesa terão interação, ou talvez seja o seu nome. Pense nesses detalhes e o descreva.

Nome

Qual foi o nome dado ao seu personagem, por qual nome ele é conhecido? O nome pode conter também apelidos, títulos inclusos, no Capítulo de Origens existem alguns exemplos de nomes para os membros daquela origem. Gaste um tempo pensando nisso, mesmo se for escolhê-lo de uma lista, esse nome pode muito bem não ser aquele pelo qual você venha a ser conhecido no futuro após desbravar florestas e encontrar tesouros que façam você ser conhecido pelas suas façanhas e aventuras.

Sexo

As espécies humanoides normalmente se baseiam em um padrão binário de gênero, sendo feminino e masculino, você pode criar seus personagens escolhendo seu gênero, sendo ou não binário, sem que eles recebam bônus adicionais ou desvantagens por isso. A identidade de gênero, no entanto, é extremamente mais ampla, sendo uma forma de descrever a expressão de seu personagem bem como seu comportamento. Homossexualidade e heterossexualidade são igualmente comuns em Runeterra, além de muitas outras orientações.

A sua identificação nesses conceitos varia de acordo com a importância que você dá a eles e adicionam uma camada interpretativa a mais, você pode muito bem jogar com um homem que se expressa de maneira feminina e que ainda assim se sente atraído por mulheres, ou mesmo uma mulher Minotauro que é chefe de um clã onde o casamento poligâmico é comum. Essa escolha é totalmente sua e pode refletir uma escolha que você queira viver em jogo.

Altura e Peso

É interessante usar a altura e peso padrão da origem como base para definir a altura e peso do seu personagem, no entanto, você pode também usar isso de forma aleatória através da tabela de Altura e Peso Aleatórios. Os valores de suas habilidades podem ser outra base para que você defina isso, um personagem forte não necessariamente é muito alto, mas pode sê-lo também. Um personagem de constituição alta pode apenas ter uma boa saúde, não necessariamente sendo encorpado.

A definição por valores aleatórios é feita com a rolagem de dados, adicionando ou subtraindo o valor obtido, do valor base. Lembre-se que esses valores não devem mudar com facilidade, refletindo um aspecto biológico real, mas ainda assim como se trata de um mundo de magia, não estranhe se ver um Yordle com mais de 3 metros de altura, arremessando pedaços de uma casa em combate.

Altura e Peso Aleatórios
Origem Altura Base Peso Base Modificador de Altura Modificador de Peso
Humano 142 cm 55 kg +6d10 cm x (2d4/5) kg
Antroplantæ
Arbóreo 182 cm 112 kg +7d10 cm x (2d10/5) kg
Floral 132 cm 48 kg +6d6 cm x (1d6/5) kg
Construto
Brutal 182 cm 98 kg +6d8 cm x (2d8/5) kg
Emissário 150 cm 57 kg +6d6 cm x (2d6/5) kg
Ligeiro 135 cm 45 kg +6d6 cm x (2d6/5) kg
Meio-Dragão 142 cm 87 kg +6d8 cm x (2d6/5) kg
Minotauro 176 cm 92 kg +6d6 cm x (2d8/5) kg
Troll 282 cm 142 kg +6d12 cm x (2d10/5) kg
Vastaya
Fauhwoon 145 cm 55 kg +6d8 cm x (2d4/5) kg
Kiilash 147 cm 70 kg +6d10 cm x (2d6/5) kg
Lhotlan 145 cm 55 kg +6d8 cm x (2d4/5) kg
Marai 137 cm 62 kg +6d8 cm x (2d6/5) kg
Oovi-kat 142 cm 45 kg +6d6 cm x (2d4/5) kg
Shimon 145 cm 57 kg +6d8 cm x (2d4/5) kg
Yordle 48 cm 18 kg +6d4 cm x (1d4/5) kg

Um exemplo seria Jorden, um humano com uma altura de 1,42 metro mais 6d10 centímetros jogaria 6d10 e, ao obter um total de 31, significa que Jorden tem 1,73 metro de altura (1,42 + 0,31 = 1,73). Mantendo a mesma rolagem de 31 e multiplicando por 2d4, dividido por 5 quilos, Jorden obtém dos 2d4 um 3. Com isso, Jorden pesa 18,6 kg a mais (31 x 3 ÷ 5 = 18,5) além do valor base de 55 kg, chegando a um total de 73,6 kg

Outras Características Físicas

Sua idade, a cor de seu cabelo, olhos e pele, devem refletir sua história, você pode adicionar outros toques como tatuagens, cicatrizes visíveis ou até mesmo um traço diferente causado por magia como aspectos únicos e memoráveis de seu personagem.

