REMOVA OS ANÚNCIOS!

Apoiando através de https://apoia.se/arddhu a partir do tier de Apoiador, você pode navegar na wiki sem anúncios e ainda colabora com o projeto!

Construto

De Runarcana Wiki

Este artigo está em conformidade com a versão 0.93 do Runarcana RPG

Os construtos são extremamente raros em Runeterra, em uma terra abastecida de magia e com a existência dos cristais Hextec, fabricados em Piltover (as vezes até mesmo de energia quimtec, uma tecnologia zaunita fabricada dos resíduos da produção hextec), a criação de vida não é um poder exclusivo das divindades, mas sim algo que pode ser feito por pessoas inescrupulosas ou mesmo desesperadas.

Individualidade

Assim como acontece com seres vivos, os construtos normalmente são criaturas únicas, tem aparência única e dificilmente se assemelham a outras criações mesmo que seja do mesmo criador.

Seus criadores são diversos, podendo fazer com que sua aparência e modo de funcionamento sejam únicos, assim o seu interior pode ser uma criação extremamente complexa. Portanto cada um é tão individual quanto uma pessoa, ao que se inclui suas histórias e seus níveis de inteligência e até sua função.

Ao passo que cada um deles vive sua vida, cumpre sua função e segue o roteiro a que foram vinculados, outros acabam despertando consciência e encontrando sua individualidade.

Talvez isso seja um efeito colateral dos cristais hextec usados para sua construção, cristais extraídos de criaturas que adormecem há séculos (talvez até milênios), que com o passar do tempo conseguem encontrar uma forma de reestabelecer-se como um ser vivente e senciente.

Mas talvez seja apenas uma consequência natural de tentar lidar com forças que não se conhece, como a criação da vida e da consciência.

De qualquer forma, os construtos são uma realidade. Quanto tempo eles podem durar? Essa é uma questão ainda não esclarecida e mais um dos muitos mistérios de Runeterra.

Aparência

Não existe uma aparência uniforme para os construtos, mas parece uma grande ironia que a maioria dos que tomem consciência tenham aspecto normalmente antropomórficos: dois braços, duas pernas, cabeça e tronco.

As cores podem variar radicalmente, assim como o material do qual são feitos, mas normalmente dentro de todos eles existe um cristal hextec que é, ao mesmo tempo, coração, movendo-os, e cérebro, lentamente criando o pensar e quem sabe até mesmo o sonhar.

Cultura

Os construtos não são um povo e, portanto, não tem uma cultura em comum. Embora eles sejam originários de Zaun ou Piltover, não há uma sociedade e valores sendo transmitidos e cultivados.

A cultura dos Construtos pode ser resumida em forma e função. Embora alguns tragam erudição e um volume bem avantajado de informação, suas consciências ainda estão em formação e em busca do que os seres humanos julgam ser a “identidade”.

Talvez o que mais se aproxime de cultura seja um rumor que tem rodado Zaun e Piltover sobre o próximo passo do homem, uma tal “Gloriosa Evolução”. Embora tenha poucos adeptos aqui e ali, essas ideias tem crescido, especialmente quando existem homens que buscam cada vez mais se assemelhar a máquinas, ao passo que existem máquinas que buscam cada vez mais se assemelhar ao homem.

Peculiaridades

Seja por algum aspecto específico da sua criação ou alguma relação com sua fonte, construtos normalmente tem uma ou duas peculiaridades em sua criação. Você pode escolher entre fazer uma jogada ou escolher entre uma das peculiaridades abaixo:

Peculiaridades
1d10 Traços
1 Você analisa (em voz alta) o potencial de ameaça de cada criatura que você conheça.
2 Você não entende emoções e frequentemente interpreta mal situações emocionais.
3 Você é altamente protetor com todos aqueles que você considera amigos.
4 Você frequentemente diz coisas que está pensando em voz alta sem ao menos perceber.
5 Você tenta aplicar táticas de guerra e disciplina para todas as situações.
6 Você não sabe como filtrar seus sentimentos e está sempre prestes a explodir suas emoções dramaticamente.
7 Você não entende as roupas além de sua utilidade e assume que o que uma criatura veste indica seu trabalho e status.
8 Você é obcecado com a sua aparência e lustra constantemente sua armadura.
9 Você está profundamente preocupado em seguir os procedimentos e protocolos adequados.
10 A guerra é a única coisa que faz sentido para você. E você está sempre procurando uma luta.