Tendência

Uma criatura típica de Runeterra possui uma tendência, algo que descreve de maneira ampla sua moral e atitudes pessoais. A tendência é uma combinação de dois fatores: um identifica a moralidade (bom, mau ou neutro), o outro descreve as atitudes perante a sociedade e às leis (ordeiro, caótico ou neutro). Assim, nove tendências distintas são definidas dessas possíveis combinações. Esses breves resumos das nove tendências descrevem o comportamento típico de uma criatura que a possua. Os indivíduos podem variar significantemente desse comportamento típico e poucas pessoas são perfeitas e consistentemente fiéis aos preceitos básicos de sua tendência.

Ordeiro e Bom (OB) é a tendência de criaturas que se pode contar para fazer o que é correto como é esperado pela sociedade.

Neutro e Bom (NB) é a tendência do povo que faz o melhor que pode para ajudar outros de acordo com suas necessidades.

Caótico e Bom (CB) é a tendência de criaturas que agem de acordo com sua própria consciência, se importando pouco com as expectativas dos outros.

Ordeiro e Neutro (ON) é a tendência dos indivíduos que agem de acordo com as leis, tradições ou códigos pessoais.

Neutro (N) é a tendência daqueles que preferem manter distância de questões morais e não tomar partido, fazendo o que aparenta ser melhor conforme a situação.

Caótico e Neutro (CN) é a tendência das criaturas que seguem seus caprichos, mantendo sua liberdade pessoal acima de tudo.

Ordeiro e Mau (OM) é a tendência das criaturas que conseguem metodicamente tudo o que querem, dentro dos limites de uma tradição, lei ou ordem.

Neutro e Mau (NM) é a tendência daqueles que farão tudo o que quiserem, sem compaixão ou remorso.

Caótico e Mau (CM) é a tendência de criaturas que agem com violência arbitrária, estimulada por sua ganância, ódio ou sede de sangue.

Idiomas

Sua Origem indica os idiomas que seu personagem conhece por padrão e seu antecedente talvez conceda acesso a um ou mais idiomas, à sua escolha. Anote-os em sua ficha de personagem.

Escolha seus idiomas da tabela Idiomas Comuns, ou escolha um que seja mais comum na sua campanha. Com a permissão do Mestre, você pode escolher algum idioma da tabela Idiomas Exóticos ou um idioma secreto, como as gírias de ladrão ou Lunari. Alguns desses idiomas são, muitas vezes, famílias de idiomas com muitos dialetos. Por exemplo, o idioma Freljordiano Atual inclui os dialetos Avarosiano, Praeglacius, Garras do Inverno e Lokhfar, um para cada tribo ou região de Freljord. Criaturas que falam diferentes dialetos da mesma língua podem se comunicar entre si.

Idiomas Comuns
Idioma Falado Em Dialeto Falado por
Buhru Águas De Sentina - Humanos Buhrus
Demaciano Demacia Dialetos Regionais Humanos
Freljordiano Freljord Dialetos Tribais Humanos
Ioniano Ionia Dialetos Regionais Humanos e Vastayas
Ixtaelense Ixtal - Humanos
Minotáurico Runeterra - Minotauros
Noxiano Noxus Va-noxiano Humanos e Minotauros
Sentinense Águas De Sentina - Humanos
Shurimane Shurima - Humanos
Targonense Monte Targon Rakkor Humanos
Vastayês Ionia Dialetos Tribais Vastayas
Yordle Bandópolis - Yordles
Zaunita Piltover e Zaun Piltovense Humanos,  Construtos

Alguns Idiomas Exóticos não possuem escrita, são eles: Dracônico, Espiritual, Elemental, Feérico, Ochnun, Primordial, Silvestre e Troll

Idiomas Exóticos
Idioma Falado por
Celestial Celestes
Dracônico Dragões
Demoníaco Ínferos, Akana
Espiritual Espíritos, Kanmei
Elemental Elementais
Feérico Fadas
Heliano Tocados pela Névoa
Icathiano Humanos
Ochnun Mortos-vivos
Primordial -
Rúnico -
Shurimane Antigo Humanos
Silvestre Bestas e Antroplantæ
Troll Trolls

Idiomas Mortos são aqueles que praticamente nenhuma criatura viva ainda utiliza no seu dia-a-dia

Idiomas Mortos
Idioma Falado por
Demaciano Antigo Demacianos
Vorrijaardiano Celestiais
Freljordiano Antigo Humanos, Observadores
Ioniano Antigo Humanos, Vastayashai’rei, Gigantes
Ur’Nox Humanos
Vasthayshai’rei Vastayas
Yeti Yetis