Nomes Construtos

Os construtos têm nomes que variam desde nomes dados por seus criadores, até mesmo nomes que foram dados por pessoas com as quais tiveram contato, por isso esses nomes podem ser desde códigos envolvendo letras e números, até mesmo nomes de função como “Amassa-Lata”.

Nomes Masculinos: Blitzcrank, Sentinela, Agressor, Harry, Aegis, Otis, Blade, Maçarico, Cutthroat, Ravenger, Titan, Graven, Morg, Rune

Nomes Femininos: Orianna, Dama, Cherry, Alsatia, Ava, Gale, Eve, Galatea, Niya, Dorothy, Alice, Cassandra, Helen, Wendy, Zelda

Traços de Origem dos Construtos

Idade. A expectativa de vida de um Construto é indeterminada, enquanto ele tiver uma fonte de energia e permanecer inteiro, pode vir a durar eternamente.

Tamanho. A maior parte dos construtos, sejam eles com feições masculinas ou femininas tendem a ser um pouco maiores que os humanos médios, possuindo entre 1,5 a 2 metros de altura. Com exceção do modelo Brutal que pode atingir até 2,9 metros de altura. Para todos os efeitos seu tamanho é Médio.

Idiomas. Você pode falar, ler e escrever o idioma Zaunita, escolhendo o dialeto Zaunita ou Piltovense. Os construtos não possuem uma língua própria e falam normalmente a língua de seus criadores e outras com as quais tenham tido contato.

Herança. Você possui 2 pontos de Herança, veja o Capítulo 5: Personalização para a lista de Heranças disponíveis.

Região. Cada região de Runeterra possui uma cultura diferente. Você deve escolher sua Região que definirá onde você cresceu e muito de como você vê o mundo. Você pode ver mais a respeito disso no Capítulo 11: Runeterra.

Construto Vivo. Construtos foram feitos para durar, por isso recebem as seguintes características:

  • Vantagem em jogadas de resistência contra venenos e resistência a dano de venenos
  • Imunidade a doenças
  • Não precisa comer, beber ou respirar
  • Não precisa dormir, não sofre efeito de exaustão por falta de descanso e não sofre efeitos de magia de sono
  • Cura apenas metade da vida com magias e efeitos de cura. A magia reparar dano cura normalmente.
  • Desvantagem em salvaguardas por climas hostis, como frio ou deserto.

Descanso do Vigia. Quando você faz um descanso longo você não recupera pontos de vida como outras origens normalmente fazem, ao invés disso você precisa se consertar ou conseguir alguém que o faça. Para tal feito é necessário 6 horas de trabalho cuidadoso.

Proteção Ajustável. Seu corpo possui camadas de defesa que definem sua Classe de Armadura. Você não tem benefícios de usar armadura, mas pode somar a CA de um escudo normalmente. Cada modelo possui suas próprias limitações. Você pode, durante um descanso longo, ajustar o seu corpo para modos diferentes de armadura. Caso você possua a característica de classe Defesa sem Armadura, você sempre terá o modo Nulo.

Armadura Natural
Modo Requisito Classe de Armadura RD Modelo
Nulo Nenhum +1 de CA - Todos
Leve Nenhum CA = 13 + Mod. de Des. 1 Todos
Médio Proficiência com armaduras médias CA = 16 + Mod. de Des. (Máx de 2) 2 Todos
Pesado Proficiência com armaduras Pesadas CA = 19 4 Brutal e Emissário


Linhagens. Você deve escolher um entre os modelos a seguir:

Modelos

Quando falamos de construtos, o que é considerado regra não abrange uma quantidade enorme de exemplares, talvez a origem menos numerosa de Runeterra, os construtos acabam por seguir padrões baseados em cada criador, no entanto costuma-se seguir uma lógica quanto a função e utilidade o que faz com que existam três modelos padrões.

Brutal

Construtos brutais pertencem à categoria de construtos feitos prioritariamente com metal e, como o próprio nome diz, são feitos seguindo modelos mais robustos e com funções que requerem maior força. Geralmente são demolidores, leões de chácara, construtores civis, entre outras funções

Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 30 pés.

Ultrapassar os limites. Utilizando sua energia interna, você pode aumentar a velocidade de seus pistões de movimento temporariamente, aumentando sua velocidade mas sobreaquecendo seu circuito. Com uma ação você aumenta sua velocidade pelos próximos 3 turnos e seu deslocamento base se torna 40 pés, mas no final do 3º turno você fica superaquecido, reduzindo seu deslocamento base para 15 durante 2 turnos. Você pode realizar essa ação uma vez por descanso curto ou longo.

Força Pneumática. Durante esse turno você não pode se movimentar e seu modificador de Força (mínimo de 0) para o dano do primeiro ataque feito nesse turno é dobrado, exceto para ataques à distância. No nível 7 sua movimentação fica apenas reduzida pela metade. No nível 10, seu modificador de Força é dobrado para todos seus ataques nesse turno. No nível 14 esse modificador de dano é triplicado e você pode adicionar seu bônus de proficiência.

Resistente. Você possui resistência a um tipo de dano a seguir, escolha ele durante a sua criação: ácido, elétrico, energético, ígneo, gélido, necrótico, psíquico ou radiante.

Emissário

Construtos emissários são constituídos de vários materiais, sem que haja predominância de um tipo em específico, são bem similares aos humanos, seja em forma ou tamanho. Geralmente são responsáveis por entregar mensagens a longas distâncias, por causa dessa funcionalidade eles possuem proteção contra a maior parte dos ambientes, tendo a certeza de que a mensagem será entregue.

Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 30 pés.

Geolocalização. Seu modelo é equipado com um sistema de percepção secundário. Utilizando uma ação, você recebe 60 pés de Sentido Sísmico até o final de seu próximo turno. Além disso, por essa duração, esse sistema dá a você vantagem em testes para perceber ilusões. Você pode ativar essa característica um número de vezes igual ao seu bônus de proficiência por descanso longo. Adicionalmente, você possui vantagem em salvaguardas para climas hostis, como o calor do deserto ou o clima gélido de Freljord. Você também ignora terrenos difíceis feitos de lama, gelo ou areia.

Aumentar a Voltagem. Você pode adicionar 1d4 de dano elétrico a um de seus ataques desarmados ou com arma corpo a corpo por turno, desde que elas sejam feitas de metal. Esse bônus aumenta para 1d8 no nível 6, 1d10 no nível 12 e 2d6 no nível 18.

Funcional. Você possui proficiência em uma das seguintes perícias: Acrobacia, Arcanismo, Atletismo, História, Intuição, Medicina, Natureza, Percepção, Prestidigitação, Religião, Sobrevivência ou Tecnologia.

Ligeiro

Os construtos de modelo ligeiro são construídos com materiais leves, em sua maioria de ligas metálicas leves, madeira resistente normalmente usada em construções navais e são baseados na estrutura humana, mas são normalmente mais finos e delicados, construídos com intuito de leveza e delicadeza, normalmente para funções que exigem maior precisão manual ou até mesmo como duelistas.

Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 40 pés.

Energia Cinética. Ao utilizar uma ação de Disparada, você não causará ataques de oportunidade. Adicionalmente, você pode energizar um ataque desarmado ou com arma corpo a corpo (a arma precisa ser de metal) enquanto se move. Utilizando uma ação bônus, você pode realizar esse ataque energizado, causando um dano adicional de 1 para cada 5 pés que você se moveu enquanto usava Disparada. Você pode utilizar essa habilidade um número de vezes igual a metade de seu bônus de proficiência por descanso longo.

Duelista. Quando você estiver empunhando uma arma de acuidade com a qual você seja proficiente e outra criatura atingir você com um ataque corpo a corpo, você pode usar sua reação para fazer um ataque com vantagem no atacante.

Hábil. Você possui proficiência em um ofício à sua escolha.